TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

Resenha: A ESCOLA E SUA HISTÓRIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

O Centro Solidário de educação Infantil foi inaugurado no dia 19 de fevereiro de 2009, na administração da prefeita Maria José Haueisen, localizado na zona norte da cidade, foi construído em parceria do governo do Estado de Minas Gerais, SERVAS e o Município de Teófilo Otoni, sendo a Prefeitura Municipal do mesmo a entidade mantenedora. É por origem, uma instituição para auxílio às mães que trabalham. Além do caráter assistencialista, integra as funções de cuidar e educar numa abordagem construtivista e sócia interacionista, entendendo a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social, físico e intelectual.

Os Centros Solidários de Educação Infantil são unidades com cerca de 700m² construídas e equipadas pelo SERVAS e entregues às prefeituras dos municípios atendidos, que doam terreno e após a inauguração do centro, assumem sua administração e manutenção.

Todas as unidades são de cores padronizadas, com muros azuis e parte externa do centro a cor mostarda. Abrigam berçários, sala de multimeios, salas de atividade por faixa etária, refeitório, parque recreativo, áreas administrativas e de apoio oferecendo espaços projetados para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças.

A estrutura física e ambientação humanizada foram projetadas para motivar e criar oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, respeitando a cultura em que se encontram suas necessidades e interesses.

Atualmente, atende 138 crianças de 0 a 5 anos em regime de tempo Integral, das 7:00 às 17:00 horas, dos bairros: São Cristóvão, Vila Ramos, Bela Vista, Vila Betel, Vila Pedrosa e demais localidades circunvizinhas. Está atento também para questões sociais, criando parcerias e projetos que venham contribuir para melhor qualidade dos trabalhos nele desenvolvidos.

Possui 09 turmas, 2- berçários com 08 crianças em cada; uma sala maternal I com 12 crianças; maternal II duas turmas 15 crianças; em cada sala, duas salas 1º período 20 crianças e duas salas 2º período 20 crianças com total de 138 alunos.

O centro solidário de educação infantil conta com 09 auxiliares de serviços, 02 auxiliares de secretaria, 01 supervisora, 01 diretora e 10 professoras efetivas desde o berçário até o 2° período que ministram aulas numa proposta de trabalho voltado para uma educação contextualizada respeitando sempre as etapas do desenvolvimento infantil de acordo com as diretrizes e parâmetros curriculares da educação, e com 23 educadoras sociais que auxiliam os professores em seus trabalhos pedagógicos do berçário ao 1° período e desenvolvem no contra turno oficinas de futebol, cineminha, dança, música, arte e literatura.

O Centro solidário de Educação Infantil está localizado na Avenida Alfredo Sá, nº 5356, São Cristóvão. A comunidade escolar é participativa nos eventos e reuniões escolares. Os matérias didáticas são de consumo é de responsabilidade da PMTO.

O Centro Solidário de Educação Infantil, também está atento para as questões sociais, criando parcerias e projetos a que vem contribuir para melhor qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com