TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tradições Nacionais E O Ritual Das Festas cívicas

Trabalho Escolar: Tradições Nacionais E O Ritual Das Festas cívicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  1.781 Visualizações

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. As tradições nacionais e o ritual das festas cívicas. In. PINSKY , Jaime (Org). O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1997,p.43-72.

O texto nos apresenta as tradições nacionais e o ritual das festas cívicas. As atividades eram programadas pela escola oficial compunham-se de comemorações relacionadas a “datas nacionais”, de rituais para hasteamento da bandeira nacional, hinos pátrios, além de uma série de outras festividades que foram englobadas sob o titulo de “cívicas”. Que serviram, por tanto tempo, a perpetuar disputa entre os componentes nacionais, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Um estudo realizado por Hobsbawm mostrou o relacionamento entre o “fenômeno nacional” e a construção das tradições ou invenção das tradições, como ele denomina, no sentido de legitimar os vários “nacionalismos” surgidos a partir do século XIX. A escola, sob a ótica do nacionalismo vigente, era uma instituição fundamental criada pela “nação” para formar o cidadão, possuindo, portanto, tarefas específicas que permeavam o conjunto das disciplinas com seus conteúdos e métodos. A escola paulista e as demais deveriam cuidar de transformar o caboclo, o imigrante e o operário em cidadãos brasileiros.

A escola formava futuros eleitores. Ser cidadão, com determinados direitos garantidos, significa também cumprir obrigações e estar de acordo com valores ditados pelo poder constituído.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com