TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Expressão

Por:   •  18/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 8

                        [pic 1]

                                                       LICENCIATURA EM HISTÓRIA

                                            PRÁTICA DE COMPONENTE CURRICULAR

                                                                               PCC

                                                          COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

                                        KARINA ALCANJA ANDRADE ELOY, RA:2168662

                                                                 POLO: PERUÍBE-SP

                                                                               2023

                                                               

                                                       SUMÁRIO

  1. Introdução........................................................................................2
  2. Desenvolvimento.....................................................................2,3 e 4
  3. Conclusão.........................................................................................4
  4. Citações Bibliográficas.....................................................................5

[pic 2]


  1. Introdução

O objetivo  deste  trabalho  é através  de pesquisas analisar e compreender ao fazermos  um  levantamento  bibliográfico , sobre  os  usos das comunicações  e das teorias sociais na elaboração das  relações entre o ho mem e  seu meio. Selecionamos   uma  imagem para indicar a  questão da comunicação e a expressão desde os   homens das cavernas  até os  dias atuais. Explicaremos  a escolha  da imagem, considerando  aspectos  aprendidos nessa  disciplina para que  possamos  entender como  foi  o desenvolvimento da comunicação  através de imagens, escritas,  interpretações , a importancia das invenções e  sobre a  atualidade  das mídias e  as redes sociais.

   2-Desenvolvimento:

       Comunicação e expressão não é recente. Ao fazermos uma pesquisa, percebemos que a comunicaçã é muito mais antiga do que pensamos. Podemos começar imaginando os neandertais se comuniccando através de símbolos e gravuras nas paredes feitas de pedras de onde habitavam , que eram cavernas. Esses tipos de símbolos, possui um nome especial: Artes Rupestres. Acredita-se que serviam para contar histórias, uma forma encontarada expressando os acontecimentos do dia-a-dia. Assim encontramos logo no primeiro personagem da ilustração cujo tema é “A evolução da Comunicação”, com ferramentas nas mãos e uma pedra, na idade da pedra ainda não existia a escrita, então se um neandertal gostaria de falar sobre a caça, ele logo começava a desenhar nas pedras, como na ilustração, em suas pinturas apareciam homens com lanças e animais por exemplo. Uma observação extremamente interessante, estudos disem que os homens das cavernas se comunicavam por gestos e também revelam que seus cérebros eram 20% maiores que de um homem moderno e que eram capazes de pensar ou raciocinar, percebemos que além do fato de poderem raciocinar eram também capazes de produzir sons como a fala. Então graças as gravuras deixadas  pelos neandertais, compreendemos que tal comunicação não foi perdida, pelo contrário, foi uma forma de deixar sua história para o conhecimento universal, não que tenha sido intencional, mas de algum modo, marcaram a história deles na terra e para o nosso aprendizado, uma forma de tentar entender a realidade vivida pelos neandertais.

A comunicação, no entanto, evoluiu ao observarmos o segundo personagem da ilustração, onde possui em suas mãos uma “tipografia móvel”. Percebemos que a comunicação avançou em paralelo com a tecnologia. Os chineses foram os primeiros a inventarem a famosa tipografia, porém o alemão Johannes Gutenberg (1398-1468), percebeu através da comunicação que a prensa era melhor e mais fácil de trabalhar enquanto os escribas faziam manualmente seus textos. Temos, no entanto, como herança, através da comunicação Gutenberg criou então umas das maiores invenções da história, ao se expressar com sua máquina, mostrou que é possível ser criativo , que podemos criar inventos que facilitam o dia-a-dia, pois através da sua invenção a humanindade começou a ter acesso a literatura publicada em grande volume, consideramos isso um grande avanço para a comunicação por que viabilizou a alfabetização dos mais valiosos polos.

A partir da tipografia, muitas outras criações foram feitas. Já no terceiro personagem da ilustração, percebemos um homem com um livro em suas mãos. Os livros são uma enorme fonte de comunicação, aprendemos a ler melhor, mais rapído,  interpretar o que o autor nos transmite através da comunicação expressada no livro. Com as descrições bem feitas escritas no livro, podemos criar imagens e até mesmo viajar sem sair do lugar. Hoje, temos livros para todos os gostos e necessidades , até mesmo de como educar uma criança. Os autores procuram expressar suas experiências em livros em que o leitor consiga interpretar e adequar tal prática vivida pelo autor em sua vida. Uma coisa muito importante e não deve deixar de ser mencionada , é que o autor precisa saber escrever muito bem, ter domínio da língua materna, da ortografia e gramática e para qual público leitor está escrevendo, saber escrever e principalmente conjugar verbos, para que o seu leitor tenha em mãos um livro de fácil interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com