TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Contemporânea

Por:   •  4/7/2016  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Amazonas

Licenciatura em História – Antropologia Cultural

Gilcivan Torres Amazonas

AUZIAS, Jean-Marie. Capítulo I – Maneiras de pensar. In. A Antropologia Contemporânea. São Paulo: Cultrix, 1976, p. 11-24.

Autor: Auzias, Jean-Marie;

Título: A Antropologia contemporânea;

Local: São Paulo;

Editor: Ed. Cultrix;

Ano: 1978;

Descrição física: 150;

Assuntos: Etnologia.

Informações sobre o autor:

Jean-Marie Auzias nasceu em 1927 em Grasse. Amigo e companheiro fundador do IEO, poeta, filósofo, grande leitor e viajante, ele marcou o Occitan contemporânea a sua personalidade original e sua curiosidade intelectual sem limites.

Resenha:

Na primeira parte do texto, Auzias nos fornece um pouco do panorama histórico da Antropologia antes de entrar na definição conhecida do que seria essa ciência. O autor reforça a ideia de que já é bem conhecida por nós de que as maneiras de pensar são diferentes, somos seres pensantes com questionamentos diferentes, histórias diferentes, valores diferentes nos proporcionando culturas e comportamentos diversificados e variadas maneiras de encarar determinadas questões. É nítido a necessidade desses pensamentos individuais e conjuntos para a à Antropologia, essa gama de cultura e esses conjuntos juntamente com as suas ramificações são o objeto de estudo da Antropologia que quer ser segundo o autor a ciência das culturas de toda a humanidade.

Dando uma ênfase maior na questão dos conjuntos e subconjuntos o autor ressalta que a Antropologia moderna chegou no modelo que temos hoje devido ao olhar voltado para cada fator que constroem o indivíduo levando em consideração a sua posição como ser humano conjunto, e dentro das subdivisões de cunho étnico, econômico, geográfico e cultural. Tendo isso em mente Auzias, nós mostra a ideia que com frequência brota devido esses ideias que seriam a dos sistemas complexos. Ele nos atenta para que não cometamos o erro de confundir uma lógica particular com o conjunto da lógica humana, por isso a observação é de extrema importância, quando analisamos determinados grupos que partilham de uma mesma estrutura de pensamento e notamos que entre eles existem um ou mais que foge à simetria de alguma forma isso tende a despertar o interesse do por que existe essa quebra de simetria. Que fato histórico poderia ter influenciado para a ausência ou a quebra desse parâmetro implantado?

O que hoje em dia parece sólido e de fácil compreensão levou um certo tempo para se tornar tão claro quando olhamos para trás, já que a Antropologia levou séculos para ser considerada a ciência das culturas vivendo muito tempo segundo o autor a sombra de outras disciplinas. Ainda temos a questão da confusão existente entre Antropologia e História, e essas questão pode ser um pouco melhor exemplificada quando o autor nos fala um pouco sobre a origem da ciência. Auzias diz que o fundador do estudo sobre os sistemas culturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com