TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EUTROFIZAÇÃO DO LAGO PARANOÁ

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL BRASÍLIA

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

EUTROFIZAÇÃO DO LAGO PARANOÁ

Brasília, novembro de 2014

Resumo

Neste trabalho relembraremos o processo de eutrofização do Lago Paranoá ocorrido na década de 70. Esse processo foi atribuído ao desmatamento incompleto e inadequado antes da inundação, lançamentos de esgoto sem tratamento, mortes de algas e diversos tipos de poluentes lançado através das águas pluviais. Nesta época a população que vivia próximo ao Lago sofreu com o odor desagradável que exalava das águas poluídas. O processo de recuperação foi longo e despendido muitos recursos públicos. O resultado foi satisfatório tanto que o hoje suas águas possui uma ótima qualidade e servirá para abastecer a população do Distrito Federal.  

Introdução

O Lago Paranoá é um reservatório lacustre artificial, criado em 1959 com o represamento do rio Paranoá. De grande importância para os habitantes do Distrito Federal, com o objetivo de recreação e paisagismo e geração de energia, esse corpo Hídrico sofreu um processo de eutrofização acelerado pela ação antrópica.

O processo de eutrofização é o aumento da concentração de nutrientes, principalmente nitratos e fosfatos, em uma massa hídrica .Isso leva a uma queda na concentração de oxigênio dissolvido, causando a morte dos organismos por asfixia. A floração das algas torna a água turva.

Para a determinação de áreas eutrofizadas dentro de um corpo hídrico é necessário adotar alguns parâmetros de análise físicos - química. Após a coleta dos dados pode-se mapear a eutrofização utilizando bases cartográficas, ou então sensoriamento remoto.

Para amenizar o processo de eutrofização, na década de 60, foram construídas duas estações de tratamento de esgoto (ETEs), localizadas nos braços do Córrego do Bananal e no Riacho Fundo, que tratavam o esgoto a nível secundário com o processo de lodo ativado, com baixa remoção de nutrientes e um programa de recuperação do Lago Paranoá.

Desenvolvimento

 O Lago Paranoá é um dos exemplos marcantes da progressiva transformação ocorrida em Brasília, suas águas que até 1961 apresentava com aspecto límpido, turbidez muito pequena e coloração praticamente ausente, alteraram-se profundamente com o passar dos anos. A chegada de nutrientes provenientes de diversas fontes poluidoras, resultantes das atividades humanas na bacia hidrográfica e da ciclagem interna, foi reconhecida como fator responsável pela instalação do processo de eutrofização no Lago Paranoá.

Esse fenômeno de enriquecimento de nutrientes, o aumento do fósforo identificado como fator limitante da produtividade primária no lago, promoveu alterações em suas características físicas, químicas e biológicas.

Em um ambiente aquático eutrofizado, geralmente ocorre, elevada concentração de nutrientes (nitrogênio e fósforo); alta produtividade primária, representada por cianobactérias (conhecida como algas azuis) e baixa transparência da água.

Origem do Problema

Na implantação do Paranoá, não foi realizado qualquer desmatamento da área inundada. A massa vegetal submersa se decompôs e deu origem a primeira poluição das águas. Outro problema foi a erosão já que a construção da cidade não teve um preparo da terra que provocou assoreamento ou sedimentação no fundo do Lago.

Com o crescimento da população as estações de tratamento de esgoto implantadas tornaram se insuficientes, e o governo optou pelo caminho mais fácil de permitir a canalização dos esgotos para o Lago. Uma das piores consequências disso foi o aparecimento de um grande número de algas, entre as quais se destaca a cianofíceas, que forma uma grossa camada impedindo a sobrevivência de outras espécies de algas essenciais à oxigenação das águas. As cianofíceas não liberam oxigênio, consequentemente as águas ficam com carência de oxigênio e por isso os peixes morrem.  Com os peixes e as algas mortos apodrecendo surge o odor desagradável e microrganismos nocivos à saúde publica.

Em novembro de 1972 o jornal Correio Brasiliense publicou uma reportagem na qual o titulo era “Brasília Fede”, “ Lago Paranoá está à margem da tragédia”. Esse processo prevaleceu até meados dos anos 90, quando, finalmente, iniciou-se o processo de recuperação do lago, após coleta de todo esgoto gerado em sua bacia.

Em novembro de 1978, devido a um período prolongado de estiagem e sobrecarga na Estação de Tratamento de Esgotos, ocorreu uma floração intensa de algas da espécie Microcystis aeruginosa no braço sul do Lago Paranoá, com consequências desastrosas para a comunidade.

A intensa produção de mau cheiro em toda a cidade é retratada em diversas reportagens de jornais locais, como – “O Fedor aumenta” (Correio Brasiliense, 24/11/1978), “Poluição teme que o Lago cause doenças” (Jornal de Brasília, 25/11/1978), “ Um problema, O Lago” ( Correio Brasiliense, 12/12/1978), “ O Lago Sul está cheirando mal”, ( Correio Brasiliense, 11/1978), “Mau cheiro provoca enjoo e vômitos nos moradores da península sul” ( Correio Brasiliense, 11/1978), “Os 40 KM da geografia da putrefação” ( Correio Brasiliense, 26/11/1978).

O mau cheiro tinha como origem o desequilibrado e excessivo crescimento de algas, ocorrido em pequena parte do lago sul. As algas em grande quantidade formam uma camada esverdeada na superfície das águas, que impede a penetração dos raios solares, e as que estão embaixo tenta subir para a superfície, sem conseguir elas morrem e consequente à liberação do mau cheiro.

Programas de Limpeza do Lago Paranoá

A floração maciça e consequente mortandade de alga Microcystis aeruginosa em 1978, ocorrida em área localizada no braço do Lago, fez com que a CAESB tivesse que adotar medidas drásticas na ocasião para solucionar o problema, entre as quais constaram a aplicação de quantidade elevadas do algicida sulfato de cobre, a floculação com sulfato de alumínio no Lago (para esses serviços foram usadas duas embarcações), o bombeamento da matéria decomposta e disposição final em valas das quais eram posteriormente cobertas com cloracal (foram usadas aproximadamente 10 bombas, 3 caminhões pipas e tratores para abertura das valas e acesso as mesmas), além de mudanças operacionais na Estação de Tratamento de Esgoto Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com