TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Grupo

Exames: Trabalho Grupo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 7

Primeira Etapa:

Empresa 1.

A pesquisa foi feita nas empresas GlobalFruit Indústria e Comercio Ltda e Rio Branco Alimentos S/A( Pif-PAf).

A GlobalFruit é uma empresa fundada em 2003, especializada na produção de polpa de fruta integral asséptica, envase de sucos e outras bebidas em Tetra Pak, vidro e pet com envase a quente.

Sua área industrial construída é de 55.000 m2 , em forma de galpões amplos que possibilitam a instalação de várias linhas de produção. Hoje a empresa está com um numero de 158 funcionários.

A empresa está estrategicamente localizada na cidade de Visconde do Rio Branco, Zona da Mata Mineira, pólo brasileiro de fruticultura. Conta com uma equipe de profissionais altamente especializados no mercado de bebidas que atuam em modernos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Possui Know how e ampla estrutura para atender os mercados nacional e internacional, além de rigorosos padrões de segurança e controle, garantindo qualidade em todo processo de produção.

A GlobalFruit é associada ao IBRAF(Instituto Brasileiro de Frutas) e certificada pela IBD(orgânicos), além de possuir parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Se destaca pelo elevado grau do seu nível tecnológico, empregando os mais modernos equipamentos do setor de processamento de frutas. A linda de produção é o ponto forte da industria, onde são aplicados todos os conceitos de assepsia, BPF e APPCC, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos.

O processo de recrutamento e seleção da empresa é feito por um profissional da área de departamento pessoal, não tem uma pessoa qualificada de recursos humanos na empresa.

O processo de recrutamento é feito por divulgações em rádios, cartazes e carros de som, diante da escassez de mão de obra. Não é da cultura da empresa recrutamento interno.

A empresa oferece aos funcionários o refeitório para alimentação, e um cartão cesta básica no valor de R$150,00 (cento e cinqüenta reais), valor este que ajuda muito seus colaboradores, os motivando com esta conquista.

Ficou muito destacado a carência de um RH na empresa, quando se trata de uma seleção mais filtrada, a empresa em seus recrutamentos faz a analise do currículo e a entrevista, deixando uma margem alta para uma possível má contratação, pois se existisse um especialista em RH na empresa, seria possível filtrar mais estas seleções, com testes, dinâmicas entre outras formas de filtros na seleção.

A empresa não possui um plano de cargos e salários, existindo vários salários e funções más distribuídas.

O objetivo do plano de cargos e salários é alcançar os equilíbrios internos e externos, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais.

A empresa faz pesquisas salariais entrando em contato com outras empresas do mesmo segmento, tendo assim um levantamento de salários para ter argumentações para possíveis alterações salariais.

Os funcionários da empresa não se mostram satisfeitos com salário, resultado desta analise, é o alto índice do turn over e absenteísmo. A empresa esta localizada na região onde se predomina o pólo moveleiro, que dificulta muito para a satisfação salarial dos funcionários da empresa de sucos, pois o piso salarial das moveleiras esta acima do que esta oferece.

A empresa possui 42 cargos, esta a ser implantado a descrição de cargos.

As regras para aumento salarial na maioria das vezes é por pedido do funcionário, não existe avaliação de desempenho na empresa.

A gestão da organização esta com extrema carência de um RH, precisa-se deste profissional para somar ao sucesso da empresa. A empresa precisa ter mais cuidado. Para melhoria sugiro a contratação deste profissional, que irá se destacar entre tantas situações que estão deixando a desejar, podendo ocorrer uma péssima imagem para seus clientes e fornecedores.

A avaliação dos resultados está sendo monitorado pela lucratividade da empresa.

Os produtos não conforme que chega ate o cliente final, é tratado de forma atenciosa a este cliente, lhe proporcionando o produto com qualidade em sua casa e atenção necessária para aquele momento delicado.

Os trabalhadores desta empresa são todos empregados, logo que inicia suas atividades, os mesmos têm sua CTPS assinada.

Não há pagamento por fora, todas as verbas salariais são incluídas no pagamento mensal e todos os encargos obrigatórios são efetuados.

A empresa nunca fez demissão por justa causa.

A empresa conhece o risco de manter um funcionário sem carteira assinada em seu quadro de funcionário, não sendo praticante de tal ato.

A folha de pagamento é feito por um escritório contábil, na empresa é apenas filtrado as informações que são repassadas e finalizadas pelo escritório.

Empresa 2:

A empresa B é do mesmo seguimento que a empresa A, optamos por pesquisar empresas do mesmo seguimento, até mesmo para medir evolução entre elas.

Bela Ischia Alimentos Ltda, uma homenagem À ilha de Ischia (lê-se “ísquia”), em Nápoles, Itália. De lá veio Giuseppe Iorio, fundador da empresa. Primando sempre pela qualidade, a Bela Ischia buscou sempre levar aos clientes o puro sabor da fruta desde que iniciou suas atividades, em 1967.

No início, comercializava frutas frescas no Rio de Janeiro, trabalhando por muitos anos com frutos nacionais e importados. Aprovada pelos consumindores, chegou a ser a maior importadora carioca no segmento de maçãs. Com essa trajetória, a empresa adquiriu vasta experiência em venda, armazenamento e distribuição de frutas.

A aposta no mercado de polpas e o desejo de produzir sucos que mantivesse o verdadeiro sabor da fruta levaram a companhia a inaugurar a unidade de produção industrial em Astolfo Dutra (MG). Nascia a Bela Ischia Alimentos Ltda.

Em 2005, o mercado experimentava o aumento na demanda por sucos integrais. Foi quando a Bela Ischia decidiu investir em uma nova unidade de processamento de polpas de frutas, com capacidade para triplicar a produção.

Foram instaladas máquinas italianas de alta tecnologia para envase de polpas assépticas. Com essa técnica, a polpa mantém as propriedades nutricionais e o sabor da fruta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com