TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise ppp

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR[pic 1]

Reconhecida pela Portaria - MEC N.º 1580, de 09/11/93 – D.O.U.  10/11/93

Mantenedora: Associação Paranaense de Ensino e Cultura – APEC

Juvenal Pereira Lacerda [1]

Análise Projeto Político Pedagógico - Colégio Estadual Lindoeste

      O Projeto Político Pedagógico visa uma melhor organização da escola auxiliando professores, que se reúnem para um estudo no inicio do ano, e para os alunos que solicitam seu uso.

     Encontram-se no Projeto Político Pedagógico todos os projetos realizados na escola juntamente com seus objetivos e deveres, todas as viagens realizadas pelos professores e alunos com um fim educacional e as Diretrizes Curriculares de cada disciplina.  Todas as normas do Colégio estão nesse documento que visa dar bases a essas normas e projetos descrevendo seu funcionamento, como por exemplo: O cronograma de matriculas para o ano letivo, a escolha do líder de turma, a formação continuada, a hora atividade, entre outras atividades da rotina da escola.

     As matrizes curriculares abordam temas que são comuns em nossa sociedade e de vivencia dos alunos, como por exemplo, a concepção do homem e trabalho que garante ao aluno não apenas uma colocação no mercado de trabalho, juntamente com isso visa o acesso ao conhecimento para que o aluno como cidadão consiga transformar seu meio. Vinculada a esse assunto e também presente no Projeto Politico Pedagógico pode-se perceber a perspectiva de sociedade e cultura abordada no documento. O Projeto Politico Pedagógico, compreende o aluno na totalidade independente de suas condições sociais, ou seja, todos fazem parte da sociedade por meio de relações e transformação com seu meio de convívio dependendo de suas necessidades em diferentes tempos históricos.

     De toda maneira a escola procura proporcionar para o aluno um saber científico e embasado em fatos, mas nunca desprezando o conhecimento do mesmo. É assegurado ao aluno na concepção de Educação, conhecimento e Ensino aprendizagem que o aluno tenha acesso ao saber concreto sendo capaz de construir novos olhares, abrindo para o aluno um espaço democrático onde se pode debater e expor opiniões aos professores e toda comunidade escolar, e assim que esse conhecimento for aplicado na sociedade ele possa agir com um poder transformador e não alienado.

     O documento ainda apresenta discussões sobre uma nova forma de prática pedagógica auxiliada pela tecnologia onde, somada a uma pratica dialética essa ferramenta possa auxiliar na busca ao conhecimento. Muito além de suas invenções a tecnologia é uma nova forma do homem se relacionar e dentro da escola é preciso compreender que os fins dessa nova forma de relacionar-se desencadearam de uma necessidade do homem e da sociedade. Fica claro que a tecnologia não se deve tornar uma ideologia dentro da escola impossibilitando o progresso do aluno e o processo ensino aprendizagem, deve-se priorizar a relação professor – aluno e sua relação com a comunidade escolar e a tecnologia utilizada como uma ferramenta. É importante a exposição de ideias e o debate entre quem compõe o meio escolar, incentivando os alunos a pensar de uma maneira critica para que ele não se torne manipulável pelo sistema em que está inserido.

      Além dessas concepções há outros temas que o Projeto Politico Pedagógico assegura a discussão como: Gênero e Diversidade sexual, Educação Indígena, Educação Afro Brasileira, Educação e relações Étnico Raciais e Educação do Campo em suas devidas modalidades e com suas particularidades.

     Há uma parte especifica no Projeto Politico Pedagógico que trata de particularidades dos cursos profissionalizantes do Colégio, como o Formação de Docentes, Administração e Informática. Nesse caso há uma alteração no calendário como estágios e projetos, isso acaba por ter outro horário de avaliações, sem contar os conteúdos específicos que alteram a grade curricular desses cursos específicos.

     As diretrizes Curriculares da Educação Básica traz a ideia do sujeito da Educação básica em si, onde aceita que é necessária uma pratica pedagógica fundamentada em diferentes metodologias, valorizando concepções de ensino para atender igualmente os alunos.

     Pode-se encontrar também uma definição de currículo que visa o aprendizado para o desenvolvimento do aluno como cidadão e que esse conhecimento possa ser aplicado na sociedade. Há uma diferença entre a concepção cientificista de currículo e o currículo estruturado com base nas experiências ou interesses dos alunos. Embora essa diferença exista, o interesse do aluno leva-o a debater e questionar sua experiência causando uma proximidade maior com os assuntos do Currículo cientificista gerando assim o conhecimento, uma vez que os dois currículos são realidades na Educação do Brasil.

     Busca-se trabalhar de maneira interdisciplinar relacionando o conhecimento obtido pelos alunos não apenas em História, mas também em outras disciplinas contextualizando os assuntos com a realidade vivida em sala de aula pelo sujeito.  Para evitar o anacronismo, o professor deve saber definir o tempo histórico e saber diferenciar os conceitos de tempo e de espaço.

     No conceito de avaliação entende-se que isso não pode ser uma atitude solitária do professor, mas sim debatida com toda a escola e todo corpo docente para que sejam discutidos conhecimentos de relevância para os alunos visando seu progresso na sociedade, não só fazendo uma avaliação do aluno, mas sim do professor, onde se é estudado a forma que esse conhecimento foi transmitido e se foi absorvido de fato pelo aluno.

     As Diretrizes Curriculares relacionadas á História busca trazer reflexões a cerca de aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. Segundo o documento a disciplina de História pode ser analisada de duas maneiras, uma que atende a demanda do Estado e a outra que busca questionar a realidade da História com a que é apresentada nos livros didáticos.

     Segundo as Diretrizes não há verdade absoluta na História. A História tem como objetivo os estudos dos processos históricos relativos a relações e ações humanas praticadas no tempo e como essa relação entre os homens transformou seu meio, e assim construir um conhecimento e por meio deste estudar fenômenos e processos da humanidade.

     Segundo o documento a finalidade da História é estudar a necessidade do ser histórico e como ela se reflete em nossa sociedade atual. Já a finalidade do ensino de História é a formação de um pensamento histórico a partir da formação do conhecimento, sendo esse aluno capaz de responder com criticidade alguns pensamentos que já fazem parte de nossa sociedade. Não se pode negar que existem várias formas de explicar a objetividade do ensino de História, e isso se dá a partir das experiências dos sujeitos e do contexto em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com