TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA - CULTURA

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 9

                                                                                                          [pic 1]

ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

CURSO DE DIREITO

Cultura Erudita Vs Cultura Popular

Taguatinga Norte/DF

2013


ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

CURSO DE DIREITO

TURMA: CN 01

Componentes:

Daniela Pereira da Silva

Felipe Alves de Souza

Fernanda Reis Moreira

Joana D’arc Alves

Lindsay Gonzaga

Luciano Luiz da Silva

Marilia Virgini

Rosirene dos Santos Soares

Trabalho apresentado à Faculdade Projeção, na disciplina Interdisciplinar Antropologia Juridica do curso de Direito

Professor:  Marcos Francisco de Macedo

Taguatinga Norte/DF

2013


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2. Cultura Erudita        

3. Cultura        

3.1. Cultura Popular        

3.2. Bossa Nova        

3.2.1. Prêmio Shell de Música        

3.2.2. Prêmio Shell de Teatro        

3.2.3. Etapas da Cultura:        

4. Artesanato        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

A cultura houve grandes proporções, assim neste trabalho serão abordados vários tipos de cultura e suas evoluções. Como a palavra cultura vem a ser e sua significação e assim, atingindo grandes aspectos da sociedade. Faz-nos entender e compreender a influência da cultura nas organizações e os efeitos positivos e negativos de sua presença ou ausência no comportamento humano.


2. Cultura Erudita

[pic 2]

A linguagem da cultura erudita é uma linguagem composta de elevados padrões, é uma linguagem reflexiva que estimula o senso crítico, a criatividade para se compreender a obra de arte em questão, seja ela qual for, acústico, teatro, poesia, pintura, escultura e exige senso crítico, conhecimento histórico, pois existem retratações que, são necessários ter um estudo para se ter uma constatação. É uma arte mais completa e acaba ditando em regras o que seria o bom gosto, a estética, ligando o belo ao perfeito, a ideia da harmonia, da simetria, do equilíbrio, utilizando-se de normas e técnicas cultas. É a produção intelectual com reconhecimento intelectual.

Antagoniza a cultura que vem do povo, é a cultura intelectualizada, que não está voltada para o grande público. Faz parte de uma elite social, econômica política e cultural e seu conhecimento é proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral. É uma arte reflexiva, intelectualizada que procura refletir a cerca do ser, do eu, responder questões mais filosóficas.

É a cultura para as pessoas que tem maior poder aquisitivo. Ex: artes, revistas, peças teatrais, livros, tudo aquilo que acrescenta o intelecto pessoal.

De acordo com intelectuais, a cultura erudita é oposta à cultura de massa, uma vez que a segunda oferece ao público uma só ideia e quem escolhe a programação é a própria mídia por questões mercadológicas, ligadas principalmente à ascensão econômica das pessoas. A cultura erudita é ainda mais próxima à cultura popular, mas o que as diferencia é que a popular se passa por tradição família ligada ao local onde vivem, e não é aprendida em academias ou escolas.

Porém, cada vez mais a cultura erudita está atingindo diferentes públicos da sociedade brasileira. Pode-se confirmar sua inserção na vida dos brasileiros através da maior facilidade em encontrar programas de televisão que desperte a vontade de estudar sobre determinado assunto que gere diferentes conhecimentos, como o propósito da TV Cultura e Futura, e também o baixo valor para entrar em Museus e Centros Culturais. Em várias localidades é apresentado nos grandes pátios Orquestras Sinfônico aberto para o público. Já as editoras consideradas como “precursoras” da cultura erudita, ainda estão pouco acessíveis para a maioria da população por seu valor final, porém os maiores jornais do Brasil são demais fácil acesso.


3. Cultura

[pic 3]

Cultura é definida por aquilo que uma pessoa sabe conhecimento e costume de um povo ou comunidade, e ação de plantar algo, é tudo aquilo de veio de herança tradicional e cuja função é criar uma espécie de identidade entre determinado grupo e determinada comunidade. Alguns especialistas definem as vertentes de cultura com o que lhe é o oferecido, como os programas de televisão para a massa, costumes de um determinado povo uma comunidade e a cultura letrada para a classe média alta.

3.1. Cultura Popular

[pic 4]

Cultura popular é conhecida como cultura do povo, cultura pela qual moldamos a nossa realidade conforme o andamento da sociedade, uma das principais características da cultura popular é que ela tem função identitária, ou seja, confere uma identidade ligada ao dia a dia dando significado para quem a produz, criando vínculos entre as pessoas, a região e os elementos simbólicos que compõe. Pode ser observar pelos hábitos, formas culturais, culinárias, artefatos, artesanatos, em fim tudo aquilo que identifica certa tradição que é própria de uma comunidade, povo, nação. É qualquer manifestação cultural em que o povo produz e participa de forma ativa. Está ligada às classes desfavorecidas socialmente, às classes dominadas e não está ligada ao conhecimento científico, pois diz respeito ao conhecimento espontâneo, ao senso comum. É uma cultura feita pelo povo e para o povo.   Ex: Literatura de Cordel, Catira, carnaval, via-sacra, bumba meu boi. Assim como cada estado tem a sua cultura, todo complexo eu inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (366.5 Kb)   docx (367 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com