TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era dos Extremos

Por:   •  21/5/2022  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

Por meio de uma análise combinada, o autor avaliou a aliança entre os países liberais e comunistas e se opôs ao inimigo comum, o fascismo alemão. É preciso enfatizar que essa aliança está longe de ser ideal, mas baseada na necessidade inerente da natureza do inimigo.

Outra situação que Hoobsbawn chamou nossa atenção é a França e o Reino Unido. Com a Primeira Guerra Mundial eles foram gravemente atingidas econômica e psicologicamente, os dois países, principalmente o Reino Unido, tentaram muitas vezes manter a paz em território europeu, pois não poderiam entrar em outra batalha de grande escala em tão curto período de tempo. Entre essas tentativas de manter a paz na Europa, houve uma série de concessões ao progresso da Alemanha, incluindo a Conferência de Munique em 1939, onde a invasão alemã da Tchecoslováquia foi "autorizada", indicando que o grande medo da Grã-Bretanha de uma nova guerra era a última esperança para satisfação, Hitler. Mesmo quando a Alemanha invadiu a Polônia, a Grã-Bretanha ainda tentaria chegar a um acordo diplomático, mas a política de Hitler tornou o apaziguamento impossível e, mesmo contra sua vontade, políticos na Grã-Bretanha e na França declararam guerra à Alemanha.

A Alemanha é uma ameaça tanto para os Estados Unidos quanto para a União Soviética, então esses dois países se aliam contra esse inimigo comum porque ele representa um perigo maior do que o outro. A razão de se unir contra a Alemanha é que não é apenas um Estado-nação que tem motivos para estar insatisfeito com seu status quo, mas também um país cuja política e ambições são determinadas por sua ideologia, ou seja, é uma força fascista.

Pode-se ver que com o fracasso das potências do Eixo, o fascismo continua atraindo alguns seguidores ao redor do mundo. Alemanha e Japão lutaram com lealdade, deixando apenas algumas memórias. Na Itália, até mesmo alguns simpatizantes de Mussolini continuam erguendo uma bandeira do neofascismo.

No mundo pós-1945, após o fim da grande guerra, quase todos os estados acreditavam na administração estatal e no planejamento econômico e levaram à era dos milagres econômicos, vários governos capitalistas estavam convencidos de que somente a intervenção econômica poderia evitar o retorno dos desastres econômicos do período entre guerras e evitando perigos políticos representados por grupos crescentes de pessoas radicalizadas por causa de. Muitos estadistas dos países do novo "Terceiro Mundo", que não passavam dos mais atrasados ​​capitalistas e mesmo dos países subdesenvolvidos, acreditavam que somente a ação política poderia tirar suas economias do atraso e da dependência. A União Soviética e seus apoiadores acreditavam no planejamento central e inspiraram parte do mundo descolonizado.

Finalmente, uma vez que uma guerra é vencida, uma aliança frágil pode ser quebrada depois de criada. Nesse ponto, cada lado se voltará para seus próprios interesses nacionais, e a velha oposição "capitalismo liberal contra comunismo" voltará à cena, agora de uma forma muito mais radical no contexto da Guerra Fria. Vale destacar que a Segunda Guerra Mundial marcou profundamente e de formas diversas as sociedades do século XX, modificando-as e transformando o que hoje entendemos por “ideologia”.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com