TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip Trabalho Em Grupo Em B

Trabalho Universitário: Unip Trabalho Em Grupo Em B. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE EM GRUPO – B

Reflexões baseada em texto sobre a educação

Relatório sobre o texto escolhido que guarde relações de semelhança sobre a educação e apresentado a Universidade Paulista – UNIP

Aprovado em:

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

RESUMO

O texto escolhido foi o que mais se destacou conforme proposto no livro-texto, devido ele abordar técnicas de ensino que são fundamentais na prática educativa e nos ensina como aplica-las no dia a dia. Quais destacaram o domínio, empatia, união, conhecimento, administração da forma do pensamento, didática para falar com a criança, otimismo e regras. O texto busca mostrar que essas ações são viáveis para que o professor possa privilegiar alunos com aulas dinâmicas, objetivas e avaliações significativas, assim contribuindo para sua formação pessoal e social.

Palavras-chave: Texto, Técnicas, Educação.

ABSTRACT

The text chosen was the one that stood out as proposed in the textbook because he addressing teaching techniques that are fundamental in educational practice and teaches us how to apply them in everyday life. Which highlighted the dominance, empathy, unity, knowledge management form of thought, teaching to talk with the child, and optimism rules. The text aims to show that these actions are feasible for the teacher to focus students with dynamic, objective and meaningful evaluations classes, thereby contributing to their personal and social education.

Keywords: Text, Technical, Education.

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO …………………………………………………………………….…….07

2 TEXTO REFLEXIVO ………………………………………………………………….…08

2.1 MARIA PRETA …………………………………………………………………….….08

2.2 AS PRINCIPAIS REFLEXOES QUE O TEXTO SUGERE .................................11

2.3 RELATORIO REFLEXIVO ..................................................................................11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................12

4 REFERENCIAS ......................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

As reflexões sobre o texto proposto a seguir apontam estratégias para que o professor consiga formar uma sala de aula motivada, participativa e disciplinada. E o texto nos mostra de forma simples as benéficas como orientar e preparar o aluno no cotidiano escolar para sua integração na sociedade. Cujo até hoje é um dos principais desafios dos professores.

2 TEXTO REFLEXIVO

2.1 Maria Preta

A professora Maria, preta, gorda, lustrosa é um modelo de simpatia. Enorme, não passa de frente por lugares que as outras passam e, dessa maneira, sempre vira de lado para que seu corpo volumoso possa atravessar as portas estreitas e alguns espaços apertados de sua escola. Apesar de seu tamanho gigante, sempre chega à escola meia hora antes do início das aulas.

Isso fazia parte de sua rotina, pois compreendia que não pode iniciar as atividades sem preparar o ambiente, organizando o espaço de maneira que o mobiliário e o material facilitassem a atividade autônoma dos alunos. Em sua sala, por sua conta e risco e colaboração das famílias que podiam jamais faltava para material de limpeza, cantinho para os jogos, lugar para os livros de história, recipientes plásticos com material de pintura e até uma estante onde se acomodam alguns velhos instrumentos musicais. Todos os alunos de Maria sabiam sempre o lugar de todas as coisas.

Após o sinal de cada dia as crianças chegavam e como já haviam aprendido a se apropriar do espaço e familiariza-se com os móveis, sabia também as tarefas cotidianas, anteriormente planejadas desde regar as flores, até fechar portas sem barulho, movimentar as cadeiras com serenidade. Os alunos de Maria não percebiam que aprendiam, mas já sabiam como dominar seus movimentos, coordenando-os as suas tarefas, agindo, colocando e mantendo as coisas em ordem. A professora não tem obsessão pela ordem, mas sabe que seus alunos necessitam aprender a se situar no mundo, cooperando sempre, sem precisar de ninguém.

Aprenderam também, sem nem perceber que aprenderam que lavar as mãos é essencial, pendurar casacos necessários, por o avental faz parte da rotina. Sabem usar o banheiro, aprenderam o valor dos alimentos e ao mesmo tempo aprenderam a comer, sabendo se servir e ajudar os colegas, se necessário. Em verdade, os alunos de Maria aprendem mesmo é se tornar independentes, ser autônomos, descobrindo que podem por si mesmas na escola e em casa, viver sem ter que pedir o que não precisa ser pedido, resolver situações com criatividade, controlar a ansiedade. Sabem o que é liberdade e com usá-la, jamais perguntam o que sozinhos sabem descobrir.

Nas aulas com Maria aprendem a cumprimentar, as regras essenciais para jogar, como desenvolveram hábitos de se despedir, escutar e somente interromper uma conversa, se essencial. Aprenderam a fazer amizades, receber bem os colegas novos, cuidar-se com serenidade dos adultos que deles se aproximam. Descobriram, experimentando e exercitando em sala como se comportar nos transportes e nos lugares públicos e que assim agir é forma de civismo, mas é forma de independência também.

Em aula, muitas se equilibram sobre uma linha e aprendem a dominar movimentos do corpo e dirigir com atenção o pensamento, se é hora de exercitar o pensar. Brincam com figuras geométricas e apreendem suas formas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com