TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História E Ensino de História

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Santa Cruz

DISCIPLINA: História E ensino de história.

RESUMO: O QUE É HISTÓRIA.

Borges, Vavy Pacheco.O que é história. 2ª ed. Fev. – São Paulo: Brasiliense, 1993 (coleção primeiros passos.

A HISTÓRIA DA HISTÓRIA

  1. A PRÉ-HISTÓRIA DA HISTÓRIA

  1.  A história surgiu no século VI a.c na região mediterrânea e significa investigação e informação.
  2.  A primeira forma de explicação das sociedades primitivas é o mito, que são explicações magicas e religiosas.
  3. O mito é sempre uma história com personagens sobrenaturais que cotam a história do início de algo.
  4.  O mito e visto como exemplo de modelo para outras sociedades e ela é sempre aplicada a situações concretas.
  5. Se conhece a existência entre IV e o III milênio a.c, onde existe sociedades com escritas e um governo autoritário com uma visão sempre divina.
  6.  O Egito e a Mesopotâmia são exemplos dessas sociedades com mitos que explicam a origem da vida
  7. No Egito retrata o mito de Osíris que foi morto pelo seu irmão, mas que volta a vida graças a Isis indo morara entre os deuses
  8. Na mesopotâmia acredita-se que existe dois princípios: O feminino e o Masculino. Deles descenderam outros deuses. Marduk vai vencer todos os deuses que li procederam formando o mundo com o corpo de Timat  ( principio feminino)
  9. Na Grécia por volta do primeiro milênio a.c o mito será encontrado como poesia.
  1.  O APARECIMENTO DA HISTÓRIA
  1.  A explicação mítica não vai desaparecer, mas vai estar junto com outras, como por exemplo a história.
  2.  A história nasce junto com a filosofia como uma forma de explicação, porém a filosofia abrange todas as áreas de conhecimento que posteriormente irão vir se separar.
  3.  Heródoto é considerado o país da história pois é o primeiro a empregar a palavra no sentido de pesquisa.
  4.   Os cidadãos gregos querem conhecer a organização de suas cidades estado, percebendo-se que os historiadores estão preocupados com questões mais imediatas
  5. As explicações não se fazem mais referência ao sobrenatural como por exemplo os deuses, e começam a analisar as condições e atividades humanas.
  6.  Há uma preocupação com a verdades.
  1. A HISTÓRIA TEOLÓGICA
  1. A unificação da humanidade não é mais em torno da ideia de Roma, mas da visão do cristianismo.
  2.  A influência do cristianismo é tão grande que a cronologia do ocidente e feita através de seu principal acontecimento: A vinda de cristo a terra.
  3. A história continua tendo uma visão de tempo linear seguindo um plano de divindade
  4. O cristianismo é uma religião histórica por possuir uma ordem de tempo linear
  5. O aparecimento da Europa se da com a formação de diferentes povos nos primeiros séculos da idade média.  
  6. Os primeiros séculos da idade média e de regressão cultural e demográfica. A maioria da população não sabia lê (A maior parte dos documentos foram escritos pelo clero.)
  7.  Os documentos não oficiais de comerciante, cavaleiros e escudeiros começam a aparecer nos séculos XII
  8. A história nessa época se preocupava com narração de fatos sem busca de explicação, não possuíam senso crítico.
  9.  A história na idade média é bastante marcada pela credulidade, e isso refletiu na forma de se fazer história. Mas isso vai sendo substituído por conhecimentos mais exatos com os estudos produzidos pela Europa.
  1. A ERUDIÇÃO, A RAZÃO E O PROGRESSO NA HISTÓRIA.
  1.  A sociedade europeia ocidental está em período de modernidade em pelo declínio do sistema feudal
  2.  Devido a expansão do comercio o homem irá se dedicar em compreender melhor o mundo real.
  3.  O interesse do homem como centro do mundo surge em oposição a sociedade medieval que se preocupava bastante com a fé cristã e as tradições.
  4. O empirismo é todo conhecimento baseado em experiência e observação, que se fortalece depois do racionalismo
  5. No século XVX ao XIX vão surgir técnicas para preparar e criticar toda documentação antiga e sua exatidão, que vão se aperfeiçoando cada vez mais. Através dessas técnicas que nasce a cronologia e os estudo de certas áreas da história.
  6.  Os filósofos iluministas no século XVIII, acreditavam que a humanidade iria dominar a natureza cada vez mais em uma evolução constante.
  7.  Os burgueses vão procurar reorganizar suas formas de pensamento buscando explicar sua nova realidade.
  8.  No século XIX cada país vai começar a levantar a documentação referente ao seu passado procurando caracterizar o espírito de cada povo, a sua situação social e sua maneira de ser.
  1. O MATERIALISMO HISTÓRICO E A HISTÓRIA ACADÊMICA.
  1. No século XIV a sociedade burguesa começa a se estabilizar junto com a implantação do capitalismo industrial.
  2. Karl Marx e Friedrich surgem com um novo pensamento filosófico (materialismo dialético), esse pensamento é aplicado a história que fica conhecido como materialismo o histórico
  3. O materialismo histórico mostra que a para a sobrevivência dos homens, eles precisam transformar a natureza de forma conjunta.
  4. Para conhecer a realidade é necessário que os homens tenham uma relação coma natureza e com os outros homens. São as condições materiais que irão provocar as transformações.
  5. A realidade é dialética por causa das diferentes classes sociais, que são a contribuição para a análise do capitalismo e a introdução de um novo método analítico da sociedade.
  6. No século XIX o conhecimento histórico passa a ser produzido nas universidades, mas o materialismo histórico não pé adotado por estar ligado as transformações revolucionarias capitalistas.  
  1. PERSPECTIVAS ATUAIS
  1. A Europa passou a entrar em contato com outros povos e culturas na expansão colonialista, e se essas outras sociedades eram sempre comparadas a organização europeia.
  2.   Para o eurocentrismo a história é um processo de desenvolvimento constante até a modernidade, ela parece ter como objetivo a Europa com grande desenvolvimento cultural, técnico e econômico.
  3.  Com a segunda guerra os historiados passam a acredita que é necessário olhar para todo o globo para que se possa entender a situação social da sociedade.
  4.  O materialismo histórico e a história das civilizações é uma visão influenciada do ocidente que abordam a realidade de forma diferente mas que possui suas semelhanças.
  5.  Ambas se preocupam com toda a sociedade e a lenta evolução do processo histórico.
  6. Os herdeiros da a escola dos Anaes produz a “Nova História” “História Serial” e “História das mentalidades”, que buscam trabalhar através de fontes de outras disciplinas, se interessam pelas mudanças e suas permanecias e se preocupam com os pensamentos dos homens.          
  7. Percebeu-se a partir do século XIX que a história é sempre marcada pela visão de classes dominantes que impõe a outros grupos seu modo de pensar, li permitindo uma posição privilegiada.
  8. Dentro do campo da história a um certo controle do registro da documentação. Ex: A vida dos escravos na Grécia. Porém com o passar do tempo a escrita com atores burgueses fica cada vez mais comum mostrando novos caminhos e possibilidades.
  9.  Dos pontos de vista das técnicas de pesquisa, a história possui várias   formas de registrar os fatos. Porem a história não pode ser considerado algo absoluto pois além das fontes e documento a história é feita com a imaginação.

