TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESGATANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVÉS DA CULTURA UMBANDA

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.214 Palavras (33 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 33

FACULDADE ATENEU

EDIVALDO CESAREO

ANTROPOLOGIA E A CULTURA UMBANDA:

RESGATANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVES DA CULTURA UMBANDA

IBATIBA –ES

2015

EDIVALDO CESÁREO

RESGATANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVES DA CULTURA UMBANDA

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção de Pós  graduação em História a Faculdade Ateneu sob orientação da professora ........

IBATIBA – ES

2015

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. É ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Paulo Freire

Dedico esse trabalho a minha família em especial minha mãe e meu pai que sempre me incentivou a dar continuidade a meus estudos e a meus amigos que estiveram do meu lado.


RESUMO

O presente artigo objetiva, não somente a busca de uma visão histórica acerca do desenvolvimento das religiões de matrizes africanas, com ênfase principalmente nos modelos mais conhecidos no Brasil: o Candomblé e a Umbanda, mas abordar a presença e a manutenção dessas religiões afro-brasileiras inserida numa sociedade que sofreu fortemente a imposição de uma religiosidade Católica. Refletir a presença da religiosidade de matrizes africanas na sociedade brasileira é também visualizar a resistência do negro ou afro-descendente em manter vivas as bases religiosas de seus antepassados africanos, e assim fazer valer sua história e sua identidade.

Palavras-Chave: Religiosidade Afro-Brasileira; Resistência; Identidade Negra

ABSTRACT

This article aims not only to search for a historical overview of the development of African religions, with particular emphasis on the most popular models in Brazil: Candomblé and Umbanda, but addressing the presence and maintenance of these african-Brazilian religions inserted in a society that strongly suffered the imposition of a Catholic religiosity. Reflect the presence of religiosity of African origin in Brazilian society also view the strength of black or african descent in keeping alive the religious underpinnings of their African ancestors, and thus assert its history and identity.

Keywords: Religiosity Afro-Brazilian; resistance; Black identity.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................08

2 A CULTURA UMBANDISTA...................................................................10

3 AS OFERENDAS NA UMBANDA...........................................................12

4 O PROCESSO DE DINAMIZAÇÃO........................................................14

5 SINCRETISMO RELIGIOSO..................................................................16

6 ÓRIXAS..................................................................................................17

7 A UMBANDA E SUA REPRESENTATIVIDADE HISTÓRICO SOCIAL....19

7.1 Um passeio histórico............................................................................20

8 CONCLUSÃO.........................................................................................29

 REFERÊNCIAS.........................................................................................31

1 INTRODUÇÃO

Rememorar a presença e influência da população afro-descendente na História brasileira é o objetivo do presente artigo, esta ânsia que atualmente tem sido foco de preocupação de diferentes campos das ciências humanas e sociais da produção acadêmica e que vem sendo renovada por distintas iniciativas de revisão, por meio de sua herança religiosa, fora fortalecida pelo advento da lei 10639/2003, cuja aplicabilidade obrigatória na rede ensino pública e privada, deixa clara a importância do resgate da História e Cultura africana e afro-brasileira.Freqüentemente nos vemos em meio a questionamentos de diversas procedências acerca das religiões de matrizes africana, hoje consagradas religiões afro-brasileiras. Suas origens, como se realizam, em que se fundamentam suas crenças, ritos e especificidades são indagações constantes do cotidiano religioso e social brasileiro.Alguns desses atributos foram inclusive reforçados pelos primeiros estudiosos no século XIX, que sofreram fortes influências evolucionistas e tradicionalmente baseiam sua produção historiográfica no modelo monoteísta cristão que denominavam “superiores”, e que tendem a classificar as religiões de matrizes africanas como formas “primitivas” ou “atrasadas” de culto.

Ao longo do tempo esses e outros conceitos foram e vêm sendo revistos e o desejo de romper com a idéia de superioridade religiosa vêm sendo trabalhada em conjunto com os avanços perante a luta contra a discriminação racial, onde se pregava a superioridade do branco em relação ao negro e ao nativo. Cabe ressaltar que os evolucionistas ao considerar uma religião atrasada por possuir maior dose de magia, também remetem sua influência em outras religiões posto que todos os sistemas religiosos baseiam-se em categorias do pensamento mágico, como nos lembra Silva (2005, p. 14), ao dizer que

“o oficio de uma missa, por exemplo, comportam uma série de atos simbólicos ou

operações mágicas como bênçãos, a transubstanciação da hóstia em corpo de Cristo, entre outras, tanto quanto um ritual do candomblé ou umbanda”.

Perceberemos ao longo da História brasileira que foram esses pontos em comum nas estruturas entre a forma de culto do catolicismo popular e das religiões de origem africana e indígena, especialmente no que tange a devoção aos santos e deuses titulares, que possibilitaram o sincretismo e a síntese da qual se originaram as religiões afro-brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)   pdf (262 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com