TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Expressão

Por:   •  26/9/2021  •  Resenha  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

PCC 2° Semestre

Comunicação e Expressão

Como puro e direto objetivo, o conceito da disciplina Comunicação e Expressão tem como ponto chave a ideia de demonstrar o quão importante é entender os meios de comunicação ao qual estamos inseridos, dos quais usamos para obter e repassar informações.

Dessa maneira, não há como falar em comunicação sem tocar no conceito de ambiente, sociedade. O ser humano, como um ser Biopsicossocial, é um ser que se comunica com o ambiente, com os outros indivíduos desse ambiente, na maioria do tempo, sofrendo interferência desse meio, prescrevendo ações e comportamentos aos quais cabem á esse ambiente.

O que se deve levar em consideração é que, um ser que está inserido em um meio, de acordo mesmo com teorias relacionadas à psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento, aprende ideias e conceitos coletivos de sociedade e, posteriormente, reproduz esses ensinamentos de maneira individual. Desse modo, encontramos o conceito onde o ser é influenciado pelo ambiente, mas também o influencia da mesma maneira. Ou seja, ele não é apenas um ser ativo, mas interativo também.

Para Jovchelovitch (2000), as representações sociais são encontradas nas reuniões públicas, nos cafés, nas ruas, nos meios de comunicação, nas instituições sociais, enfim, no encontro publico de atores sociais, nos espaços em que os sujeitos sociais se reúnem para falar e dar sentido ao cotidiano.

E para Sá (1996), o que permite uma distinção das representações sociais é o fato de serem vinculadas a inserções sociais especificas e determinadas praticas de comunicação socialmente definidas. As representações sociais possibilitam uma articulação entre os sistemas de comunicação e os sistemas de organização cognitiva.

É importante salientar que, além dos meios diretos de comunicação entre indivíduos, a troca de informações também ocorre por ferramentas criadas pelo homem, como por exemplo, materiais escritos, como livros, revistas, jornais; por mídia gravada, como filmes, vídeos, áudios, músicas etc. (principalmente nas últimas décadas onde a tecnologia permite gravações e reproduções de tais conteúdos).

Conforme todo o meio que está inserido é amplo e cheio de possibilidades, a maneira com que cada ser individual se desenvolve é única, podendo ter semelhanças, mas sempre apresentando suas singularidades. Isso decorre pela reorganização mental de cada um, pelas assimilações pessoais de cada um em relação ao ambiente.

Analisando desta maneira, podemos perceber certas similaridades entre indivíduos pertencentes ao mesmo grupo, criando assim o conceito de senso comum de sociedade, variando de acordo com o grupo ou sub grupo.

A imagem escolhida:

Fonte: O uso da linguagem para mudar a mente: a herança de Milton Erickson, por DUTRA, Bruna.

Disponível em: < https://blog.cicloceap.com.br/o-uso-da-linguagem-para-mudar-a-mente-a-heranca-de-milton-erickson/>.

A imagem acima foi escolhida pelo fato de representar a ideia base da comunicação. Tudo o que está dentro de um ser, ou seja, o que ele aprendeu e sabe, é reflexo do meio onde ele é inserido, e da mesma maneira, é ele quem constitui esse meio através de conceitos que ele mesmo aprendeu sobre o meio.

De qualquer maneira, pode-se resumir a ideia na frase “o homem é construído pelo ambiente que ele mesmo constrói a sua volta”.

CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Jovchelovitch, S. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Sá, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.

Psicologia do Desenvolvimento/Aprendizagem

Como base de estudos para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizado, temos os teóricos e psicólogos Vygotsky, Piaget E Wallon. O trabalho de ambos é de extrema importância para quem queira entender melhor como um ser humano por aprender ou melhorar o aprendizado de um individuo ou um grupo.

De maneira resumida, podemos considerar Vygotsky como defensor do meio social sendo o principal responsável pelas características e predefinições de cada indivíduo, sendo ele assim, totalmente maleável a sociedade que o cerca em seu período de aprendizado.

Piaget, por outro lado, não ignorando a influencia social, mas lhe dando menos credibilidade pela formação do indivíduo, acredita que as características biológicas herdadas de seus progenitores são o ponto crucial para essa integração do conhecimento ao mesmo, de maneira a colocar genética como principal contribuinte ao desenvolvimento individual.

Por outro lado, Wallon interage com o individuo de maneira mais aberta, não deixando qualquer ponto sendo o principal responsável pelo aprendizado do mesmo, mas identificando que tanto os aspectos sociais quanto biológicos, afetivos e intelectuais têm grande importância para um desenvolvimento completo do ser no âmbito no qual ele está inserido.

De qualquer maneira, não cita apenas capacidades intelectuais, mas também da bastante reconhecimento para o desenvolvimento físico e social desde o inicio da vida do individuo como ser até sua fase adulta. O que deve ser levado em conta não são apenas números ou considerações rasas sobre indivíduos, mas sim a capacidade do ser humano de se integrar ao meio que se vive levando em conta suas caraterísticas biológicas.

A imagem escolhida:

Fonte: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para coaches e RH's, por Equipe Aspectum

Disponível em: < https://aspectum.com.br/blog/psicologia-do-desenvolvimento-e-da-aprendizagem>.

A imagem acima foi escolhida por representar a individualidade de cada ser em meio ao ambiente no qual vive, pois, apesar de todos apresentarem características muito parecidas, nenhum será exatamente igual ao outro, deixando óbvio a ideia de que a formação de cada ser isolado depende de várias ocorrências e influências, estas que ocorrem por toda a vida do indivíduo, mas principalmente durante seus primeiros anos de desenvolvimento. Na imagem, fazendo uma analogia, a ideia do papel amassado representa cada aprendizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com