TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA REFLEXÃO SOBRE A CARTOGRAFIA SOCIAL

Por:   •  9/4/2019  •  Abstract  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Graduação a Distância Geografia Licenciatura

                   

Disciplina:

Cartografia, Geografia Urbana e da População

Tutor:

Andre Barioni

RA:

8086973

Aluno(a):

 Irena Silveira de Albuquerque

Turma:

2019/01

Unidade:

EAD – Polo Boa Vista/RR

Atividade... 

A Associação Cartográfica Internacional adota a seguinte definição de Cartografia:

Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização (ACI, 2012).

De acordo com essa definição, a Cartografia é considerada tanto uma arte quanto uma ciência. Baseado nessa afirmação e no estudo dos materiais indicados, escreva um texto dissertativo de, no máximo, duas laudas, respondendo as seguintes questões:

1) A Cartografia é uma arte ou uma ciência?

2) Como evoluiu esse pensamento na história da Cartografia?

3) Qual a sua importância da Cartografia no mundo contemporâneo?

4) Reconhecendo essa importância, como o professor deve agir no processo ensino-aprendizagem para os alunos atingirem as habilidades relacionadas a leitura gráfica?

O envio de mensagens se encerra em 16/04/2019

O conceito sobre Cartografia, que define e agrupa enquanto arte e ciência adotada pela Associação Cartográfica Internacional – ACI, em 1964 considera como um “conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação” com objetivo a elaboração e confecção de cartas, planos e outras forma de representação da superfície da terra, dependendo da sua utilização.

Nesse contexto, a cartografia é então uma ciência, uma técnica e uma arte de representar a superfície terrestre, os fenômenos físicos, os elementos socioeconômicos e outros dados por meio de elaboração de mapas e cartas a partir de observações diretas ou da análise de documentos.

Dessa forma é ciência no momento em que a expressão gráfica, para alcançar exatidão satisfatória, procura apoio científico na coordenação de determinações astronômicas e matemáticas e nas noções topográficas e geodésicas, ou seja, a confecção de um mapa necessita de conhecimentos específicos para a representação de aspectos naturais e artificiais, aplicação de operações de campo e laboratório, metodologia de trabalho e conhecimento técnico para a obtenção de um trabalho eficaz; e é considerada arte, quando se subordina às leis estéticas da simplicidade, clareza e harmonia, procurando atingir o ideal de beleza.

Os mapas são tidos como formas muito antiga de comunicação. A produção de mapas ocorre desde a pré-história, antes mesmo do surgimento da escrita. Podemos dizer que a cartografia surgiu através de desenhos rupestres gravados em cavernas, estando relacionados com a sua própria subsistência e localização. Sua confecção se dava em placas de argila suméria e papiros egípcios. A primeira tentativa de representar o mundo foi babilônica, mas sua concepção de mundo era limitada à região entre os rios Eufrates e Tigre, o que não diminui a importância do feito.

Ao longo da história a cartografia foi evoluindo e desenvolvendo novas técnicas e, atualmente, é uma ferramenta de fundamental importância nas representações de áreas terrestres. A cartografia propriamente dita tem 800 anos localizado no Oriente Médio, sendo que o mais antigo de que se tem notícia, o do mural de Çatal-Hüyük.

Os egípcios e chineses também dominaram a técnica da cartografia desde a antiguidade. Estima-se que os chineses usam a representação gráfica de regiões desde o século IV a.C. Para eles, os mapas serviam não só para se orientar, mas também, para fins bélicos e para demarcar regiões garantindo, assim, que os impostos fossem pagos; posteriormente serviram de inspiração para os mapas europeus. Os árabes criaram a primeira bússola. Porém o expoente da cartografia antiga foram os gregos, pois se destacam porque foram os primeiros a usar uma base científica e a observação. O sistema cartográfico contemporâneo nasceu nas escolas de Alexandria e Atenas. Em meio aos questionamentos filosóficos a respeito da Terra, Pitágoras defendeu que o planeta era esférico de acordo com suas observações práticas e filosóficas (para ele a forma esférica era a mais perfeita) que só seriam aceitas no meio científico, anos depois, pela influência de Aristóteles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com