TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas pedagógicas do professor que atua na Educação Básica.

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Práticas pedagógicas do professor que atua na Educação Básica.

A educação vem sofrendo modificações, a pesar dos vários levantamentos, provas nacionais, índices e outras discussões, o profissional na área da educação ainda enfrenta muitos problemas. O estudo objetivou a compreender o que pensam e vivem os professores do Ensino da educação em nosso Brasil. Através de um questionário aplicado os educadores de determinadas escolas, tornou-se possível verificar: Quais as dificuldades encontradas nos alunos, quais os métodos que são utilizados para transmitir o conhecimento aos alunos, quais as dificuldades encontradas pelos educadores, o que vem a ser professor em nossos dias atuais, qual a visão futura do educador sobre a educação do Brasil, entre outros. Esta pesquisa contribuiu para a reflexão sobre o que realmente enfrentam os profissionais da educação nas escolas, além de possibilitar aos acadêmicos a constatarem o que pode mudar para uma melhor educação nas salas de aula.

•Desenvolvimento:

A pesquisa foi qualitativa o seu objetivo é a interpretação dos dados observados. Inicialmente, foram formuladas algumas questões e entregues a professores formados e da rede pública e outro da rede privada, que analisaram para uma futura aplicação de uma atividade. Para este trabalho, foram escolhidas uma escola pública e uma escola particular em Brasília, DF, para verificar os contrastes das possíveis respostas obtidas. Foram entregues os questionários aos professores para estarem respondendo no melhor momento que acharem, como forma de incentivar os entrevistados a se expressarem, da melhor forma possível.

• Conclusão

Segundo o professor Pedro Sérgio Campelo:

Seus objetivos é ensinar, formar cidadãos, e que é muito fácil por em pratica tudo o estamos ensinando, transmitir o conhecimento necessário, e que tudo o que ensinamos são coisas simples do dia a dia, a interpretação e a pratica às vezes se torna menos penoso.

Segundo o professor Hebert Costa:

O ensino de aprendizagem do aluno esta ligado entre as novas descobertas do educador, que transfere o seu conhecimento e também referem que o educando aprende tanto com a instituição do ensino, quanto os próprios alunos, além de trocas de conhecimento em que ele vivencia situações que lhe prepara para uma vida melhor sociedade.

CONSIDERAÇÕES

Esta pesquisa sobre o que pensam e vivem os professores do Ensino da educação do distrito Federal. A pesquisa possibilitou uma melhor compreensão sobre a educação brasileira atualmente, indo além dos dados e sim, na parte prática, ouvindo quem realmente lida com esta atividade diariamente. Foram momentos em que os professores citam os alunos como responsáveis pelo desenvolvimento profissional dentro de uma sala de aula. Entretanto, pude perceber que os professores culpam o governo por falta de recursos, desvalorização profissional entre outros. A sociedade também tem a sua culpa, por não estar atenta à mudança de nossas crianças e este resultado interfere diretamente na sala de aula. Entretanto, os professores entrevistados, tem a esperança que um dia todas as dificuldades serão percebidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com