TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUERRA DO FOGO

Ensaios: A GUERRA DO FOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

A Guerra do Fogo

Essa resenha aborda o filme “A Guerra do Fogo”, dirigido por Jean-Jacques Annaud, no ano de 1981, com atores Everett McGill, Ron Perlman, Nameer El Kadi, Rae Dawn Chong.

O filme relata a pré-história, como era a vida do homem há 80 mil anos atrás, quando a terra era habitada por seres primitivos, vivendo em cavernas e em grupos nômades, especificando a espécie “Homo-Sapiens” tendo ao lado animais pré-históricos, como o tigre “dente-de-sabre”, os mamutes, entre outros a qual o filme se refere observando sua evolução ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo objetivo central, revelar como foi à descoberta do fogo.

O filme mostrou alguns grupos de hominídeos, que apesar de estarem pertos, viviam de maneiras diferentes, alguns mais evoluídos que os outros.

O grupo principal de hominídeos, a tribo “Ulam”, vivia em cavernas, se alimentavam de tudo que estavam ao alcance deles, comiam carnes, folhas das árvores, ovos que achavam em ninhos, eles se vestiam de peles de animais, pois não eram tão peludos, tinha relação sexual de forma bruta e poligâmico, suas armas eram feitas de paus para se defender dos inimigos, cultuavam o fogo, pois não tinham noção como fazê-lo.

Já um grupo de hominídeos “primatas”, era bem peludo não usavam peles de animais como vestimenta, e sim folha nas partes intima, suas armas eram ossos de animais, troncos de árvores e pedras para atacar os inimigos.

No filme havia também um grupo de hominídeos canibais, que se alimentavam de carne humana, se vestiam com peles de animais e suas armas eram pedaços de paus.

E um último grupo de hominídeos que eram mais evoluídos, a tribo “Ivakas”, eles tinham cabanas, domínios dos animais, senso de humor desenvolvido, vestimentas mais evoluídos, armas mais desenvolvidas como flechas, tomavam água em cabaças, tinham uma linguagem mais desenvolvida diferente dos outros grupos, e também eles descobriram a afetividade entre homem e mulher.

Os grupos tinham hábitos diferentes de vida por não estarem na mesma fase de evolução, e por se passar na pré-história o filme não apresentava diálogos. A única linguagem que se vê são as ações dos personagens, gritos, grunhidos e pela linguagem corporal.

O filme mostra uma constante luta entre pequenos grupos tribais para manter a posse de uma chama de fogo, que era muito disputada, pois além de oferecer a possibilidade da ingestão de alimentos em forma de assados, ajudava também, a combater o frio e espantar principalmente, os lobos ferozes. Para eles o fogo era uma forma de sobrevivência.

Os atos educativos que apareceram no filme, o principal foi aprender a fazer o fogo, que para eles foi uma “festa” esse descobrimento, outro foi ensinar a medicina através das plantas, eles também aprenderam a rir, quando a pedra caiu na cabeça do hominídeo e eles acharam “engraçado”, e outro também, foi o manuseio de armas, como fazê-las e outro aprendizado, foi a fazer sons para se comunicar entre eles.

Por ser um “filme histórico”, é uma representação do passado onde pode se encontrar “verdades” e “inverdades” é, portanto um documento de nossa história, pois corresponde a um acontecimento que teve existência no passado. Relatos como, os hominídeos em cima da árvore,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com