TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consciência Negra no Brasil

Por:   •  11/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Acadêmico: Ana Paula Marlena Soares

R.A. 22082562-5

Curso: HISTÓRIA

Disciplina: HISTÓRIA DO BRASIL: COLÔNIA

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA;
  5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  7. No campo "Material da disciplina”, dentro do ambiente virtual da disciplina, você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
  8. Critérios de avaliação: Utilização do template; Seguir o passo a passo das duas etapas descritas no enunciado da atividade; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
  10. Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível na Sala do Café.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos!

A partir dos estudos, que estão sendo realizados na disciplina de História do Brasil: Colônia e, tendo por referência a leitura e compreensão dos textos expostos no enunciado desta atividade, convidamos você, futuro professor de História da Educação Básica, a refletir sobre a importância do dia 20 de novembro - dia da Consciência Negra no Brasil. Para o desenvolvimento deste MAPA, siga, detalhadamente, as duas etapas elencadas no enunciado desta atividade.

Assim, na 1ª etapa, elabore um texto dissertativo-argumentativo entre 15 e 30 linhas destacando a importância do dia da Consciência Negra no Brasil, no âmbito da luta contra o racismo e do preconceito no contexto escolar. Evidencie em seu texto a necessidade de sermos antirracistas e de lutarmos todos os dias para que as crianças e adolescentes compreendam que todos nós precisamos ter os mesmos direitos e as mesmas oportunidades em nossa sociedade. No final do seu texto, lembre-se de colocar as referencias bibliográficas utilizadas em sua análise.

Na 2ª etapa, escolha um recurso didático que perpasse a valorização da cultura africana e afro-brasileira e a luta contra o racismo no ambiente escolar, este material precisa ser adequado aos estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Em seguida, grave um vídeo (duração: mínimo 2 min. e máximo 5 min.). Inicie a gravação apresentando-se brevemente e coloque-se como um(a) professor(a) e apresente o recurso escolhido e o ano/série que trabalhará com a temática. Justifique a escolha do material e explique porquê ele é imprescindível na luta contra o racismo. Finalize seu vídeo apresentando uma proposta de como você trabalharia com este recurso no Dia da Consciência Negra para seus alunos, com o intuito de construir uma postura ética e respeitosa.

ETAPA 1)

O dia 20 de novembro, celebrado no Brasil como o Dia da Consciência Negra, é uma data crucial que destaca a história, cultura e luta do povo negro, em especial a memória de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência à escravidão. Essa comemoração representa uma oportunidade significativa para discutir e combater o racismo, especialmente no ambiente escolar.

Autores renomados como Angela Davis e bell hooks enfatizam o papel vital da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Eles ressaltam a importância de enfrentar as estruturas discriminatórias arraigadas na sociedade, ressaltando que a educação desempenha um papel crucial nesse processo.

A escola desempenha um papel fundamental na formação não apenas acadêmica, mas na construção de valores e princípios. Celebrar o Dia da Consciência Negra dentro do ambiente escolar é uma maneira de conscientizar os estudantes sobre a história do povo negro, destacando suas contribuições à sociedade e evidenciando as desigualdades e desafios enfrentados por essa população.

Essa data oferece uma plataforma para promover debates, palestras, atividades culturais e reflexões que estimulam o respeito, a empatia e a valorização da diversidade étnico-racial. Educar para a igualdade e o respeito mútuo é essencial para criar um ambiente escolar inclusivo, onde todos se sintam representados, acolhidos e respeitados, independentemente de sua cor de pele ou origem étnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com