TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise PPP Escola Nova Pedagogia

Por:   •  17/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 10

Analise PPP

Nos levantamentos bibliográfico realizado nos documentos oficiais da ENP Escola Nova Pedagogia, localizada no bairro CPA III na cidade de Cuiabá,

  1. Organização do currículo: por disciplina, por tema, por área de conhecimento, por projetos ou outras formas; propostas de interdisciplinaridade:

Foi possível observar que a escola sempre busca analisar e respeitar as diferentes formas dos seres humanos na construção do conhecimento, obedecendo as orientações curriculares das diversidades educacionais. Sendo assim, os objetivos estão voltados para formar o cidadão consciente para o pensar critico atuante. O que buscam para a escola do presente é um futuro melhor do que vemos onde as pessoas formadas nela terão pensamentos diferentes, mas que construam um solido futuro, participando sempre que puder com ideias melhores.

  1. Processo de avaliação: conceito de avaliação expresso na proposta, critérios para promoção, usos dos resultados, procedimentos de recuperação, acompanhamento individual, encaminhamento dos alunos com dificuldades, planos de adaptação, dependência (se houver).

Avaliar é uma atividade intrínseca e indissociável a qualquer tipo de ação que vise provocar mudanças. Nesse sentido, a avaliação é uma atividade constituinte da ação educativa, quer nos refiramos à avaliação do projeto educativo, avaliação do ensino ou à avaliação da aprendizagem.

Por ser reflexão da ação, podemos inferir que a avaliação torna-se a possibilidade de superação da própria ação e que, se permanente, provocara mudanças na ação educativa, rumo à efetivação de sua intencionalidade.

Compreendendo que a ação educativa destina-se a promover o desenvolvimento humano, optamos por uma avaliação que contribua para que ele ocorra. Assim, propomos à avaliação que contribua para que ele ocorra. Assim, propomos à avaliação uma nova face, a de ser um exercício de meta cognição ou meta-aprendizagem, transformando-se em um instrumento do aprender, com o objetivo de promover a aprendizagem significativa, capaz de levar o aluno a tomar consciência da evolução de sua aprendizagem.

A avaliação é a reflexão transformada em ação essa que nos impulsiona à

nova reflexões, ou, como nas palavras de Hoffmann "reflexão permanente do educador sobre a realidade e acompanhamento, passo a passo, do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento".

A reflexão sobre as experiências vividas no processo de aprendizagem

possibilita a construção de novos significados que vão sendo construídos e atribuídos a essas experiências, ressignificando, assim, a aprendizagem, o conhecimento, o pensar e o agir.

Por isso, dentro da complexa vida escolar a avaliação ocupa lugar de destaque. Ela está presente, aliás, em quase todas as atividades humanas, pois, estamos sempre estabelecendo comparações entre coisas de valores diferentes ou semelhantes, que nos obrigam a fazer escolhas nem sempre fáceis ou justas.

A Avaliação é um processo sistemático que se realiza em função dos

objetivos propostos durante todo o processo Ensino Aprendizagem, verificando e acompanhando o comportamento dos alunos nas diferentes etapas do desenvolvimento da aprendizagem de forma integral, tendo em vista uma tomada de decisão sobre a próxima etapa do processo.

O Sistema de Avaliação da Escola Nova Pedagogia visa diagnosticar o nível

de desenvolvimento de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e do

Ensino Médio, através não só dos conteúdos apresentados no decorrer do processo Ensino - Aprendizagem, mas de todo o seu crescimento pessoal, considerando sua participação, responsabilidade e pontualidade às aulas.

A avaliacão da aprendizagem tem por objetivo a verificação dos

conhecimentos e atividades adquiridas pelo aluno durante os estudos, bem como, a apuração da assiduidade, desenvolvimento qualitativo.

A avaliação do processo ensino aprendizagem deverá ser diagnóstica,

formativa e contínua, de forma a garantir o processo de desenvolvimento do aluno e apropriação do conhecimento como referência da ação educativa:

- A avaliação do processo ensino aprendizagem não terá caráter seletivo, mas o indicador da necessidade de intervenção pedagógica levando em consideração aspectos curriculares e metodológicos com vistas ao sucesso da aprendizagem de todos os alunos.

- A avaliação do aproveitamento é feito pela observação constante do aluno, pelo aspecto qualitativo, participação ativa na construção do seu conhecimento vivenciado no cotidiano.

Possibilitar melhor graduação de tarefas, promovendo atividades mais adequadas ao desenvolvimento do aluno e sua adaptação escolar.

A avaliação do rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade.

A avaliação do aproveitamento deve incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, levando em conta os objetivos

visados.

O disposto neste artigo aplica-se a todos os componentes curriculares, independentemente do tratamento metodológico e de sua consideração para fins de promoção.

Na avaliação do aproveitamento devem ser utilizados no decorrer de cada

período bimestral, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor.

Na elaboração dos instrumentos de avaliação deve ser observada a norma

de preponderância dos aspectos qualitativos de aproveitamento sobre os quantitativos.

A comunicação dos resultados do rendimento escolar do aluno é feito

através dos boletins de notas.

  1. Calendário: total de dias letivos, período de férias e recesso, planejamento, reuniões, eventos.

O Calendário Escolar será elaborado para cada curso trinta dias antes do início do mesmo, sendo apreciado e aprovado pela Diretoria e logo após, enviado ao órgão competente para análise e homologação.

O calendário atenderá ao disposto na legislação vigente, funcionando durante todo o ano civil sem interrupção, fixando:

- Início e término das atividades docentes;

- Reuniões pedagógicas e/ou administrativas, recessos de final de ano ( natal e ano novo);

- Capacitação de docentes; período das provas finais;

- Período destinados a recuperação obedecendo a distribuição da carga horária de cada componente curricular ou módulo;

Cada Curso iniciado dentro do calendário, terá o seu cronograma

obedecendo os dias letivos registrados no Calendário aprovado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com