TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Muçulmana

Ensaios: A Cultura Muçulmana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

No começo, aos 25 anos, Maomé casou-se com Khadidja, uma viúva rica. Alguns anos depois de seu casamento, Maomé começou a dizer que recebia revelações de Deus. Procurou o conselho da esposa, que tirou suas dúvidas, e para provar converteu-se à nova religião, sendo assim a primeira muçulmana.

Quando Khadidja morreu, Maomé entrou em vários casamentos. A esposa que mais se destacou foi Aisha, que tinha 9 anos na época. Maomé morreu quando ela tinha 18 anos. O resto de sua vida, ela foi consultada em pontos importantes da religião.

Maomé legou aos muçulmanos o Corão, que é quase um tratado ético, mas não teve tempo de regulamentar todos os princípios que os convertidos deveriam seguir. Depois de sua morte, os seguidores transformaram da memória para a escrita as palavras e ações do profeta, que são chamados de Hadith e juntos compõe a Sunna.

Porém, muitos Hadith foram forjados, o que pode justificar a inferioridade das mulheres no Islã. Um deles compara a mulher aos cães e jumentos e outro diz que "aqueles que confiam seus negócios a uma mulher nunca conhecerão a prosperidade". Esse nasceu após Aisha, ao suspeitar de um golpe, pegou em armas. Na batalha perdeu 13.000 soldados e saiu derrotada.

Os muçulmanos assimilaram muitos conhecimentos de importantes civilizações - grega, persa, indiana e chinesa. Assim, graças a eles, conheceram-se e divulgaram-se muitas ciências e técnicas na Europa. Os grandes centros urbanos de Córdova, Toledo e Sevilha possuíam boas escolas e bibliotecas, onde se desenvolvia a astronomia, a matemática e a gramática. Foram os muçulmanos quem transmitiu aos europeus o pensamento dos homens da ciência e da filosofia grega (a obra de Aristóteles foi comentada pelo sábio cordovês Averróis e, depois, traduzida para o latim, para conhecimento da Europa). Contudo, os muçulmanos não foram apenas transmissores de conhecimentos. Também escreveram importantes obras de história e poesia e realizaram grandes avanços científicos. No campo da medicina, aperfeiçoaram o conhecimento do corpo humano e a forma de curar algumas doenças; no campo da matemática, inventaram a álgebra; os seus trabalhos de alquimia facilitaram o nascimento da química moderna. Algumas cidades portuguesas, como Lisboa, Santarém, Alcácer do Sal, Évora, Beja, Faro e Silves, foram centros intelectuais onde despontaram grandes juristas, filósofos, historiadores e poetas.

Todo muçulmano tem de seguir os ensinamentos de Maomé ou o texto do Corão, e tem como missão espalhar a fé islâmica pelo planeta.Nos ensinamentos de Maomé há preceitos religiosos, regras para a organização do Estado, instruções para o relacionamento entre pessoas e até normas para o dia-a-dia.

Segundo a doutrina, todo muçulmano nasce puro, e ganha o reino dos céus se cumpre com suas obrigações, todas definidas. Os muçulmanos comuns, quando morrem, ficam numa espécie de estágio intermediário aguardando o juízo final.Mulher, no universo muçulmano, é um ser especial. Tem de vestir uma bata longa que esconda as formas do corpo e cubra o cabelo. Em países mais tradicionais, mulheres que deixam o véu cair em local público são chicoteadas. E sofrem outras restrições como não poder estudar, trabalhar, discutir com o marido e eles podem bater nas esposas. E se ficam viúvas ou órfãs não tem direito a herança.

Na Idade Média foram os maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com