TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia, Cultura e Ética

Por:   •  29/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 6

Antropologia, Cultura e Ética

Faz-se necessário entender que a história usa de delimitações, para demarcar em épocas os períodos vividos pela humanidade. Os historiadores usam de momentos marcantes, ao longo da história para determinar o início e o fim cronológico de uma época com características iguais, tendo, portanto, alguns eventos grande importância e significado.  

A Idade Moderna veio em substituição a idade Média, período que teve como marco inicial a tomada de Roma e se estendeu até a queda do Império Bizantino e a tomada da Constantinopla. Esta era teve muitos marcos sociais, religiosos, culturais e principalmente econômicos, pois foi exatamente nesse período em que os Europeus desenvolveram o mercantilismo, com raízes no absolutismo, quando a figura do rei detinha poder absoluto, e do desenvolvimento do capitalismo, acumulando riquezas, e expandindo suas navegações. Vale ressaltar que essa guinada econômica ocorreu graças ao bom desenvolvimento do comércio e ao crescimento populacional.

Ademais, não se pode descartar o papel da Antropografia no desenvolvimento econômico que ocorreu na Idade Moderna. Nenhum desenvolvimento econômico ocorre por si só. Como citado, houveram muitas mudanças nesta era, dentre elas podemos citar a substituição do Teocentrismo, onde a religião ocupava o centro da sociedade, para o Antropocentrismo, em que o homem é colocado como centro. As reformas e a crise na igreja ocorridas nesta época, o homem foi reduzido a um ser pensante, portanto, gerador e consumidor.

Iniciou-se ali, o egocentrismo e a preocupação demasiada com as posses, com início das alianças e pactos entre metrópole e colônia. O homem passou a ser classificado pelo que possuí e não pelo que é, o que é demonstrado pelo fato de que quanto mais metais um reino possuía, mais poderoso ele era considerado. Tal vertente era sinal de poder, de glória. O homem tinha como postura, não olhar para trás, mas caminhar para frente, em vista do futuro.

Com a expansão e desenvolvimento da navegação, foi também possível, a exploração e expansão pelo meio marítimo, que gerou grandes conquistas às grandes potencias, gerando assim um impacto grande na economia daquela época.

Embora a Idade Moderna tenha sido, até então a menor em ordem cronológica, ela foi marcada por grandes conquistas, foi como uma fenda na história, quebrando uma linearidade, e apontando um novo rumo.

Pode-se dizer que a Idade moderna foi inaugurada pelos burgueses, poderíamos, por exemplo, analisar o quadro, O Cambista e sua mulher, de Quentin Massys (1914), onde há diversas referências como o livro, à comercialização de moedas presente no fim da idade média.

A idade moderna, ficou marcada pelo materialismo, definido como a negação do sobrenatural e pela desconstrução da concepção do sagrado-religioso. Além disso, o cientificismo também foi muito marcante, no qual o homem passa a acreditar ser dominador do espaço e natureza. Outra característica muito evidente nesta era foi o hedonismo, com valorização do prazer, o homem permite-se a si sentir tudo como quer e da forma como quer. No individualismo, tem-se a ideia, da experiência única e exclusiva entre ele e o mundo. No antropocentrismo o homem valoriza-se a si mesmo a partir dele mesmo e não da natureza, o homem sendo centro, como se tudo girasse em torno dele.

Já a Idade contemporânea, teve início em 1789, com a revolução francesa como marco, e perdura até a atualidade. Os franceses queriam fazer uma “história diferente”, e foram eles que dividiram os períodos da história. Decaiu-se a monarquia, e entrou a democracia, um marco principalmente político. Este período é marcado por grandes conflitos e guerras, principalmente pelas conhecidas primeira e segunda guerras mundiais. Se na idade moderna o capitalismo tinha tido seu início, na contemporaneidade ele teve sua grande expansão. Em quase todo o mundo dividiu-se os 3 poderes, judiciário, legislativo e executivo.

Poderíamos dividir em duas vertentes, de um lado o futuro havia chegado, a expansão e o desenvolvimento nunca foram tão grandes, tão rápidas, cidades imensas sendo construídas, a industrialização se expandindo, o mundo caminhava a frente, a tecnologia se superando a cada dia, e até mesmo o espaço foi “conquistado” pelo homem. Talvez desse ponto de vista, parece que o homem conquistou o Paraiso. Mas a segunda vertente traz uma realidade não tão incrível assim, a miséria nunca esteve tão presente. Classes dominadoras e regimes totalitários como o fascismo e nazismo, dizimaram aqueles que eram considerados inferiores. Uma luta desigual, se instaurou e deixou sequelas sociais que são notáveis até hoje.

O homem carregou consigo as marcas de uma busca sem valor, nascer, crescer, reproduzir, produzir, consumir, envelhecer e morrer. Fazendo disso o sentido da vida, o ser humano fez da vida tecnicista, começa a valorizar apenas uma parte de si, em detrimento do restante. Priorizando a competição a idade contemporânea com seu capitalismo vigente, faz com que o homem não perceba a si e ao outro, não permite que o homem conheça a si e valorize-se. O hedonismo, tornou-se ainda mais singular, com a crescente abertura da liberdade de expressão, foram iniciadas as lutas como o feminismo e a revolução sexual, com início a uma cultura voltada para a liberdade vinculada ao prazer e o lidar com o próprio corpo e com a matéria que está a nossa volta.

Portanto o ser humano, hoje, na idade contemporânea, tão desenvolvida cientificamente e tecnologicamente, necessitaria de uma renovação de si, voltando-se não para ser o que ele produz, mas para a busca da sua essência intrínseca, ligada ao ser, e não ao possuir. Deixar de viver um sistema onde o ser só tem validade no seu produzir e consumir, faria valer o que se lutou tanto para destruir no nazismo, uma cultura de raça superior. Com tanto desenvolvimento, seria necessário, o ser humano olhar antropologicamente para o homem e perceber-se como igual apesar das diferenças, compreender que aptidões e habilidades não se determinam por um padrão fixo e imposto, e de fato deixar de lado a hegemonia de raças para gerar oportunidades aqueles que são seus semelhantes, mas com características diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com