TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Guerra Do Fogo

Pesquisas Acadêmicas: A Guerra Do Fogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

O período Paleolítico (também conhecido como Idade da pedra lascada) da pré-história é representado no filme “A guerra do fogo”. O filme se passa há 80.000 anos e, nesta época, as primeiras espécies de hominídeos viviam em cavernas devido às baixas temperaturas decorrentes do período glacial e também para proteção contra ataques de animais selvagens.

A principal característica desse período é a produção e utilização, pela primeira vez, do fogo. E é o fogo o elemento central da história deste filme. O grupo Ivaka, mais desenvolvido, dominava a técnica de fazê-lo, enquanto os demais grupos cultuavam e tratavam-no como objeto sobrenatural, provocando desta forma um intenso conflito para a sua aquisição, devido aos benefícios que esta descoberta proporcionava.

São mostrados no filme quatro diferentes grupos de hominídeos. A primeira tribo, dos Ulam, composta de hominídeos mais primitivos, é surpreendida por um ataque para a obtenção do fogo da tribo dosWagabou (pouco evoluída e quase não se diferencia dos macacos devido aos seus corpos cobertos de pelos e por não possuir expressão de linguagem).

A tribo Ulam sai vencedora, mas, posteriormente tem seu fogo apagado e os personagens de Noah, Gaw e Amoukar saem em uma jornada para conseguir outra chama e realimentar seu fogo perdido.

Durante o percurso, entram em conflito com a tribo antropófagaKzamm ao tentar roubar o fogo deles. Após mais uma batalha vencida pelos Ulam, Naoh conhece Ika, uma mulher que pertence à tribo avançada dos Ivaka e que estava prisioneira da tribo dosKzamm.

Ao longo do filme é possível observar diversos conflitos que os personagens enfrentaram entre as tribos:

- A luta pela sobrevivência fora das cavernas, devido à exposição em ambientes desconhecidos, passíveis de ataques de animais selvagens e também de outras tribos que detinham o fogo. Um exemplo disso é a luta da tribo Ulam contra a tribo Wagabou e a tribo Kzamm pela conquista do fogo;

- Conflitos culturais e tecnológicos entre os personagens de Noah,Gaw e Amoukar e Ika quando expostos a diversos conhecimentos novos, tais como: pintura corporal, utilização da cerâmica, utilização de ervas medicinais, construção de cabanas, o uso da linguagem oral mais desenvolvida para expressar sentimentos e também a descoberta do riso, do prazer e do amor.

As formas de comunicação entre os elementos dos diversos grupos se dividiam entre gritos e gestos e uma linguagem mais desenvolvida em situações onde era necessário ser entendido por outras tribos. A expressão destes sentimentos transformou essa forma de comunicação. Sobre a linguagem, Rousseau em seu Ensaio sobre a Origem das Línguas, afirma que “a palavra distingue os homens entre os animais” (1999, p. 259). Ele apresenta que a linguagem não se dá apenas pela necessidade, visto que os animais também têm as mesmas necessidades físicas do homem. Para esse autor “não é a fome ou a sede, mas o amor, o ódio, a piedade, a cólera, que lhes arrancaram as primeiras vozes” (1999, p.266). Ou seja, a afirmação de Rousseau explica algumas cenas do filme onde é perceptível que a tribo Ivaka expressa seus sentimentos como a felicidade (através da manifestação do riso), a demonstração de afeto e os sons emitidos por eles que mais se assemelham às palavras.

Outro ponto importante a ser abordado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com