TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Soviética

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O assunto abordado nesse trabalho foram os principais aspectos da economia na era Soviética, definição de Perestroika, fim da URSS e transição para o capitalismo, mais concretamente que, após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento econômico da união soviética foi rápido o bastante para dar credibilidade ao ex-secretário e comunista Nikita Kruschev que o padrão de vida na URSS teria ultrapassado os Estados Unidos antes de 1970.

Para resumir a situação do perestroika, concordavam que o crescimento econômico per capita era menor que zero. Um quadro ainda mais sombrio da ineficiência da infraestrutura soviética depois de 1970 ainda teve os custos da poluição e destruição ambiental do produto nacional (PIB). Que estavam presentes todas as formas possíveis de poluição e esgotamento de recursos em tais quantidades enormes que constituem uma ameaça à vida, despejos de resíduos perigosos e nucleares.

Definição de Perestroika

Durante o governo de Gorbachev, em 1985, foi introduzida a Perestroika, uma reestruturação na política da União Das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que, juntamente com a Glasnost, tiveram o objetivo de reorganizar os setores da sociedade soviética. Perestroika tem o significado de “reconstrução”. Que teve um desfecho nos rumores do país, além de ter criado uma nova forma de política soviética. Mikhail Gorbachev, então Secretário Geral do Partido Comunista, percebeu que o setor econômico da nação da União Das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) estava no caminho do declínio, e teve que tomar medidas de reformas que seriam concluídas quando a ações da Perestroika tivesse seu fim.

Os russos, sempre viram com enorme desconfiança a participação dos estrangeiros no seu petróleo, Vladimir aprovou a aquisição de 20% da Lukoil pela americana CONOCOPHILLIPS EM 2004, e como 50% na TNK que também foi concedida em 2004 pela inglesa BP. A francesa total é dona de 12% da NOVATEK, segunda maior empresa de gás natural do país. A Rússia possui reservas de hidrocarbonetos que são muito valiosos, mas estão localizadas em territórios inóspitos, cuja obtenção com eficiência e segurança ambiental só pode ser obtida mediante as empresas estrangeiras, detentoras de tecnologia de perfuração e extração em condições extremas de temperatura que a Rússia ainda não possuiu.

Por mais que o Kremlin saiba que é fundamental modernizar a economia da Rússia para que o país tenha um maior e absoluto desenvolvimento como um todo, mas alguns passos, ainda modestos, estão sendo dados nesta direção, como o fomento às indústrias de alta tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com