TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Aviação

Por:   •  7/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: História da Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas 

Professor: Valmir Lemos

Nome do aluno: Felipe Janson da Silva Corrêa        

Data:  29/07/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1ª questão: No ano de 1783, o homem conseguiu, pela primeira vez na história, se alçar no ar a bordo de um balão de ar quente. Mais tarde, no início do século XX, o homem realizaria o feito inédito de voar com um aparelho mais pesado que o ar. Entretanto, entre o período do balonismo e o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, houve um período de transição em que muitas experiências e descobertas se tornariam, mais tarde, os fundamentos para a construção das máquinas que, finalmente, permitiriam ao homem voar.

Considerando o exposto, responda o seguinte:

  • Qual foi o inventor/construtor/piloto que se destacou naquele período realizando experiências com planadores?

               Otto Lilienthal

  • Qual era a sua tese em defesa dos princípios da sustentação?

               Lilienthal defendia que o segredo da sustentação estava na curvatura das asas dos passáros

  • As suas experiências foram importantes para o desenvolvimento da aerodinâmica que mais tarde seria utilizada para os primeiros voos de um aparelho mais pesado que o ar? Por Quê? (2,5 ptos)

Sim, pois Lilienthal foi um dos primeiros a demonstrar a importância da curvatura das asas, seus projetos contribuiram para o desenvolvimento da asa delta. Essa configuração ajudou a resolver um dos grandes problemas dos aparelhos da época, a estabilidade.

(Lemos, Valmir. História da Aviação. Palhoça. Unisul Virtual. 2012)

2ª questão: No ano de 1916, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha do Brasil reinicia as suas atividades aeronáuticas interrompidas no início da guerra. O Exército e a Força Pública de São Paulo, no ano de 1919, também reiniciam as suas atividades com instrutores franceses e americanos que retornavam ao Brasil ao término do conflito que havia motivado a interrupção das escolas de formação de pilotos no país.

Reinicia então um novo período de organização e desenvolvimento das atividades aeronáuticas no Brasil.

Em face ao apresentado, explique as principais transformações surgidas nas áreas de pessoal e equipamentos aeronáuticos naquele período e os efeitos imediatos que produziram para o reinício do desenvolvimento da aviação no Brasil. (2,5 ptos)

A reorganização da atividade aérea militar e o incentivo à formação de tripulantes estimulam a aviação e a importação  de aeronaves para o Brasil. Começa um período de aquisições de aviões da França. os novos aviões propiciam o exercício da navegação aérea e o enfretamento de desafios de travessias entre diversos pontos do Brasil e algumas capitais sul-americanas.

Em 1919, são registrados dois feitos históricos para a aviação nacional, o primeiro voo aeropostal feito pelo correio aéreo da Esquadra e mais tarde, correio aéreo naval e a primeira viagem Rio-Santos , embriã da ponte aérea São Paulo - Rio de Janeiro.

(Lemos, Valmir. História da Aviação. Palhoça. Unisul Virtual. 2012)

3ª questão: No início da década de 1980, buscando a incentivar a criação do Mercosul – Mercado Comum do Sul -, o qual se tornaria realidade em 1991, o Brasil fez uma parceria com a Argentina para a venda de aeronaves produzidas no Brasil e o desenvolvimento de um avião em conjunto com o país vizinho. A iniciativa visava a estimular as indústrias aeronáuticas dos dois maiores parceiros do Mercosul e, também, criar um polo de produção aeronáutica na América do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com