TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zonas Morfológicas

Por:   •  17/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO2
  2. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS?3
  3. TIPOS DE DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS4

3.1. DOMÍNIO AMAZÔNICO4

3.2. DOMÍNIO DO CERRADO4

3.3. DOMÍNIO DA CAATINGA4

3.4. DOMÍNIO DAS ARAUCÁRIAS4

3.5. DOMÍNIO DAS PRADARIAS4

3.6. DOMÍNIO DOS MARES DOS MORROS5

  1. DIFERENÇA ENTRE DOMÍNIOS E BIOMAS6
  2. CONCLUSÃO8
  3. REFERÊNCIAS7


  1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho é sobre os “Domínios Morfoclimáticos”, mais concretamente sobre seus tipos e sobre a diferença entre domínios e biomas.

O trabalho está organizado em 5 partes, sendo elas: a explicação do que é um Domínio Morfoclimático, os tipos e a diferença entre Domínios Morfoclimáticos e Biomas.


  1. DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS?

O geografo Izzy Ab´Saber foi quem criou o modelo de classificação da paisagem natural do Brasil, baseada em domínios.

Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a integração do clima, relevo e vegetação que resultam na formação de uma paisagem passível de ser individualizada.

Para o geografo Izzy Ab´Saber existem seis grandes domínios morfoclimáticos no Brasil, que serão citados abaixo.


  1. TIPOS DE DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

3.1. DOMÍNIO AMAZÔNICO

É o maior domínio morfoclimático brasileiro, abrange toda Região Norte do Brasil, além do mato grosso e Oeste do maranhão. Tem como características principais a floresta equatorial, o clima úmido e quente, a presença da planície amazônica, além de planaltos e depressões nas áreas de borda, a presença da Bacia Amazônica com grande quantidade de rios e elevado volume de água.

3.2. DOMÍNIO DO CERRADO

Se localiza na região central do Brasil, tem como características principais o clima tropical, a vegetação de cerrado, os solos pouco férteis em grande parte do domínio, a presença de depressões e planaltos. A Chapada dos Guimarães é um dos destaques do relevo deste domínio.

3.3. DOMÍNIO DA CAATINGA

Está localizado na área central da região nordeste, contêm um clima semiárido, vegetação típica da caatinga, presença de depressões, solos secos e de baixa profundidade.

3.4. DOMÍNIO DAS ARAUCÁRIAS

Está situado nas áreas de altitude da região Sul, está associada a uma região de clima subtropical; vegetação subtropical (Mata de Araucária); presença de rios perenes.

3.5. DOMÍNIO DAS PRADARIAS

Está localizado na região sul do país em especial o estado do Rio Grande do Sul, esse domínio é composto por um clima subtropical; vegetação composta basicamente por gramíneas e herbáceas; relevo de planalto com presença de leves ondulações.

3.6. DOMÍNIO DOS MARES MORTOS

Localizada ao longo do litoral brasileiro, o domínio de mares de morros recebe esse nome em função de sua estrutura geológica. Tem como características principais o clima úmido, relevo com presença de serras (exemplos: Serra do Mar, Mantiqueira e Espinhaço), solo que sofre com a erosão provocada pelo alto índice pluviométrico (chuvas), a grande parte deste domínio está ocupada por vegetação da Mata Atlântica.[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com