TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DE CAPÍTULO DE LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

Por:   •  15/11/2022  •  Resenha  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

HISTÓRIA DO BRASIL I

Professara: Dra. Solange Rocha

Discente: Ivonaldo José de Souza Almeida

ANÁLISE DE CAPÍTULO DE LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

João Pessoa

2022

  1. Apresentação do livro didático

Autores: Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota.

Título: História das Cavernas ao Terceiro Milênio 1º ano Ensino Médio, 2016, 4ª edição, São Paulo, Editora Moderna. 12 capítulos, 344 páginas.

Patrícia Ramos Braick é Mestre em História (área de concentração: História das Sociedades Ibéricas e Americanas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul além de professora do Ensino Médio em Belo Horizonte, MG.

Myryam Becho mota é licenciada em História pela Faculdade de Ciências Humanas de Itabira, MG e Mestre em Relações Internacionais pela The Ohio University, EUA, ale de professora do Ensino Médio e Superior em Itabira, MG.

  1. Análise do capítulo escolhido:

Título do capítulo: A África dos Grande Reinos e Impérios.

Em onze páginas, as autoras nos trazem uma breve introdução sobre as principais cidades, reinos e impérios africanos durante o que a historiografia tradicional convencionou denominar por história da África pré-colonial, em um recorte temporal que compreende o período entre os séculos IX e XIX, descrevendo os seus aspectos sócio-econômicos, religiosos, culturais, além de suas relações com outros povos, como os árabes e os europeus, e como essas relações tiveram influência na formação dessas sociedades dentro do continente africano, assim como a exploração do comércio de escravos advindos destas regiões proporcionaram a chamada diáspora africana.

Dentro do capítulo em questão são apresentados os reinos sudaneses, iorubás e os povos bantos.

Entre os reinos sudaneses, as autoras nos apresentam o Reino de Gana, que teve seu apogeu entre os séculos VII e XI, o Reino do Mali que se desenvolveu a partir do Século XII, e que foi incorporado ao Império Songhai no Século XVI.

São destacadas entre as principais sociedades iorubá, o Estado de Ifé e o Reino do Benim, que possuía uma importante rota comercial, além do domínio de metais como cobre e estanho.

Por fim, as autoras apresentam os povos bantos, que viviam nas regiões que hoje compreendem Congo, Angola, Moçambique, Camarões, Gabão, Uganda, Namíbia, Zâmbia, Botsuana e Zimbábue. Dentre estes povos, as autoras apresentam o Reino do Congo, que teve sua fundação no Século XIV, e que colapsou no Século XVI.

O capítulo finaliza com uma breve explanação sobre as diversas modalidades de escravidão que foram praticadas nestes territórios.

Análise dos conteúdos históricos

Ao abordar os estudos da História da África, o capítulo analisado compreende de forma satisfatória os requisitos explícitos no Art. 1º, § 1º da Lei nº 10.693 de 09/01/2003, a saber: a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com