TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia em Quadrinhos

Por:   •  22/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.374 Palavras (18 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE HISTÓRIA

Aristides Alves dos Reis Filho

PROJETO DE PESQUISA DE TCC

A História em Quadrinhos como Recurso Didático.

Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Faculdade de História como requisito parcial de avaliação na disciplina “Metodologia: Projeto de Pesquisa”, ministrada pelo professor Dr. Reginaldo Cerqueira Sousa.

Linha de pesquisa: Didática Histórica e Linguagens.

 

Marabá –PA

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO __________________________________________________________3

2. DEFINIÇÃO DA TEMÁTICA/OBJETO E PROBLEMÁTICA __________________4

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ______________________________________________5

4. JUSTIFICATIVA_________________________________________________________8

5. OBJETIVOS_____________________________________________________________9

6. QUADRO TEÓRICO-METODOLÓGICO __________________________________10

7. TIPOLOGIA DAS FONTES_______________________________________________12

8. BIBLIOGRAFIA ________________________________________________________13

  1. INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos as Histórias em Quadrinhos vêm ganhando cada vez mais destaque no ambiente escolar sejam de forma críticas, reflexivas ou humorísticas, este é cada vez mais utilizado como forma de transmitir determinadas informações. Sua contribuição dentro dos saberes estudantis é indispensável pois influenciam na cultura do indivíduo assim como traz reflexões sobre a sociedade em que ele está inserido com o uso de diversos assuntos que potencializam o aprendizado.

Refletindo acerca do ensino-aprendizagem a escola é um importante ambiente para a formação das pessoas, não só no aspecto pedagógico, mas também nas relações sociais políticas e culturais. É nela que se constituem as metodologias de ensino e, consequentemente, as teorias que dão condições para o desenvolvimento do conhecimento e reflexões, mas a realidade presenciada não necessariamente nos proporciona desenvolver tais conhecimentos. A preocupação dos professores não tem sido somente com a escrita e leitura de seus alunos, pois um ponto que não deve ser esquecido é a questão de interpretação o que dificulta a assimilação dos conteúdos trasnsmitidos, bem como, a problematização e absorção do conhecimento.

As Histórias em Quadrinhos (HQ’s) buscam facilitar o entendimento dos assuntos abordados pelo professor por utilizar linguagens visuais e textuais proporcionado uma interpretação objetiva de tais assuntos. O que torna de suma importância o uso desse tipo de recurso para a didática e desenvolvimento de leitura, para a interação do aluno em quaisquer que sejam os ambientes em que estejam; que pode levar também ao melhor nível de satisfação relacionado ao ensino abordado tanto pelo professor como pela instituição em si.

  1. DEFINIÇÃO DA TEMÁTICA, OBJETO E PROBLEMÁTICA

As histórias em quadrinhos ganharam destaque maiores após o século XIX onde elas começaram as ser mais utilizadas e deixaram de ser expressas apenas com imagens e passaram a conter textos escritos que reforçavam mais ainda a idéia a ser transmitida, até então quando havia a necessidade de se colocar palavras escritas estas eram inseridas abaixo dos quadrinhos e não inseridas em balões, dentro deles. Segundo Guimarães (2003, p. 6) “Somente a partir do final do Século XIX, talvez com ‘Os Sobrinhos do Capitão’, de 1897, é que os balões se tornaram, até hoje, o recurso mais usado para a representação dos diálogos nas Histórias em Quadrinhos”.

Portanto a escolha desse tema surgiu de modo que o professor pode usar os quadrinhos de diversas formas desde a complementação de conteúdos até a utilização da criatividade destes em sala de aula, quando a capacidade de construir informações expressas em quadrinhos para aperfeiçoar tudo o que foi visto. O importante é que essa ferramenta vem trazendo grandes contribuições desde o ensino fundamental até o ensino médio (BRAZ; FERNANDES, 2009, p.1). Dessa maneira os autores Braz e Fernandes (2009, p.1) explicam que:

[...] os quadrinhos podem ter inúmeras finalidades: Exemplificar o que foi ensinado; Corrigir distorções conceituais; Criar situações problemas; Complementação para o tema discutido; Motivação para o tema a ser discutido; Desenvolver a crítica e a criatividade através da criação de quadrinhos pelos próprios alunos. (Braz; Fernandes, 2009, p.1)

Um dos exemplos da utlização das histórias em quadrinhos trata-se do uso no Exame Nacional de Ensino Medio grande parte das questões ali expostas são interligadas aos quadrinhos ou tem eles como referência e entre imagens e palavras expressam conhecimentos indispensáveis e que veem agregar muito nos saberes escolares. A familiarização desde o ensino fundamental faz com que ao ter contato com este gênero textual no ensino médio os jovens e adolescentes já interajam de maneira fácil com os quadrinhos (RAMOS, 2012, p.25). Na visão de Cirne (2000, p. 19):

[...] o verdadeiro (e bom) quadrinho seduz pelo conhecimento que leva ao despertar, que leva à alegria, ao prazer, à consciência. O despertar que leva à soma de possibilidades formais e conteudistas, mediadas pelo simbolismo da função poética entre o objeto apenas visto e o objeto de fato desejado. A função poética, assim entendida, passaria a ter, digamos, uma função amorosa baseada, inicialmente, na sedução. E a arte, mesmo a mais clássica, desde que sensível e de modelar competência, não é apenas para ser vista, para ser contemplada como algo inerte; é para ser desejada, amada (ou odiada) com intensidade. (Cirne, 2000, p. 19)

Contudo o que aqui foi visto é possível concluir a importância das histórias em quadrinhos dentro do ambiente escolar como facilitador de aprendizagem. Por já fazem parte do currículo educacional tanto do ensino médio como do ensino fundamental e está presente cada vez mais no dia escolar e no cotidiano de diversos leitores, já que estes podem retratar diversos conteúdos desde críticos, humorísticos ou reflexivos, as HQ’s tem bastante influencia na sociedade.  Muitas das vezes retratando a história do país e fazendo com que a criança e adolescentes aprenda conceitos morais e éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com