TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grécia e a Roma

Por:   •  15/10/2018  •  Abstract  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem como objetivo definir a história,costumes,politica,cultura,religiao e o direito nas civilizações de Grécia e Roma, civilizações que desde os primórdios ate os dias atuais deixaram grandes legados para as civilizações atuais.

Segundo A Mitologia, Os romanos são descentes de Éneas, um herói troiano  que escapou quando gregos atacaram a sua cidade possivelmente no século 15.a.c seu filho ascânio fundaria alba longa que seria a futura Roma fundada por seus descendentes Rômulo e remo. Origens históricas de Roma A data lendária (753 a.C.) da fundação de Roma não representa o período mais antigo de ocupação do local onde a cidade surgiu... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/roma-antiga---origens-costumes-cultura-cidadania-e-direito.htm?cmpid=copiaecola

Já a origem dos gregos remotam há mais de quatro mil anos, na região da península balcânica ,que passou a abrigar vários povos de origem indo-europeia

Como o surgimento dA escrita  como uma nova tecnologia ajudou bastante os gregos nas criações das leis. Assim surgindo os primeiros códigos de leis.

São de particular interesse dois legisladores atenienses: Drácon e Sólon. O primeiro fornece a Atenas o seu primeiro Código de leis, que ficou conhecido por sua severidade e cuja lei relativa ao homicídio foi mantida pela reforma de Sólon. Deve-se a Drácon a introdução de importante principio de Direito Penal: a distinção entre os diversos tipos de homicídio, diferenciando entre homicídio voluntário, homicídio involuntário e o homicídio em legítima defesa.

Abstrato

Roma nasceu através de Enéas que foi um herói troiano, os romanos eram trabalhadores do campo, para eles a arquitetura era muito importantes, o direito romano era dividido em duas partes:

-Direito Publico

-Direito Privado

O Império Romano Teve Duas Fases: A Monarquia E A Republica, os romanos eram politeístas ou seja acreditavam em vários deuses

Já na grecia antiga nasceu os jogos olimpicos,como homenagem para zeus,os gregos tem um costume há mais de 4000 anos, que e a quebra de pratos no qual eles acreditam que o som emitido espanta espíritos

As cidades-estados deram inicio aos sistemas atuais de governo que conhecemos hoje, também podemos destacar as formas de governo tirana e oligárquica

A religião grega era politeísta ou seja acreditavam em vários deuses

Costumes e Cultura Romana

Os romanos em primeiro momento eram trabalhadores do campos alimentando-se de seu próprias plantacões,os romanos eram muitos virtuosos em modéstia e disciplina a família era a maior instituição sagrada.

Com o passar do tempos os romanos foram se identificando com os deuses gregos devido à grande influência que a Grécia - embora fosse dominada por Roma - exerceria sobre ela e sua cultura...

Diferente de arquitetura que no qual para os romanos era no caso os edifícios públicos e para os gregos eram os templos.

Politica E Direito Romano

Para os romanos o estado era superior a tudo quem estivesse a serviço da RES publica(coisa publica) deveria respeitar os deuses e ser virtuosos cidadãos romanos era regulamentado por leis nas quais podemos dividir em duas partes

Respeito aos negócios do estado(direito publico)

Relações entre famílias e particulares(Direito privado)

Historia Romana

Roma era governada de inicio pelos patrícios que era a elite sistema politico nessa época foi a monarquia embora a cidade era governada por um patrício anos depois em República Romana (509 a.C. a 27 a.C.)


Durante o período republicano, o senado Romano ganhou grande poder político. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa.

Principais imperadores romanos: Augusto (27 a.C. - 14 d.C.), Tibério (14-37), Caligula (37-41), Nero (54-68), Marco Aurelio (161-180), Comodus (180-192).

Religião Romana

Os Romanos Eram Politeistas,ou seja acreditavam em vários deuses. Muito desses deuses conquistados foram incorporados ao cultos romanos. Os deuses eram antropomórficos ou seja possuíam características de seres humanos, além dos deuses principais os romanos cultuavam os deuses lares e penates          eram cultuados dentro das casas e protegiam as famílias os principais deuses eram jupiter,juno,apolo,marte,diana,venus,ceres e baco.

Costumes e Cultura Grega

Foi Na Grécia Antiga Que Surgiram os jogos olimpicos,os jogos olímpicos eram uma homenagem a Zeus o principal dos deus  Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras.

Alguns costumes do povo grego são bem curiosos, como o de quebrar pratos em celebrações. Ninguém sabe exatamente onde e como isso começou, porém essa tradição já acontece há quatro mil anos. Os gregos acreditam que o barulho dos pratos afasta os espíritos ruins e ainda mostra uma forma de desapego material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com