TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Análise PPP

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Analise do PPP

O PPP traz uma proposta para a escola, não somente com meios novos, mas a valorização das atividades já inseridas no meio escolar, promovendo o crescimento mutuo, entre professores e alunos. É necessário pensar em um Projeto Político Pedagógico que contemple metas e objetivos que venham a construir uma escola mais democrática.

Nos últimos anos, o sistema educacional brasileiro vem determinando que as esferas federal, estadual e municipal em seus estabelecimentos de ensino, elaborem seus Projetos Políticos Pedagógicos a partir dos parâmetros criados pelos próprios órgãos em que são atribuídas as responsabilidades pelos sistemas de ensino. Com base na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº. 9.394/96 a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) faz parte da pauta de atribuições do professor, sendo por isso importante a participação de todos os professores da escola para que possam planejar as suas ações, tanto pedagógicas como de gestão escolar conforme as orientações do PPP de sua escola. A participação do professor na construção da PPP aparece na LDB em seu Título II, artigo 13, parágrafos “I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino” e “II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”.

 Lopes (2011) descreve o significado do que quer dizer PPP, para ele o próprio enunciado já é esclarecedor e defini da seguinte maneira:

É projeto porque reúne propostas de ação concertas a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

Nesse sentido, o PPP não deve ser imposto mais sim, construído de forma coletiva, com a preocupação de ser um documento que identifica a escola e suas principais demandas sendo basilar para a construção de um ambiente democrático.

Esse processo de articulação e construção requer a contribuição da direção, supervisão e coordenação escolar e dependendo do tamanho da escola importante haver uma equipe articuladora para que tratem de questões urgentes a serem trabalhadas e resolvidas na escola.

Dessa forma a equipe articuladora deve buscar alternativas que possam incluir todos os alunos da escola considerando que este instrumento (o PPP) vai orientar todas as ações em âmbito escolar. Podemos observar que o PPP da escola municipal Bem-Me-Quer, é um documento recente, e com isso a instituição, como também a comunidade escolar, ainda se encontram em fase de adequação, ou seja, se moldando à nova realidade da escola com a finalidade de suprir as falhas visualizadas durante a elaboração do PPP.

O mesmo visa além das necessidades materiais da escola, também um ensino de qualidade com a participação de todos com o objetivo de melhorar o desempenho escolar para possibilitar a autonomia e a identidade pedagógica, política, administrativa e financeira da instituição da escolar.

E com isso pode se dizer que o Projeto Político Pedagógico é de fundamental importância para definir e manter as tomadas de decisões acerca do que se quer realizar na escola. O PPP tem um projeto flexível e contextualizado com a história, cultura e economia da região, que vive uma constante necessidade de novas avaliações que contemple as propostas e metas a serem alcançadas, pois a escola visa por melhorias que trazem resultados satisfatórios em todas as áreas do processo do ensino-aprendizagem. Visa ainda à inclusão escolar de pessoas com deficiência física e mental. Observei que o PPP permite a socialização das crianças e a adaptação dos que tem algum tipo de necessidades especiais. O PPP da escola está dentro do que diz a lei da LDB, pois faz parte de uma gestão democrática e na sua elaboração contou com a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com