TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Escola Pública: Histórias e Expectativas

Por:   •  5/8/2018  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS CODÓ

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS/ HISTÓRIA

DISCIPLINA: GESTÃO EDUCACIONAL

DOCENTE: DILMAR

DISCENTE: DAVID WILSON FRAZÃO CASTELO BRANCO

Gestão da Escola Pública: Histórias e Expectativas

Os primeiros estudos a cerca da Gestão Escolar Pública tiveram inicio ainda nas primeiras décadas do século XX, onde as instituições de ensino tinham tratamento e organização semelhantes ao de uma empresa. Essa situação acabou mudando no decorrer do século, onde ocorriam no Brasil várias mudanças nos campos da política, economia e social, que acabaram influenciando em uma nova forma de gerir e organizar os projetos voltados ao ambiente escolar.

A necessidade de uma melhoria constante do processo educacional brasileiro das escolas, faz com que haja também, o surgimento de leis que se façam presentes na garantia de uma melhor qualidade de ensino, para que sejam cumpridas o congresso nacional promulga a Lei 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que visa garantia da Gestão Democrática como norma de Ensino Público no pais. O objetivo da Gestão Escolar Pública é o de garantir uma melhor qualidade de ensino, para isso torna-se necessário a participação dos gestores, professores, pais e alunos, ou seja, de toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões dos processos educativos.

Aqueles que trabalham na área da educação devem ter a consciência que a atualização profissional visa não só garantir sua evolução profissional, mas também garante a formação de bons cidadãos.

Em cima da Gestão Pública Escolar, cria se a expectativa de uma melhor organização do ambiente escolar, que deve ser feita através da comunidade em geral, por intermédio do Gestor e sua equipe, que serão os responsáveis pelo planejamento e aplicação de todas as normas e ações dentro do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com