TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUERRA DO FOGO

Monografias: A GUERRA DO FOGO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório: Filme ‘A guerra do fogo”

O presente filme relata a vida do homem na pré- história há cerca de 80.000 anos atrás, nessa época viviam os seres primitivos, vivendo em cavernas, em grupos nômades, tendo ao lado animais pré-históricos, como tigre-dente-de-sabre, o mamute, entre outros, ao decorrer do tempo irá mostrar a descoberta do fogo.

No filme tem dois grupos de homínidios que tinham hábitos diferentes de vida por não estarem na mesma fase de evolução, o filme não apresenta diálogos, a única forma de comunicação são através de gritos, grunhidos e pela linguagem corporal. A tribo Ulan vive em torno de uma fonte natural de fogo, onde é atacada por lobos e macacos, onde eles perdem o fogo que mantinham acesso a todo custo, não sabendo mais como reacende-lo, Três membros vão atrás de uma nova chama na floresta, até encontrarem uma tribo Ivakas, que sabia como fazer fogo, eles sequestraram, uma mulher Ivaka, Como foi dito anteriormente, as duas tribos tinham hábitos diferentes por estarem em etapas distintas de evolução. Enquanto o primeiro grupo, a tribo Ulam tinha o fogo como um fenômeno sobrenatural, cultuando-o, pois não tinham noção de como se faz, o segundo grupo, a tribo Ivakas, dominava a tecnologia do fogo. A partir daí passa a surgir uma espécie de ”associação humana externa“, já que ocorre em grupos diferentes. Podemos perceber que para haver essa união, houve interesse por parte do homem. Vale a pena citar que foi neste grupo que ele aprendeu a gerar o tão desejado fogo. Depois, a mulher volta a conviver com o grupo Ulam, havendo uma nova uma associação humana. É extremamente necessário chamar atenção do fato ocorrido no filme “explicitamente apaixona-se por uma mulher de outra tribo” É daí que surge a expressão de sentimento do homem. Eles descobrem a afetividade entre homem e mulher.

Por fim o filme A guerra do fogo corresponde a um acontecimento que teve existência no passado.É um filme original exclusivo, quase um documentário de antropologia com uma história concreta e bem estruturada, abrindo espaço para o estudo do comportamento humano pré-histórico com notável diferença já citada entre a origem da linguagem, raízes da espécie humana e pelo florescer da razão e das tecnológicas que mostra ao longo da disputa pela chama do fogo, que culmina com o domínio e o conhecimento de como gerá-la, através do atrito, são também mostradas algumas passagens da evolução da humanidade, que vai do prazer sexual, puramente animalesco, passando pela sensação do riso, pelo sentimento da solidariedade, egoísmo, hierarquia, entre outros, até chegar aquilo que é hoje, um aglomerado de pessoas, que vive numa sociedade global, relativamente estruturada, mantendo uma luta inacabável em busca de uma existência confortável, segura e sem violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com