A HISTÓRIA HOJE EM DIA.

  • A história no sentido cientifico significa os acontecimentos do passado e o estudo desses acontecimentos.
  • A história é a história do homem como o ser social desde o seu aparecimento na terra. Todos os homens fazem parte na história e possui o seu papel nela.
  • São os homens que fazer a história, mas dentro de condições que encontramos.

  1. O QUE É A HISTÓRIA E PARA QUE SERVE?
  1. Desde o início a história tem função de fornecer explicação para a sociedade sobre ela mesma.
  2. A história procura ver as mudanças pelas quais a sociedade passou, elas são constantes e isso é valido para a própria sociedade.
  3.  As mudanças significam alteração da forma de pensar, que parecem rápidas, mas que foram lentamente preparadas.  
  4.  Não se deve relacionara a ideia de processo histórico com o de progresso necessário
  5. As coisas não mudam de forma natural, elas acorrem através das ações do homem em sociedade. O homem atua para que as coisas tomem um determinado rumo.
  6. A finalidade da história estudar o que aconteceu e o que acontece com o homem e o que com ele se passa concretamente. Não é uma filosofia de vida.
  7. Fazer histórias do presente não é escrever sobre ele, e sim indagar sobre problemas contemporâneos. De acordo o tempo que vive os historiadores as formas de indagação vão se modificando
  8. Mas a história também é aceita como estudo do passado em função do presente. A história possui um campo de possibilidades que serve para manter as tradições e em sentido oposto transformam as sociedades.
  1. COMO PRODUZIR HISTÓRIA  
  1. O historiador examina sempre uma realidade que se passou em determinado tempo e lugar. Cada realidade ela é única, nunca se repete
  2. Só se pode conhecer o passado através do que ficou registrado em documento que em sua maior parte é escrito.  
  3. Alguns documentos históricos são poucos documentado e para conhecer é preciso de técnicas para poder reconstruir uma determinada época.
  4.  Tudo o que se diz ou que se escreve pode ser um documento histórico. Tudo aquilo que represente um momento particular ou em questão é considerado um documento histórico
  5.  A história precisa ter caráter explicativo e não apenas cronológico. Fazer interpretação histórica sem base concreta é ficção histórica.
  6. Na atual sociedade as mídias fornecem a fontes riquíssimas para a história dos tempos mais próximos que devem ser manipulados com cuidados específicos.
  7. Hoje se sabe que a imprensa está sempre defendendo posições e é por isso que se permite detectar a posição política e ideológica, ou seja em qual classe social eles se esquadrão
  8.  Organizar fato em ordem cronológica é uma necessidade para construção de uma explicação histórica. A história procura relacionar dados e fatos revelando e arrumando acontecimentos não claros.
  9.  Para escrever história não se pode estabelecer certeza alguma, mas tem que saber manusear as incertezas, as conclusões são provisórias pois podem ser aprofundadas e revistas por outros trabalhos posteriores.  

A HISTÓRIA DO BRASIL

  1. A história da América latina entrou na história a partir das colonizações europeias. O brasil herdou instituições, técnicas e valores na colonização portuguesa.

9.1 A história do Brasil é escrita desde época colonial por cronistas, contratos pela família real para suas vidas e a vida da colônia

9.2 Essa narrativa era escrita por membros importantes da sociedade que tinha uma ligação direta com o estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com