TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Pesquisa dos Yanomamis

Por:   •  5/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa sobre yanomamis

Quem são:

Os Yanomami são um grupo indígena que habita o extremo Norte da Floresta Amazônica. São um grupo indígena historicamente isolado cujo contato com o homem branco deu-se de forma relativamente recente.

Onde vivem:

Habita o extremo Norte da Floresta Amazônica e as aldeias yanomamis estão dispostas ao longo da fronteira entre Brasil e Venezuela.

Hábitos culturais:

Os Yanomami têm um enorme conhecimento botânico e utilizam cerca de 500 plantas como alimentos, remédios, para a construção de casas e de outros artefatos. Eles se sustentam em parte pela caça, coleta e pesca, mas as roças também são cultivadas em roças amplas localizadas na floresta.

Problemas enfrentados na atualidade:

Situação dos Yanomami expõe abandono dos indígenas pelo Estado. Desnutrição, malária, pneumonia e verminoses, além da violência constante de garimpeiros ilegais ocasionaram uma situação de crise sanitária e humanitária na maior terra indígena do Brasil, onde vivem cerca de 28 mil Yanomami. A falta de assistência médica e a presença de garimpeiros ilegais têm causado um aumento nos casos de doenças como malária e pneumonia, além da contaminação por mercúrio presente na água e no solo, que afeta a saúde das comunidades locais. Além disso, a desnutrição também é um problema grave enfrentado pelos Yanomamis, especialmente entre as crianças. A falta de acesso a alimentos saudáveis e a pressão exercida pelo garimpo ilegal sobre o ambiente natural, levando à destruição das fontes de subsistência, tornam a situação ainda mais crítica. É importante trazer à tona a situação desses povos indígenas, muitas vezes esquecidos e negligenciados pelo poder público e pela sociedade em geral. É preciso que medidas sejam tomadas para proteger a saúde e a integridade dos Yanomamis, garantindo o respeito aos seus direitos e sua cultura. Ações de fiscalização contra o garimpo ilegal e investimentos em saúde e alimentação são algumas das medidas necessárias para solucionar essa tragédia humanitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com