TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ecos-Socialismo Democracia, e Nova Sociedade

Por:   •  4/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL


1) No texto de Michel Lowy, qual a importância atribuída ao planejamento? Que particularidades há em uma sociedade planificada a partir do debate do autor?

R: De acordo com o autor, a importância de uma sociedade planejada é que as particularidades - sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas, etc. – serão tratadas de forma globalizada e descentralizada, isto é, as decisões referente ás questões sociais devem ser decididas de forma plural, em conjunto democraticamente com as populações, permitindo que os indivíduos participem das tomadas das deliberações que afetam suas vidas cotidianas.  Construindo assim, uma sociedade que ampliaria a consciência critica ecológica, coletiva, fazendo com que os trabalhadores possam gerir e opinar no processo administrativo das instituições autogeridas.


2) Quais as críticas que o autor apresenta à experiência de transição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)? Nessa experiência havia planejamento democrático?

R: O autor pontua o processo de transição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como contraditório, visto que, sobrepôs o ideário coletivo sob um aparelho produtivo capitalista, implicando diretamente na condução de algumas medidas impostas pelo Estado – inibindo o objetivo principal do pensamento de Marx:

 “... não podem tomar posse do aparelho capitalista de Estado e coloca-lo ao seu serviço. Eles devem demoli-lo e substituí-lo por uma forma de poder político radicalmente diferente, democrático e não estático” – que começou a passar por um processo de burocratização stalinista totalitária, em que, por consequência limitou e marginalizou o movimento ecológico a partir de métodos produtivistas. Diante do que é considerado planejamento democrático para o autor, está experiência falhou a partir do momento que não considerou a preservação dos equilíbrios ecológicos.

 3) Quais as características que o autor indica como fundamentais para um projeto de sociedade ecossocialista? Destaque a importância da participação democrática e o planejamento tendo por perspectiva a questão ambiental.

R: De acordo com o autor, uma sociedade pautada no ideário ecossocialista, tem como base fundamental, colocar as necessidades sociais – habitação, saúde, educação, cultura - e o equilíbrio ecológico, como aspectos primordiais na construção de uma nova forma de gestão social, baseada no controle democrático descentralizado, na igualdade social, na supremacia do valor de uso sobre o valor de troca, em critérios não monetários e extra-econômicos, isto é, destituindo a lógica produtivista e explorativa do capitalismo. Acredita-se que a participação democrática favorece a expansão da consciência coletiva, ampliando o olhar sobre a totalidade do meio social que ultrapassa a perspectiva individual e competitiva.


4) Considerando a experiência cubana, explique como esta sociedade está organizada a partir do planejamento econômico e social.

Através de medidas emergências que precisaram ser adotadas devido a Crise, o País cubano retomou a implementar reformas planificadas para estabilizar o desenvolvimento da produção e da sociedade. De acordo com o autor, o País enfrentou com excelência a crise, o processo de globalização, o bloqueio econômico. Porém, pontua que se tornará cada vez mais difícil a reversão contra a mercantilização em massa dentro do País se a conciliação continuar sendo um caminho para dar rumo a sociedade socialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com