TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de PPP faculdade de História

Por:   •  21/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 8

SIMONY MENEZES PEREIRA  - 8168416

Atividade De Portfólio 1

Realização da primeira e segunda etapa da

Prática Pedagógica.

Professor responsável:
TIAGO TADEU CONTIERO

Vila Velha- ES

2022

1ª ETAPA

 O Centro Educacional DDemuner, Escola Três irmãos está situada na rua Varsóvia, 57, Araçás, Vila Velha – ES., CEP 29103-130, e oferece ao seu público de classe média, a educação infantil, o ensino fundamental I e o fundamental II, com funcionamento no horário de 07:00 às 18:00h, podendo ser contactado através de telefone (27) 3033-7516.

Está escola pertence à diretoria Municipal de Vila Velha. A equipe gestora é composta pela diretora Andressa Lopes, com uma Pedagoga chamada Fabiola Mattos Braga e duas coordenadoras de turno: no matutino Lenilda Soares da Silva e no turno vespertino Dalva Maria da Trindade.  

A dimensão física da escola é compreendida por 16 salas de aula, 01 sala de leitura, 01 sala de informática, 01 secretaria, 01 coordenação, 01direção, 01 vice direção, 01 sala de professores, 01 quadra coberta, 01 quadra descoberta, 01 sala de arquivos, 01 auditório, 01cozinha, 01 cantina, refeitóriocomdispensa, 01 almoxarifado, 02 banheiros com chuveiro, pátio coberto, e pátio descoberto.

O ppp tem por princípio a universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da educação básica e da gratuidade escolar.

Para o ensino de História a escola propõe seguir a BNCC, com 3 aulas de História no Ensino Fundamental II, com aulas ministradas por 1 professor, conforme previsto no PPP, com o objetivo de desenvolver os alunos nas habilidades e competências previstas na BNCC, sendo que o processo avaliativo e de recuperação são conforme previsão dos professores da matéria uma vez que ausente qualquer informação a respeito.

O Plano de Aula é um instrumento de trabalho do professor onde é detalhado o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. Para fazer um Plano de Aula o professor deve conhecer o aluno e o que este público tem interesse em aprender.

Para elaborar o Plano de aula é preciso saber qual é a intenção de ministrar o conteúdo escolhido, o objetivo, estabelecer o que se quer alcançar, escolher instrumentos

De trabalho, além da forma de mensuração.

 Aprender. Para elaborar o Plano de aula é preciso saber qual é a intenção de ministrar o conteúdo escolhido, o objetivo, estabelecer o que se quer alcançar, escolher instrumentos de trabalho, além da forma de mensuração.

História Antiga e história Medieval é trabalhado no 6° ano do ensino fundamental II.

A metodologia e os recursos usados no ensino de História devem possibilitar, ou melhor, levar o aluno a perceber que a História é social, dá-se coletivamente, é produção humana, e que o professor é o mediador no processo de elaboração conceitual do educando.

É necessário que o educador use a imaginação e evidencie a aplicabilidade do conteúdo de forma imediata e simples no ambiente em sala de aula, utilizando para isso materiais e métodos que despertem o interesse dos alunos em aprender.

O ensino de História, em nossos dias, não pode se restringir ao chamado “giz e lousa”. Nosso aluno é fruto da sociedade midiática, convive com a informação rápida da Internet e o bombardeio de imagens oriundos da TV. Não se trata de “aposentar” o livro ou a exposição oral, mas, sim, de atualizar os instrumentos e a linguagem para que se possa, de fato, estabelecer um vínculo de comunicação com os educandos. A utilização de recursos como, vídeos, museus, mídias diversas, jogos, utilização de imagens e teatro, são recursos que exploram a imaginação e criatividade do educando possibilitando um aprendizado significativo.

No âmbito educacional é fundamental que o professor/educador saiba trabalhar competentemente com os educandos, isto é, o educador tem que saber promover estímulos significativos no ambiente de trabalho e no ensino-aprendizagem de História, desenvolvendo problemas de pesquisas, na busca dos discentes obterem capacidade crítica, questionar e opinar em sala de aula, onde os estudantes devem ser vistos como agente ativo de seu próprio conhecimento. Os conteúdos de História trabalhados no contexto formal devem estar interligados (teoria x prática), e o mais próximo possível da realidade histórica e cultural dos alunos que chegam até a escola. 

O ensino de História tem que ser qualitativo, democrático, exemplificado, aberto ao diálogo e a discussão. Os alunos precisam aprender a pensar historicamente, se expressar de forma clara e objetiva, argumentar, obter hipóteses, defender ideias, questionar o professor em relação às dúvidas que surgem, como também, trocar experiências e obter opiniões diversificadas, sobre o conhecimento histórico já produzido pelo homem na sociedade. Estudar o passado, não é aceitar tudo que os livros didáticos nos apresentam sobre o ensino de História, mas sim, é sabermos diferenciar e repensar em relação aos fatos ocorridos, como por exemplo: “Ser crítico, saber se posicionar contra ou a favor daquele modo de vida, ou daquela sociedade, daquela época”. Assim, auxiliando na compreensão dos fatos da sociedade, e principalmente, na compreensão de quem somos, pois, somos seres sociais e culturais, isto é, somos pessoas capazes de construirmos nossa própria identidade, seja ela, individual, coletiva, regional, nacional. A aprendizagem de História deve ter como principal intenção, formar os discentes para que possam ser cidadãos autônomos, críticos, questionadores das diversas realidades existentes, e atuantes na sociedade na qual estão inseridos.

2ª ETAPA

Existe projeto político-pedagógico na escola e os professores têm conhecimento do projeto. Os professores trabalham na construção deste projeto e existe coerência entre a proposta pedagógica e a prática, e é compatível com o que é descrito no PPP. A pedagoga dá ênfase em reconhecer a importância das inteligências múltiplas no dimensionamento da sala de aula, no dia-a-dia da escola, associando às Diretrizes e aos Parâmetros Curriculares. O projeto político-pedagógico prioriza a discussão “coletiva”, essencial para alcançarmos os objetivos delineados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (554.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com