TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso das N'TICS em sala de aula

Por:   •  18/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

Cristiane de Souza Lopes[pic 1]

15112140148

Barra do Piraí

AD TPG III

USO DAS NTIC'S EM SALA DE AULA.

INTRODUÇÃO

O ensino de Geografia deve contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: observar, descrever, analisar, orienta-se etc. É preciso que o educador se prepare para estimular o desenvolvimento de tais habilidades.

A falta de tempo ou de interesse faz com que muitos educadores continuem utilizando práticas tradicionais que não inovam e nem tornam as aulas agradáveis, não despertando o interesse e atenção dos alunos.

Portanto o livro didático não deve ser o único recurso da prática educativa, sendo que hoje dispomos de vários recursos que podem contribuir para um melhor aprendizado e dinâmica em sala de aula.

Os materiais escolhidos pelos professores para seu trabalho didático podem dar ênfase aos temas que possibilitem a criação de projetos que envolvam mudanças de atitudes e discussão dos valores dos próprios alunos. Para isso costumamos dizer que o professor de Geografia não deve restringir seu trabalho ao uso de um único tipo de material, por exemplo o livro didático.(Furlan, Sueli Ângelo, 2010).

Estamos vivendo com uma geração de alunos diariamente ligada às novas tecnologias, estão conectados ao mundo digital e compartilhando as informações com rapidez e assim o papel do docente em sala de aula é muito importante, embora muitos professores estejam despreparados para lidar com essa geração.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia e prática de ensino de geomorfologia continental a partir de ferramentas digitais e fazer com que o aluno entenda, identifique os processos erosivos nas encostas e possa desenvolver um olhar crítico que ajude na prevenção dos mesmos, através do seguinte recurso didático Whatsapp um aplicativo das NTic's( novas tecnologias da informação e da comunicação).

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Vivemos no meio técnico, científico e informacional e quase todos possuímos alguma tecnologia como tablets, smarthphones, celulares e etc.

A grande maioria dos alunos possuem celulares ou smarthphones com acesso à internet. Então porque em vez de coibir o uso do celular em sala de aula não o usamos como aliados no desenvolvimento da mesma, fazendo com que nossas aulas sejam mais atrativas para os discentes e até mesmo pra nós docentes que evitaríamos o marasmo do ensino clássico.

O tema de nossa aula será o processo erosivo nas encostas, nela trabalharemos uma dinâmica diferente faremos a inserção da tecnologia através do uso da internet e do aplicativo chamado Whatsapp.

 A utilização de recursos tecnológicos e audiovisuais, tais como: imagens, músicas, vídeos, desenhos, internet entre inúmeros outros que estão a nosso dispor, podem ser a chave para despertar o interesse do aluno para o assunto tratado. Só não podemos esquecer que, os estudantes precisam produzir, pois é criando que eles exercem a sua criatividade, aplicam o que aprenderam em sala de aula e descobrem um novo mundo feito de possibilidades. É isso que devemos incentivar nas nossas aulas, para que os alunos vejam a importância da Geomorfologia e sintam prazer em estudá-la. (Souza, J.O. (UFRGS); Verdum, R. (UFRGS), 2012)

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA ATIVIDADE

Nós precisaremos de celulares ou smarthphones com acesso à internet.

Quem não tiver esse aplicativo no celular fará o download e criaremos um grupo com todos os alunos da turma. Trabalharemos os conceitos de erosão, os tipos de erosão e os processos erosivos em uma primeira aula, tema que faz parte da Geomorfologia Continental. Nesse primeiro momento é preciso apresentar aos discentes como se dá o processo erosivo que pode ser originado através das forças endógenas(internas) ou exógenas(externas), apresentaremos os tipos de erosões elas podem ser laminares e lineares que podem dar origem a ravinas e voçorocas. Após a identificação dessas erosões no debate vamos expor e identificar junto com os alunos, as técnicas que possibilitem controlar esses processos erosivos. Depois de criado o grupo do Whatsapp pediremos que cada aluno fotografe e compartilhe no grupo uma foto de um processo erosivo perto de sua casa ou escola descrevendo o que sabe sobre ele em poucas palavras. Deixaremos claro que também serão corrigidos os erros de português. Na aula seguinte montaremos uma roda com todos os alunos em sala de aula com suas carteiras e debateremos e faremos as correções precisas. Direcionaremos o debate pedindo que se comentem as fotos e como podemos nos prevenir desses processos erosivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com