TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Percebemos que essa vertente histórica possui características muito peculiares na forma de se estudar, e como não poderia ser diferente sofreu criticas profundas pelo seu enunciado mostrar flexibilidade na maneira de conduzir um determinado artigo ou relato histórico. Em muitos momentos é nítida sua busca por uma explicação completa do assunto se atendo aos detalhes nela enrustidos, já em outro momento deixa vazio, e pouco claro sua verdadeira direção, a pluralidade de nuances abordados num mesmo assunto foi a principal queixa dos críticos da historiografia tradicional.

Tentar entender de forma simples a história das mentalidades e como ir de encontro a ela mesma, pois na própria metodologia da matéria vemos que esta aborda no contexto temas como psicologia e linguagem, por exemplo. Sua busca pelo todo fica clara nos seus principais fundamentos; procura a totalidade explicativa, sempre mostrando sua fonte ideológica, mesmo quando apenas faz uma narrativa de episódios históricos. Precisamos lembrar que mesmo nos momentos em que houve rupturas nas estruturas ideológicas a história não parou, pois sabemos que esta não está condicionada a ser estática, pois ela é por si só vive se produzindo. A história das mentalidades veio para produzir alternativas na busca de outras ou de varias formas de se chegar ao produto final, e para os dias de hoje com as novas tendências de ensino e estudo de um tempo que não pode parar, devemos lembrar que essa corrente trouxe a tão famosa interdisciplinaridade, tão fundamental na busca de uma ideia completa e diversificada dos temas a serem estudados.

A partir daHistória das mentalidadespodemos estudar no contexto os modos de pensar e de sentir dos indivíduos, quando percebemos a relação dialética entre estes, bem como suas condições objetivas. O que ficou bem claro quando houveram as criticas a esta corrente é que ao romper com métodos tradicionais a história das mentalidades buscou o “novo”  buscando as várias visões de mundo,  do sistema de crenças, de valores e de representações próprios a uma época ou grupo. Nasceu anecessidade de explicar o que de mais fundo persiste e dá sentido à vida material das sociedades, ou seja, as ideias que os indivíduos formam das suas condições de existência que comandam  a organização dos seus destinos. Com essa corrente começou a se formar mais claramente como uma nova orientação da pesquisa histórica.

A História das mentalidades associou-seao conceito de longa duração,as mentalidades constituiriam um padrão de pensamento ou de sensibilidade que mudaria muito lentamente, vindo a formar uma nova estrutura, constituir temáticas exóticas para os historiadores que se dedicavam a temas historiográficos mais tradicionais.Na escola a história é vista como uma disciplina chata, detestada por muitos pelo fato decorar datas e acontecimentos. A história das mentalidades muda um pouco essa concepção.
Como introdução, dizemos que a história das mentalidades representa uma ruptura, uma busca a pontos da historia não estudados e como qualquer ciência se renova de acordo com o período vivenciado. Na França surgiu uma modalidade historiográfica denominada “História Nova”, ela tem como principal função questionar o ensino da história. Ela enfoca em objetos de análise capaz e mostrar realidades inexploradas ate então.A História nova estuda grandes populações, seus costumes e atividades, diferentemente da história tradicional que estuda guerras, conquistas e revoluções.Ela se une com outras ciências na busca de uma maior obtenção da realidade em um processo denominado “interdisciplinidade”.A história das Mentalidades busca estudar o que escapa inconscientemente do individuo, baseia-se seu estudo no cotidiano da sociedade. Ela procura saber o que foi pensado levando em consideração a ideologia do momento histórico.A história das mentalidades pesquisa mais o espírito do que a matéria e estuda unindo o individual ao coletivo. Utilizam fontes históricas como documentos literários, artísticos e objetos de adorno. Não estuda apenas a alta sociedade mas sim toda a população da época , tanto ricos como pobres , notando assim as diferenças socioeconômicas existentes no período estudado. Preocupa se em estudar os sentimentos.
A história das mentalidades não é descritiva, mas sim problematiza os acontecimentos sendo assim incapaz de ser cientifica.Existe também uma comparação entre Marxismo e as mentalidades.Tanto Marxismo como as mentalidades buscam os mesmos objetos de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com