TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História De Florence

Ensaios: A História De Florence. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO – ENTREGA DIA 25.03.14

Filme: A História de Florence Nightingale

1- Faça uma síntese do filme.

R: O filme conta toda trajetória de Florence e o papel dela para a Enfermagem Moderna. Florence, desde jovem escolheu servir a profissão de enfermeira. A decisão de dedicar-se inteiramente a profissão não agradou a sua família, foi contra o papel tradicional das mulheres da época, entretanto participava das festas, jantares, mas pouco se divertia, aparentemente não gostava daquilo, o modelo de casamento era para todas as mulheres, elas teriam que ter filhos e ficar em casa para cuidar exclusivamente dos assuntos familiares, mais Florence fugiu totalmente desta tradição, pois seu destino era outro. Aos 17 anos Florence recebeu um “chamado” de Deus que a direcionava a um caminho de ajudar ao próximo, e ela como já gostava de ajudar doentes resolveu visitar o hospital de sua cidade para conferir de perto o que acontecia por lá, já que estava com intuito de servir. Quando chegou e viu que, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes, e muitas vezes trabalhavam como cozinheiras e prostitutas, Florence ficou espantada, ainda mais pela condição do tratamento médico que os pobres doentes recebiam, ela sabia exatamente o que devia fazer, pois em um local como aquele sem higiene alguma, não daria para ninguém se curar, pelo contrario, as pessoas pareciam ser “acolhidas” para esperar a morte.

Comunicou a família seu desejo de ser enfermeira e cuidar dos feridos dos hospitais ou de onde fosse aceita, mas isso era completamente fora do esperado para uma família tão tradicional como a dela, sua mãe não aceitou, porque sabia exatamente o que acontecia realmente lá, as prostitutas, o desrespeito, e várias outras coisas. Deixou a decisão nas mãos do pai de Florence, e ela correu até onde ele estava, e conseguiu todo o apoio do pai que a amava muito.

Florence também tinha um pretendente que queria casar-se com ela, e sabendo do seu sonho, ficou inicialmente ao seu lado, mas Florence não aceitou seu pedido de casamento, pois sabia que se casando não poderia desenvolver com liberdade seu trabalho direcionado a saúde e atender o chamado de Deus.

Para especializar-se visitou um hospital de freiras católicas, ficou mais impressionada ainda pelo ato do cuidar e pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e práticas de saúde, higiene, prevenção e disposicão das freiras.

Quando retornou para a sua cidade, ela convocou uma reunião no Hospital que havia visitado há tempos atrás e expos suas propostas, tais que pareciam impossíveis de serem cumpridas, mas no fim das contas Florence foi aceita no hospital como administradora, e ao passar do tempo ela foi se tornando a principal defensora de melhorias no tratamento médico.

A sua fama foi se espalhando, e após a terrível guerra da Criméia onde havia milhares de soldados feridos que necessitavam de tratamento, pediu para ir para ao local da guerra cuidar destes soldados. Florence e mais 40 enfermeiras seguiram para Scutari na Turquia, em busca da sua mais importante missão.

Quando chegam ao alojamento dos feridos seus olhos viram um lugar horrível, todo fechado com muita sujeira, ratos, desorganização, os feridos espalhados sem nenhum cuidado, feridas inflamadas e um cheiro de cólera insuportável. A vontade imediata de Florence foi ajudar aqueles soldados em sua maioria jovens, junto com toda equipe de enfermagem, mas os homens responsáveis pelo local não concordaram com sua intromissão, apenas pelo fato de serem mulheres a cuidar de soldados, alegando que isso iria ferir o orgulho da classe. Florence não desistiu e começou com a limpeza, a organização e higienização. Após uma segunda batalha, muitos outros feridos seguiram para o hospital, obrigando os dirigentes a aceitar a ajuda de Florence e suas enfermeiras que até então tinham feito um ótimo trabalho com a limpeza no local.

Florence passou por períodos de angústia, solidão, nesse local onde recebeu uma carta do seu amor, avisando-a que havia se casado.

Florence tentava passar tranquilidade para os doentes, procurava confortar na hora da morte. Florence era muito atenta a tudo que acontecia a sua volta, saia de leito em leito com uma lamparina acesa para ver de perto cada um dos feridos.

Ela conquistou grande reconhecimento mundial e principalmente do país onde nasceu. Esteve doente com febre tifoide, mas curou-se. Ficou com sérias restrições físicas, então quis retornar para casa, junto de sua mãe, seu pai e sua irmã, recebeu todo carinho e amor. Florence Nightingale voltou para a Inglaterra como heroína em Agosto de 1857 e de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria Rainha Vitória, que lhe concedeu homenagens e autoridade perante todos os hospitais da Inglaterra.

Impossibilitada de fazer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida no seu valor profissional e técnico, recebendo prêmio concedido através do governo inglês. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas.

Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.

Florence Nightingale faleceu em 13 de agosto de 1910, deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu o caminho para a enfermagem moderna.

2- Em que época o filme se passa?

R: O filme se passa na época vitoriana, em que a Rainha Vitória esteve no poder, período este que foi marcado pelo conservadorismo social e cultural, onde entre a família os homens saíam para trabalhar e as mulheres cuidavam da casa. Também foi o momento por onde se passou a expansão do imperialismo inglês e de grandes avanços tecnológicos como a invenção da eletricidade, do telégrafo e do telefone.

3- Qual classe social a família de Florence pertencia?

R: A família de Florence fazia parte da nobreza, era uma família rica.

4- Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com