TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3 Culturas

Monografias: 3 Culturas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho Sobre 3 Culturas Diferentes

São Paulo

2014

CULTURAS:

Iraniana , Romana e Asteca

Victor Aranã Silva – c18efg4

São Paulo

2014

INTRODUÇÃO

A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.

Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.

A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.

Cultura do Irã

1 Dados Principais:

Área: 1.648.196 km².

Capital: Teerã.

População: 74,2 milhões (estimativa 2009).

Moeda: Rial iraniano .

Nome Oficial: República Islâmica do Irã.

Nacionalidade: iraniana.

Data Nacional: 11 de fevereiro - Dia da Pátria.

Governo: República Presidencialista.

Figura 1: Brasão de armas do Irã

2 Geografia:

Localização: Oriente Médio (sudoeste da Ásia)

Cidade Principais: Teerã, Mashhad, Esfahan, Tabriz e Shiraz.

Densidade Demográfica: 44,9 hab./km2

Fuso Horário: + 6h

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS

População: iranianos 65%, azeris 21%, curdos 5%, árabes 4%, lures 1%, outros 4%.

Idioma: persa (oficial), turco, curdo e árabe.

Religião: islamismo 99,1% (xiitas 93,3%, sunitas 5,8%), bahaísmo 0,6%, cristianismo 0,1%, zoroastrismo 0,1% e judaísmo 0,1%.

IDH: 0,759 (2006)

3 Economia:

Produtos Agrícolas: cevada, trigo, beterraba, nozes, tâmara, frutas e cana-de-açúcar

Pecuária: caprinos, aves e ovinos.

Mineração: petróleo, minério de cobre, zinco, gás natural e minério de ferro.

Indústria: extração e refino de petróleo, tecidos, alimentos e equipamentos de transporte.

PIB: US$ 929 bilhões (estimativa 2011).

Renda per capita: US$ 12.200 (estimativa 2011).

4 Sobre o Irã

O Irã ou República Islâmica do Irã é um país do situado no Oriente Médio, mais precisamente num subcontinente da Ásia Ocidental e faz fronteira com países como Arménia, Rússia, Cazaquistão, Afeganistão, Paquistão e Azerbaijão, tendo o Mar Cáspio ao norte. Suas terras eram anteriormente conhecidas como Pérsia e o país tem em toda a sua extensão 1.648.195 quilômetros quadrados, sendo assim a segunda nação do Oriente Médio e a 18º do mundo.

O país, muitas vezes lembrado pelos conflitos constantes nos noticiários, possui uma grande atuação no ramo das artes, o que inclui música, arquitetura, poesia e foi de tal influencia que em dado momento sua cultura foi a predominante pelo Oriente Médio. Uma curiosidade sobre o país é que seu Ano Novo é comemorado em 21 de Março.

5 Direitos

No Irã há uma forte tensão no que se diz respeito à igualdade entre os sexos, lá as mulheres são terminantemente proibidas de dirigir ou trabalhar sem a permissão do marido, leis pregadas pelo Sharia, o código de leis islâmico. Contudo as mulheres possuem o direito ao ensino e constituem mais da metade das atuais turmas universitárias do Irã, sobressaindo-se sobre as egípcias, marroquinas ou sauditas. A cultura iraniana é marcada ainda pela forte luta por igualdade e justiça social e com base na dinastia Aquemênida, conhecida também como o primeiro império persa, foi criado o Cilindro de Ciro, considerada por muitos a primeira grande declaração de direitos humanos do mundo.

6 Literatura do Irã

A literatura do Irã é de caráter variado e riquíssimo, apesar de ser pouco popularizada no resto do mundo. Ela se desenvolveu a partir do século IX a partir das dinastias que predominavam no país. A poesia se destaca nesta área e Rumi é o poeta que mais se destaca, embora grande parte da população iraniana ache que Saadi é tão influente quanto ele. Ambos são de grande importância para o Irã e eram praticantes do Sufismo, que se trata de uma corrente mística e contemplativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com