TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/10/2017  •  Artigo  •  3.987 Palavras (16 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE MONTES BELOS

CURSO DE PEDAGOGIA

Leiciene Lemes Marques

A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILIEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS

NOVEMBRO/2015


FACULDADE MONTES BELOS

PEDAGOGIA

Leiciene Lemes Marques

A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILIEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Montes Belos, sob orientação da Professora Mestre Valdete Rosa da Silva Oliveira.

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS

NOVEMBRO/2015


[pic 1]


A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILIEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ¹

Leiciene Lemes Marques²

Valdete Rosa da Silva Oliveira³

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

Nelson Mandela  (1995).

RESUMO

O presente estudo com base em teóricos, este trabalho intitulado “A Importancia Do Aprendizado Da Cultura Africana e Afro-Brasilieira Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental” tem como objetivo o ensino da História e da cultura Africana e Afro-Brasileira em sala de aula propiciar ao aluno o conhecimento para desvendar os tabus existentes, conhecer as leis que embasam, dando ênfase a cultura africana e afro-brasileira, as mudanças com a aprovação da lei, que contribuirá para superação do racismo presente na sociedade brasileira. O professor será o instrumento mais importante para que possa cumprir com toda ênfase a lei, ele terá que quebrar seus próprios tabus, para oferecer aos alunos o conteúdo adequado ao seu nível escolar, através de pesquisas, estudos entre outros. Através do estudo da história e da cultura africana e afro-brasileira o aluno ira conhecer a influencia que a cultura proporciona para a sociedade resgatando sua memoria e historia nas unidades de ensino, aprendera a respeitar essa cultura sem ter preconceitos, sem exclusão social, racial.

Palavras-chave: Cultura Africana e Afro-brasileira; educação; professor; educando.

ABSTRACT

This study based on theoretical, this work entitled "Learning The Importance Of African Culture And Afro-Brasilieira In The Early Years Of Basic Education" aims the teaching of history and African and Afro-Brazilian culture in the classroom provide the student the knowledge to unravel the existing taboos, know the laws


that support, emphasizing the African culture and african-Brazilian, changes with the passage of the law, which will contribute to overcoming the present racism in Brazilian society. The teacher is the most important tool so you can comply with all emphasis the law, you will have to break his own taboos, to offer students the right content to their school level, through research, studies and more. Through the study of history and African culture and african-Brazilian wrath student know the influence that culture provides to society recovering his memory and history in educational units, learned to respect this culture without prejudices, without social exclusion, racial .

Keyword: African and Afro-Brazilian Culture; education; professor; educating.

INTRODUÇÃO

Tendo em vista que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural surgiu a necessidade da inserção da pluralidade na nossa cultura, pela enriquecedora oportunidade de conhecer as historias de dignidade, de conquistas e de criação de culturas e povos que constituem o Brasil, de tudo que, sendo diverso, valoriza a singularidade de cada um e de todos.

Em consequência dessa necessidade a inserção da historia da Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos escolares do Brasil, foi criada uma lei que teve como embasamento a lei 10.639 assinada pelo ex-presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, em 09 de Janeiro de 2003, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394/96 que se tornou obrigatório o ensino da Cultura Africana e Afro-Brasileira nas salas de aulas.

Em seguida a criação dessa lei as escolas se viram com um conteúdo muito rico, e ao mesmo tempo muito complexo, devido a como trabalhar um tema que levanta muito preconceito não das crianças, mas sim dos pais, pois ligam a cultura africana somente a religião. Mas se esquecem de que temos dentro da nossa cultura a maior influência da mesma.

Portanto através de pesquisas e estudo vemos que é uma cultura cheia de produções, que sempre respeitas as outras crenças, danças, lendas, ritos, mais quando estudado nos faz conhecer um mundo totalmente novo, criado por um povo sofrido, que transformava seu sofrimento em motivação para o seu povo.

Mãe Alvina afirma:

Mãe Alvina de Iemanjá, (apud Renata Felinto, 2012, p 11). “Não procure nos atingir. Procure nos conhecer”.

Imediatamente é precisoconsiderar que a diversidade não significa negar a existência de características comuns, mas pararmos de criticar e procurar entender para transmitir aos nossos alunos nos anos iniciais, as verdades dessa cultura.

1. O QUE DIZ A LEI E A LDB SOBRE O ENSINO DA HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

O estudo da História da Cultura Africana e Afro-Brasileira, além de sanar uma falha existente com os povos e também nos currículos escolares no Brasil é uma das ações afirmativas no combate a discriminação étnica, pois através da implementação da lei todos terão o privilégio de conhecer uma cultura rica, que originou a nossa cultura.

A obrigatoriedade da inclusão de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão politica, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação dos professores. Com esta medida reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e aos seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da historia e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. (BRASIL, 2013, p 91)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (150.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com