TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper projeto de pesquisa

Por:   •  14/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

NEGROS E RELIGIÕES: A LUTA POR RESPEITO DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO BRASIL

RESUMO:

A presente monografia tem por objetivo examinar os contornos acerca das heranças históricas da nossa sociedade, especificamente no que tange ao racismo com o espaço que as religiões de matrizes africanas têm em nossa sociedade. Através das inúmeras restrições às reuniões , cultos e aos batuques durante o Brasil colonial e imperial, restou ao povo negro se adaptar à realidade imposta de uma maneira superficial , acarretando uma falsa ideia de sincretismo religioso entre as religiões de matriz africana e a católica , tão mítica quanto a ideia de democracia racial . Com a visão midiática junto com a ideia de que tudo que vem do branco é o certo, as religiões de matrizes africanas passaram a possuir uma imagem negativa perante a sociedade , o que vem gerando inúmeros discursos de ódio e ataques contra seus adeptos (as) essas religiões vêm sofrendo diariamente diversos atentados contra suas casas e contra ao seu povo de “santo”. Portanto, o presente trabalho visa estabelecer a ligação entre as heranças históricas raciais da nossa sociedade relacionadas com o comportamento social do segmento social com mais poder, passando assim por diversas análises desde o comportamento do branco até o genocídio do povo negro.

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Esta monografia consistirá, inicialmente, em estabelecer a relação entre o racismo, e intolerância religiosa e a negação a sua prática religiosa entre os pretos e pardos na sociedade brasileira. será feito o exame de suas consequências no comportamento da sociedade, tanto na forma de instituição como de interação entre indivíduos, principalmente acerca dos direitos à liberdade de culto e crença no Brasil, relacionando com a perversa realidade de discriminação das religiões de matrizes africanas. Dessa forma, será observada sua ligação com os constantes casos de perseguição religiosa contra as religiões de matrizes africanas que sempre foram marginalizadas.

por quê as religiões de matrizes africanas sofrem tanto precônceito em nossa sociedade?

Porque, Com a escravidão, o negro passou a ser apenas uma forma de mão - de - obra necessária numa sociedade que estabeleceu a brancura como parâmetro normativo de superioridade e respeito . Através das inúmeras restrições às reuniões , cultos e aos batuques durante o Brasil colonial e imperial, restou ao povo negro se adaptar à realidade imposta de uma maneira superficial, acarretando uma falsa ideia de sincretismo religioso entre as religiões de matriz africana e a católica, tão mítica quanto a ideia de democracia racial . Essa realidade de hegemonia branca e de superioridade de raça se estende até hoje. A branquitude nos postos de poder fazem com que seja reproduzido um padrão de comportamento e aceitação unicamente branco. Através disso, a ideia de branqueamento da sociedade como um todo se torna cada vez mais presente na realidade institucional desste país e o racismo se torna cada vez mais enraizado e mascarado.

OBJETIVO GERAL:

Investigar a importância da temática da religiosidade e sua influência sociedade,

verificando o que existe de estudos científicos sobre o assunto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar estudos científicos acerca da temática da espiritualidade;

Analisar a atuação do Estado enquanto garantidor do direito fundamental à liberdade religiosa, concomitantemente ao pleno exercício da cidadania.

Demonstrar que a liberdade religiosa é um direito fundamental e universal que se sobrepõe ao direito positivado.

Discorrer sobre o direito à liberdade religiosa, enfocando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com