TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA MEDIEVAL II

Por:   •  13/11/2017  •  Exam  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

ANDRÉ VITOR DOS REIS

ATIVIDADE AVALIATIVA:

HISTÓRIA MEDIEVAL II

MARINGÁ

2017

ANDRÉ VITOR DOS REIS

ATIVIDADE AVALIATIVA:

HISTÓRIA MEDIEVAL II

 

Atividade apresentada à disciplina de História Medieval II, como pré-requisito á aprovação, ministrada pela Professora e Doutora: Vanda Fortuna Serafim    

MARINGÁ

2017

1. Explique como o contexto de florescimento da cidade na Baixa Idade Média contribuiu para a organização das corporações de ofício e quais as características e motivação para o surgimento destas corporações.

R: A partir do século XI, as cidades começam a se fortalecerem novamente, eram cidades bem diferentes das aquelas cidades que existiam antes do regime feudal. Houve uma crescente movimentação de camponeses em busca de melhores condições de vida nas cidades, conhecemos esse acontecimento por êxodo rural, com a grande movimentação de pessoas nas cidades as construções aumentaram em um regime acelerado e irregular, por causa deste problema foi exigido uma maior fiscalização das atividades exercitadas nas cidades, com o espaço urbano em constante crescimento e o surgimento de uma diversa gama de ofícios para suprir as necessidades das cidades e para exportar para outras regiões, houve a necessidade de controle de preços e da oferta dos produtos para evitar abuso ou concorrência desleal entre os diversos ofícios. Esses fatores levaram a criação de grupos que congregavam certos ofícios, esses grupos buscavam aglutinar os trabalhadores de um mesmo oficio. Essas organizações de oficio serviam para designar as organizações de profissionais por oficio exercido. Henri Pirenne define corporações de oficio como uma corporação industrial que gozava do privilégio de exercer exclusivamente determinada profissão, de acordo com os regulamentos sancionados pela autoridade pública (1982, p. 183).                                                                                                            

A real motivação para a criação das corporações de oficio foi a vontade mutua de dois lados, um lado a necessidade dos artesoes garantirem a proteção do exercício de seu oficio, e de outro pela necessidade de o poder municipal, político, religioso ou econômico controlar essas atividades.

2. O surgimento da universidade no século XIII, não é um fato isolado, mas foi resultado de transformações que vinham ocorrendo na sociedade, as quais produziram profundas alterações em todos os níveis das relações sociais, especialmente na cultura” (OLIVEIRA, 2010, p. 55). Explique e desenvolva esta afirmação.

R: O autor esclarece que o surgimento da Universidades medievais na Europa medieval no início do século XIII, representou um marco muito significativo na história da educação, medieval. As Universidades provavelmente são os mais significativos monumentos que a Idade Média nos legou. Neste período houve transformações na cultura, os homens de saber que até então viviam em função dos mosteiros e das abadias passaram, a partir de então, a se preocupar com as coisas terrenas, com um universo de coisas relacionadas ao seu cotidiano. Os homens de saber começaram a buscar explicações pela razão deixando um pouco de lado a religião. O autor esclarece que o Surgimento das Universidades no século XIII não é um fato isolado, e sim foi resultado de profundas transformações que já viam ocorrendo no final do século XII, transformações em todos os níveis de relação social e cultural, uma grande transformação cultural foi a disseminação do saber principalmente para o mercador, um oficio que estava em um grande crescimento e que necessitava de conhecimento, O surgimento da Universidade vai levar o conhecimento para outras áreas não apenas a nobreza e para o clero como era antes, mas devo elencar aqui que a Igreja Católica teve uma grande participação para o surgimento da Universidades, até os professores pertenciam a igreja. Outro detalhe interessante é que a Universidade vem de origem dos colégios episcopais, isso revela que sua criação já estava em desenvolvimento anos antes do século XIII.

3. "Os questionamentos teológicos apresentados por Lutero não foram revolucionários, nem originais; entretanto, encontraram um ambiente político favorável para o seu êxito. O retorno a uma Igreja primitiva nos moldes apostólicos já havia sido defendido no segundo século de existência do Cristianismo. Desse modo, a reforma do início dos tempos modernos foi apenas o coroamento das lutas internas que ocorreram na Igreja desde o seu nascimento." (VIEIRA, 2010, p. 78). Pensando no contexto da Baixa Idade Média, apresente pensadores e movimentos sociais/religiosos que demonstrem essa afirmação.

R:A Baixa Idade Média é um período que durou entre o século XIII ao XV, foi uma época em que o sistema feudal estava entrando em crise, muitos movimentos econômicas, religiosas, políticas e culturais ocorrem nesta fase. Na Baixa Idade Média a civilização europeia viveu um ápice de crescimento, resultado da diminuição das guerras e melhores condições de vida, porém entrou em declínio com a peste negra na segunda metade do século XIV, relatos da época mostram que a doença foi tão grave e fez tantas vítimas que faltavam caixões e espaços nos cemitérios para enterrar os mortos. Essa peste integrou a série de acontecimentos que contribuíram para a Crise da Baixa Idade Média, como as revoltas camponesas, a Guerra dos Cem Anos e o declínio da cavalaria medieval. Com a morte de boa parte dos servos, muitos senhores feudais aumentaram as obrigações, isso resultou em um aumento de trabalho e aumento de impostos, com isso ocorreram revoltas camponesas. Estes chegaram a invadir e saquear castelos, assassinando os senhores feudais e outros nobres. Os senhores feudais que conseguiram sobrevier não ficaram inertes aos movimentos de revolta. Organizaram exércitos fortes e combateram com violência as revoltas. Porém, em muitas regiões da Europa, os camponeses obtiveram conquistas importantes, conseguindo diminuir as obrigações servis. Outro movimento importante que teve início em 1337 a 1453 e teve duração de 116 anos, essa guerra envolveu reinos da França e Inglaterra, foi a principal e mais sangrenta guerra europeia do período medieval. Outro grande acontecimento foi a Reforma Gregoriana, procurou estabelecer claras diretrizes para resolver a tensão entre Igreja e Estado. Ocorrida no século XI. Essa reforma levou esse nome em referência ao Papa Gregório VII (1020-1085), que elaborou um programa de regulamentações do pontificado católico. As principais diretrizes da reforma de Gregório VII foram redigidas no famoso documento intitulado Dictatus Papae (Ditos do Papa). Essas diretrizes passaram a ser o molde de várias alterações que foram feitas pela Igreja Católica e articuladas com os imperadores até 1215 com o IV Concílio de Latrão. A baixa Idade Média foi um período de muito estudo de filósofos importantes como, Santo Anselmo, Abelardo, Santo Alberto Magno, Tomás de Aquino, Mestre Eckhart, Duns Escoto, Guilherme de Ockham, e Nicolau de cusa, esses importantes autores desenvolveram obras principalmente sobre Teologia, questões metafisicas, logica dos termos, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com