TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos Em Planejamento Urbano E Regional

Artigos Científicos: Tópicos Em Planejamento Urbano E Regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

Aula 1 – O que é planejamento?

O planejamento urbano é um conceito que nasceu nos Estados Unidos e na Inglaterra, com o objetivo de modificar a forma de encarar as cidades e seus problemas. Sendo assim, tal planejamento é dividido em etapas, começando com a avaliação preliminar, seguido da formulação de objetivos e da descrição e simulação do sistema. Depois disso, definem-se as alternativas e as avalia, com intuito de selecionar as mais adequadas, para que então possa ser feita a implementação das mesmas.

Dessa forma, obtém-se um processo cíclico, no qual o resultado das ações ajuda no restante do processo.

O planejamento pode ser considerado no sentido restrito, ou seja, na elaboração de planos, ou de uma forma geral, como um conjunto de diretrizes de ação com a finalidade de atingir objetivos pré-estabelecidos. Então, recomenda-se um curso de ação, criando uma ação potencial, que pode ou não ser utilizada no futuro.

Essas ações, entretanto, só poderão ser realizadas com o aval do responsável, de forma que em um município, por exemplo, uma sugestão só poderá ser executada com a decisão do Prefeito.

A elaboração do plano, parte então de informações existentes na realidade, que indicam ações executadas para se chegar a um objetivo final e deve ser de decisão do chefe do Poder Executivo.

O planejamento é composto por três principais etapas: A coleta de dados e informações sobre a realidade e sua evolução no tempo passado, a análise de da realidade detectada pelas informações colhidas e as projeções para o futuro. Essas etapas, têm a finalidade de interferir na realidade a fim de passar de uma situação conhecida, para uma desejada em um determinado tempo.

Enfim, para se obter um bom planejamento, devem ser observados alguns pontos. Primeiro deve-se definir o tema que será abordado de forma delimitada e clara, segundo deve-se responder perguntas sobre como, onde ou porque este planejamento será feito, depois devemos definir o foco do trabalho e se aprofundar mais no tema, pesquisando em livros, estatísticas, internet e outros recursos disponíveis sobre o assunto. É também importante obter um orientador, ou buscar pessoas que conhecem do assunto para melhor aconselhamento sobre o projeto. Feito isso, o projeto já pode ser elaborado, sempre se lembrando de revisar todas as etapas a fim de facilitar a conclusão do trabalho.

Aula 2 - O que é região?

A região pode ser considerada em relação a três fatores; área de dominação, espaço vivido ou conceito teórico.

A região como área de dominação é aquela na qual poções territoriais foram conquistadas militarmente, por medidas políticas de administração (províncias, municípios, estados, etc.) ou por objetivo de controle e fiscalização. A região do antigo Império Romano é um exemplo de área de dominação.

A região como espaço vivido é definida pela porção territorial do senso comem de um determinado grupo, se caracteriza por ser um espaço criado com base na historia do local. E se diferenciam de outras regiões por características comuns de experiências vividas. Um exemplo de região como espaço vivido são as nações africanas.

A região vista como conceito teórico engloba o resultado da pesquisa de diferentes pensadores: Região natural, Região geográfica, região homogênea e região funcional.

• Região natural: caracterizada por uma uniformidade dos elementos da natureza(clima, vegetação e geologia).

Clima temperado =>natureza mais generosa => Povos adiantados.

Clima tropical=> Natureza difícil=> Povos atrasados.

• Região geográfica: é a região na qual se da um estreitamento entre o homem e a natureza, onde o homem transforma o meio e cria a paisagem

• Região homogênea: Definida pelas agregações de áreas com estatísticas semelhantes relativas a variadas variáveis.

• Região funcional: é uma área definida a partir dos fluxos de pessoas, de mercadorias, comunicações,s entre outros.

Aula 3 - Espaço geográfico.

É o espaço que se relaciona pela unidade dos processos históricos e relações comuns de diferentes naturezas.é o conjunto de elementos naturais e humanos no espaço terrestre , e que segundo Descartes, Kant e Newton contém todas as coisas do universo.Já para Einstein o espaço não é uma extensão pré existente , e sim algo que se da pelas relações com outros elementos.

A paisagem: é a representação visível dos aspectos do espaço geográfico.

Território: Espaço definido e delimitado a partir de relações de poder.

Rede geográfica comporta o especo geográfico mais representativo para casa individuo e composto pelas atividades realizadas por este, POR EXEMPLO, casa, local de trabalho e local de lazer, dentro do espaço geográfico temos as redes geográficas limitada as ações de cada um.

Aula 4 – Planejamento Urbano.

O planejamento urbano consiste na ordenação das cidades para a resolução de seus problemas, por meio de fixação de objetivos e ação racional.

Na época da pré historia existiam apenas aldeias nômades, as primeiras cidades começaram a surgir há 6000 anos (Cidade dos Ombos, Egito, considerada a mais antiga do mundo).

As cidades passaram a ser o destino de muitas pessoas principalmente no século XIX após a revolução industrial, as cidades eram precárias, sem boas condições de moradia e saneamento causando epidemias. Foi nessa época, diante a tanta problemas nas metrópoles industriais que começaram a surgir os primeiros planos de planejamento urbanístico.

As reações foram: proposição da derrubada do sistema social e político que havia se estabelecido (Marx e Engels) ou Aceitação básica do sistema urbano industrial, com a intervenção do Estado para melhorá-lo.

As propostas teroricas concebidas por filósofos foram: Cidades Utópicas ( Charles Fourier e Robert Owen) , Cidade Jardim (Ebenezer Howard), Cidade Industrial (Tony Ganier), Cidade Linear (Soriae Y Mata) e Cidade seus princípios artísticos (Camillo Sitte)

Aula 5 – Planejamento Regional e regionalização

O nordeste do Brasil apresenta uma iminência de conflitos, há portando uma necessidade de planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com