TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia e Socialismo

Por:   •  27/11/2018  •  Ensaio  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

                                

Questões do texto: Aggio, Alberto. “Democracia e Socialismo: a experiência chilena”

  1. Os três décadas dos anos de 1970 do Chile foi marcado pela ascensão de Salvador Allende a presidência da Republica em primeira vez na historia um presidente marxista chegando ao poder através das eleições, nesse período os pensadores e intelectuais de esquerda de se viam pensativo  pois  temiam a transição do socialismo para a democracia,  a ideia do atual presidente era desenvolvimento econômico, estrutura institucional, organização social e sobre tudo as condições politicas do país. Nesse período ocorreu inúmeras mudanças quais como o voto das mulheres entre outras mudanças.

  1. Muitas mudanças se ocorreram como transformação econômica de caráter                 anti-imperialismo deveria se operar na base na sociedade e mudar e solucionar os problemas da sociedade chilena como garantia de emprego para todos  e que pudesse superar os descompasso entre o mundo da politica e da economia.
  1. Os projeto implantando para as melhorias para a população do Chile e a oposição só aceitaria a socialismo imposto pelo desejo do povo e não pela o governo, contundo não querem o estado forte sobre o povo.
  1. Fracasso da experiencia chilena foi o fracasso do governo de esquerda, cujo o projeto de transição  do socialismo  não conseguir ter um grande fator influencia na democracia e a esquerda chilena fracassou na sua experiencia governamental por ter ficado meio do caminho dele, quando não contra ele.
  1. O raciocínio da direita democracia e socialismo eram e continua ser incompatíveis e o governo com a partido politico comunista se ocultaram para o partido comunista assumisse o poder total. A direita sempre se manteve o interesse de destruir o discurso legitimador do governo, caracterizando ao caminho da ditadura. Após o golpe aplicado pela direita sobre a esquerda alegando a total incapacidade do governo esquerda de conduzir o país.
  1. O intelectuais da direita temiam o crescimento do poder  da esquerda e apresentaram que o projeto de socialismo  não era compatível com as condições de politicas presente na época, no caso o capitalismo é forte e presente e o socialismo teria que tomar outros rumos para conseguir ter êxito no  cenário presente.
  1. A esquerda pode se dizer que possui duas tendências de um lado estão os trabalhadores que acreditam que o governo de Allende está no caminho certo e apoiando o modo de socialismo apresentado e outro lado trabalhadores contrario ao governo e ao sistema. Allende tinha convicção seu que plano de governo era a salvação contundo nesse período houve discórdia e ruptura no grupos de governo.
  1.  Os grupos não concordavam com os ideais e com isso houve rupturas no grupos com isso houve a queda e outros fatores como a  economia que influenciou mais intrigas, de modo geral falto um punho forte no estado.
  1. O modo pelo qual o a esquerda conduziu o seu governo  gerando muitas criticas e problemas no seu governo e não atuando com vigor.
  1. Um desgaste político dentro do grupo que gerou atritos para a posição  e a falta de controle politico sobre o estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com