TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola ao longo da historia

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 10

Tema: A escola ao longo da história

Introdução:

A história da escola no Brasil teve seu início no período colonial com a chegado dos padres Jesuítas, estes, no “ideário de evangelizar” os índios, mas, por falta de professores para os filhos dos colonos, os jesuítas passam a ensinar a estes, que acabam por instituir um modelo educacional, moldado nos parâmetros religiosos católicos, que por sua vez originou a escola elementar frequentada pelas elites brasileiras.

No processo de constitucionalização do Estado brasileiro o modelo educacional passa por diversas transformações. No Brasil imperial a partir do decreto das escolas de primeiras letras, de 1827, versavam que os professores ensinassem a gramática e língua nacional, os princípios cristãos, as quatro operações, neste contexto, o ensino marcava a compreensão da história civil, associada a história sagrada, desta forma, percebesse a similaridade entre a escola no período colonial com o ensino no império, porém, foi nesse contexto, o marco para a consolidação do espaço físico escolar.

No final do século XIX o Brasil passava por novos víeis políticos, uma vez que a abolição, a implantação da Republica, a busca de relações de trabalho, lançaram uma nova perspectiva para a educação, onde teria um cunho mais voltada para o nacionalismo, e o elitismo, num perspectiva moralizante do povo. (PCNS, 2000).

Mesmo nesse momento, a escola passa por diversas transformações, no que diz respeito, grade curricular, onde as matérias por vezes se mesclaram, entre História civil, nacional, etc. Essa é uma característica similar ao ensino no estado Novo, mas neste contexto, o sistema educacional, possibilita a inserção de um novo público no espaço escolar, a exemplos das mulheres que conseguem os direitos a matricula nestas instituições.

A escola, e o ensino como já foi dito, passou por inúmeras modificações, uma dessas aconteceu num momento do embate político brasileiro, a Ditadura Militar, que trouxe consigo um modelo autoritário, de conduta moral, que influenciou diretamente na estrutura escolar, tanto físico como estruturalmente.

Por fim, daremos ênfase, nas consequências destas transformações que a escola pública passou ao longo dos tempos, paralelo a isto, perceber as relações existentes, dos contextos político-histórico, antigo e atual, verificando o que permaneceu como influencia desse passado, como modelo de escola para a contemporaneidade.

Justificativa:

Mediantes as problemáticas supracitadas, passadas pela educação, percebamos a necessidade de se debater, os processos de modificação, pelos quais, a escola passou, entender como se compôs e se consolidou, e de maneira lúdica e prática passar, a importância de se valorizar a escola, numa forma comparativa dos moldes atuais para os que deram início a essa estrutura, que se conhece hoje por escola.

Nessa perspectiva, seria viável a aplicação deste trabalho, uma vez que, foi perceptível e ainda é, principalmente quando se tem contato direto com a da escola, sua defasagem e sua desvalorização, não só pelos estudantes mas também pelos profissionais que nela atuam.

Objetivo Geral:

Entender a institucionalização da escola pública brasileira e como ela aconteceu bem como os processos de mudanças e transformações ocorridos até a contemporaneidade.

Objetivo Específicos:

- Salientar as transformações pelas quais a instituição escolar passou;

- Fazer análises e comparações percebendo os traços que persistem, ainda dos outros modelos escolares;

- Incentivar a valorização da escola, a partir das problemáticas colocadas;

Metodologia:

Inicialmente tentaremos trazer uma breve abordagem do que se entendi por escola, atual, dessa forma usaremos através de uma peça teatral apresentaremos as dicotomias que se tem entre as características das escolas primárias e as que temos hoje. Será utilizado também imagens, slides e vídeos, contribuindo de forma mais lúdica para a explanação do conteúdo que se pretende abordar. Como também, trazer relatos de professores e profissionais da área educacional, uma vez que o “saber docente é, de acordo com a literatura da área, um saber plural, proveniente de diversas fontes.”(FONSECA, 1997, p.22), fazendo isto por meios de vídeos documentários, podendo perceber as mudanças do ensino num intuito de verificarmos as mudanças pelos quais, a escola e os componentes desse processo foram se moldando. O projeto será aplicado em quatro partes, onde inicialmente faremos abordagens entre a escola na colônia e império tendo como base textos, como os das obras: História da educação no Brasil, Democratização da Escola Pública, História da Educação Brasileira, como muitos outros, depois explanaremos essa escola no período Republicano observando suas modificações por meio de imagens e vídeo documentários, enfatizando o modelo educacional priorizado no contexto ditatorial brasileiro. E por fim compreender, por meio de fotos pessoais que retratem o período escolar vivido, apresentando as experiências no intuito de traçarmos as relações de semelhanças e diferenças entre as instituições, afim de demonstrar os avanços obtidos e entender o porquê dá não valorização do espaço escolar.

Fundamentação teórica:

Quando se pensa educação, é impossível não pensar também em Escola, esse lugar que desde de a infância somos introduzidos, e passamos horas diárias durante muitos anos de nossas vidas, onde se relacionamos, construímos amizades, aprendemos, desconstruímos ideias e construímos novas. Ela que é vista por alguns estudiosos da área, como instrumento para formar o cidadão, sendo a partir dela o ponta pé para uma mudança e evolução social, como afirma José Carlos Libâneo: “A escolarização é um dos requisitos fundamentais para o processo de democratização da sociedade”. (1994, p.34)

Essa, um dos maiores responsáveis pelo processo de reprodução, e produção do saber, onde o professor e o aluno exercem seus respectivos papeis sociais, onde “transmite conceitos e visões que introduzem do modo presente de organização econômica e social” (Nikitiuk, 2012, p.19).

Antes de mais nada, seria interessante pensar, de que forma essa nossa instituição se originou? como ela ficou dessa forma que conhecemos hoje? O que queremos dela? Nesse sentido, “refazer os passos da organização do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com