TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acadêmico Incompleto

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – Universidade Paulista

Campus Indaiatuba

Curso: História

GOVERNO PRESIDENCIAL JOÃO GOULART

Leonardo Dias Costa     RA: 1719085

Indaiatuba

2019

LEONARDO DIAS COSTA

GOVERNO PRESIDENCIAL JOÃO GOULART

Trabalho Monográfico – Curso de Graduação – Licenciatura em História, apresentado à Comissão julgadora da UNIP – Indaiatuba, sob a orientação do professor...

Indaiatuba

2019

1. INTRODUÇÃO

 João Belchior Marques Goulart era vice-presidente do Brasil quando, o presidente Jânio da Silva Quadros renunciou o cargo presidencial pela instabilidade política em agosto de 1961.

Com uma grave crise política no Brasil em virtude da forte oposição de setores conservadores e da cúpula das forças armadas que viam nele a ligação o risco do comunismo no Brasil. Diante disso, adotou-se uma solução, a instituição do parlamentarismo, garantindo dessa maneira a posse de João Goulart como Presidente do Brasil, mas esse não teria plenos poderes pois dividiria com o Primeiro ministro .

Ao longo do ano de 1961 á 1963 tivemos três 1º Ministros: Tancredo Neves, Francisco Brochado da Rocha e Hermes Lima. Em 1963 ocorre a retomada do poder presidencialismo através de um plebiscito, sendo assim, João Goulart teve seus poderes presidenciais reestabelecido.

Com um período presidencial de reformas e varias marchas populares, irei decorrer os fatos no período presidencial de 1963 á 1964 ao culmino do Golpe Militar instaurado em 1964.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Entender a historiografia e temporariedade da trajetória republicana do Brasil nos anos de 1961 á 1964.

2.2. Objetivos específicos

  • Explicar a conjuntura política da época;
  • Descrever as variações políticas de 1961 á 1964;
  • Descrever reformas e manifestações que culminou com o Golpe de 1964.

3. JUSTIFICATIVA

O estudo da historiografia temporal e suas variedades da época têm como objetivo entender e estudar uma época conturbada da nação brasileira.

Decorrerei o que acarretou á dissolução política de 1964 com o golpe militar, desde á renuncia de Janio Quadros á implantação do parlamentarismo nos pais, o retorno do poder presidencial ao Golpe de 1964.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Boris Fausto, O quadro brasileiro de hoje é muito diferente do de 1964 e não há crise institucional, pelo menos à vista. Mas é bom lembrar a história, pois ela reaviva a memória de um passado negativo, nem tão distante, nem tão ausente.

5. METODOLOGIA

A pesquisa para realização do trabalho foi feita através de informações fornecidas pela internet e autores que descrevem sobre o assunto.

6. REFERÊNCIAS

Fausto, Boris: Livro: História do Brasil: Disponível em: https://mizanzuk.files.wordpress.com/2018/02/boris-fausto-historia-do-brasil.pdf  (acessado em 28 de setembro de 2019)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com