TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA ITALIANA INSERIDA NA HISTÓRIA DE VARRE-SAI: DA RELIGIOSIDADE AO FESTIVAL DO VINHO

Por:   •  8/6/2019  •  Monografia  •  9.154 Palavras (37 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]


agradecimentos

Agradeço antes de tudo a Deus por ter me dado a oportunidade de fazê-lo  e por me fazer capaz de alcançar minhas metas com êxito.

Aos meus pais e irmãos pelo apoio e em especial a minha mãe pela ajuda em todas as minhas necessidades.

A Prof.ª Denise, minha tutora presencial agradeço pela amizade e dedicação com que me acompanhou durante todos os períodos do curso.

A Rose orientadora que esteve conosco até o 6° período dando apoio e incentivo.

Aos meus amigos um agradecimento especial por sempre me apoiar e incentivar a realizar este trabalho.

Não poderia deixar de agradecer também as famílias dos imigrantes que muito bem me passaram informações importantes para a realização desse trabalho e a Tereza Cristina pela disponibilidade em me atender para realizar minhas pesquisas.         

ROSA, Luciana Aparecida Menezes. A Cultura Italiana Inserida na       História de Varre-Sai. 2013. 34 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Itaperuna, 2013.[pic 16]

RESUMO

O presente estudo trata-se do envolvimento da cultura italiana com a história de Varre-Sai que se inicia no ápice da imigração italiana no Brasil no final do século XIX. Imigrantes italianos que chegam ao Brasil em 1897 numa imigração estimulada e subvencionada pelo governo. Estes vieram para o interior do Rio em busca de trabalho e melhorias se instalaram nas fazendas Bela Vista e Paraíso e logo depois transferiram-se para Varre-Sai onde seguiram desenvolvendo seus costumes e cultura, trouxeram consigo o grande apego à sua fé religiosa (o Catolicismo), a paixão pela musica e a dança, as tradições alimentícias como produção dos pães, panetones e ainda a mais importante de todas que hoje leva a fama da cidade com festival do vinho que é a produção do vinho de jabuticaba. A fabricação de vinho de jabuticaba atingiu um alto grau de aceitação que deu origem ao tradicional Festival do Vinho, que ocorre todos os anos no mês de julho juntamente com a festa da Colônia Italiana, em comemoração a chegada das famílias italianas, o vinho servido nesta festa é produzido por vinícolas tradicionais da cidade. Nesta festa encontra-se além do vinho muitas comidas típicas, vestimentas e danças tradicionais e também o desfile das famílias italianas em carroças decoradas, pertencentes a cada família de descendentes que homenageiam as suas respectivas famílias com faixas, flores e muitos enfeites típicos da Itália.  

Palavras-chave: cultura. Imigração. Itália. Varre-Sai.

ROSA, Luciana Aparecida Menezes.  La cultura italiana Insertado en Historia Varre-Sai.  En 2013. 34 hojas. Finalización de los cursos (Licenciado en Historia) - Centro de Negocios Aplicada y Ciencias Sociales de la Universidad del Norte de Paraná, Itaperuna, 2013.

RESUMEN

Este estudio trata de la participación de la cultura italiana con la historia de Varre-Sai que comienza en el vértice de la inmigración italiana en Brasil a finales del siglo XIX. Inmigrantes italianos que llegan a Brasil en 1897 sobre la inmigración estimulados y subsidiados por el gobierno. Estos llegaron a Río de Janeiro en busca de trabajo y mejoras se han asentado en las granjas Bela Vista y Paraíso y poco después se trasladó a Varre-Sai seguido en el desarrollo de sus costumbres y cultura, han llevado a la gran apego a su fe religiosa (el catolicismo), la pasión por la música y danzas tradicionales de producción de alimentos como pan, pan dulce y sin embargo el más importante que ahora lleva el nombre de la ciudad con festival del vino, que es la producción de vino jabuticaba. La producción de vino jabuticaba alcanzó un alto grado de aceptación que dio origen a la tradicional Fiesta del Vino, que se celebra cada año en julio, junto con la fiesta de la colonia italiana, en conmemoración de la llegada de las familias italianas, el vino servido en este festival es producido por las bodegas de la ciudad tradicional. Este partido está más allá del vino, muchos platos típicos, vestidos y bailes tradicionales, así como el desfile de carretas decoradas en familias italianas pertenecientes a cada uno de los descendientes de la familia que honran a sus respectivas familias, con pancartas, flores y adornos típicos de Italia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)   pdf (498.4 Kb)   docx (218.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com