TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Grupo Focal

Artigos Científicos: Trabalho Grupo Focal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 2

1-A) Grupo Focal

1-B) Grupo de discussão informal e não estruturado. Número reduzido de pessoas ( até 12 pessoas), com o proposito de obter informação qualitativa em profundidade. As pessoas são convidadas a participar da discussão sobre determinado assunto. Normalmente os participantes possuem algumas características em comum, são selecionadas. A conversação é conduzida por um moderador que domina o assunto, e concentra a discussão em poucos tópicos do interesse da pesquisa. Há a presença de um observador externo, para captar as reações dos participantes. Local de reunião é preparado especialmente para este tipo de atividade. A sala deve ser equipada com recurso de gravação. Os participantes serão informados da gravação e da presença do observador, explicando que é para estudo da pesquisa.

1-C)Exemplo prático para a aplicação desta técnica Entrevista Grupo Focal:

A depressão pós-parto (DPP) apresenta-se como problema de saúde cuja incidência no Brasil gira em torno de 10 a 42% e que acarreta graves prejuízos à saúde materno-infantil e à unidade familiar. A detecção precoce da sintomatologia referente à DPP é a saída mais viável para possibilitar o diagnóstico e diminuir os agravos à saúde. Considerando o profissional de enfermagem como corresponsável pelo acolhimento e direcionamento da puérpera, questiona-se:

Qual tem sido a abordagem da enfermagem em relação aos aspectos emocionais do puerpério durante as consultas de puericultura?

Os resultados desta pesquisa poderão subsidiar o planejamento de estratégias voltadas à saúde mental das puérperas.

O objetivo deste estudo foi identificar como a enfermagem atua frente à DPP nas consultas de puericultura ao passo que sensibiliza profissionais para a detecção precoce.

Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Utilizamos como referencial teórico para Grupo-Focal . O cenário da pesquisa foi os PSF dos bairros, onde foram escolhidos 12 enfermeiras , uma de cada PSF. Para coleta de dados realizando entrevista com este grupo , com duração de 90 minutos, a conversa foi orientada por uma moderadora com conhecimento em depressão pós parto . Os instrumentos utilizados foram as gravações, o diário de campo, entrevista semi-estruturada e a técnica da colagem. Quanto aos resultados, observamos que os enfermeiros não tinham um conceito para a doença, mas eram capazes de identificar fatores relacionados à doença. Houve sensibilização o que, até então não acontecia, promovendo subdiagnostico, conseguindo se assim dados e conhecimento referente ao posicionamento destes profissionais diante a estes pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com