TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Olimpiadas

Por:   •  12/6/2015  •  Artigo  •  4.197 Palavras (17 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 17

A utilização de terminais em pontos estratégicos é fundamental para uma localização dos jogos com isso o investimento da iniciativa privada é primordial com apresentação de propagandas de comércios locais, regionais e mundiais, pois o fluxo de pessoas em eventos como estes JOGOS OLÍMPICOS e COPA DO MUNDO pode atingir cerca de 10 milhões de pessoas, onde são atraída pessoas do mundo inteiro, para podermos entender um pouco mais sobre o assunto temos que tomar como base um pouco da história de cada evento, começando pelas Olimpíadas de Verão

A história das Olimpíadas

Evento que ocorre de quatro anos em quatro anos, onde reúne centenas de atletas de vários países para disputar os jogos em um país sede, com um conjunto de modalidades esportivas. A simbologia da própria bandeira olímpica representa a união dos povos e raças, contudo é formada por cinco anéis entrelaçados, onde se representa os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.

A Origem dos Jogos 

Criado pelos gregos, os Jogos Olímpicos se iniciou por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos seus deuses, com destaque a Zeus, com realização de competições. Contudo, foi somente em 776 a.C. que ocorreu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado.

Os Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia onde eram realizado os jogos com diversas competições como atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Os gregos propunham além da religiosidade, buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

        Em 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer outras manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos na Era Moderna 

Em 1896, os Jogos Olímpicos foi retomado em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, também conhecido como barão de Coubertin. Esta foi considerada a primeira Olimpíada da Era Moderna, onde participaram 285 atletas de 13 países, que disputaram provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores dessas provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Jogos Olímpicos e Política

        As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela idéia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

        Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.

        O segundo evento que envolve o projeto é a Copa do Mundo de 2014, entretanto vamos retratar um pouca a história.

História da Copa do Mundo FIFA

        A Copa do Mundo de Futebol da Fifa se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovaçao para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, para participar do campeonato. A primeira copa foi realizado em 1930 no Uruguai e a seleção de casa ganhou.

Competições internacionais anteriores

        A primeira partida internacional de futebol ocorreu em 1872 entre Inglaterra e Escócia. Nessa época, o futebol raramente era praticado fora do Reino Unido. O início da expansão do futebol internacional se deu com a criação da FIFA, em Maio de 1904, então formada por sete países do continente europeu. Com a crescente popularidade, o futebol participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, 1904 e 1906 como um esporte de demonstração, sem direito à medalhas, sendo oficialmente introduzido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908.

A seleção amadora da Inglaterra foi campeã em 1908 e 1912.

A FIFA tentou organizar um torneio entre seleções fora do contexto olímpico em 1906, na Suiça, mas a tentativa fracassou. Como os Jogos Olímpicos eram disputados somente por equipes amadoras, as competições envolvendo equipes profissionais começaram a aparecer. Em 1908, foi realizado em Turim na Itália, o Torneo Internazionale Stampa Sportiva e, no ano seguinte, Sir Thomas Lipton organizou o Troféu Sir Thomas Lipton, também realizado em Turim. Ambos os torneios foram disputados apenas por clubes, cada qual de um país diferente. Por não terem sido disputados por seleções, não são considerados antecessores diretos da Copa do Mundo, apesar do Troféu Sir Thomas Lipton ser citado algumas vezes como a primeira Copa do Mundo de Futebol, sendo que o seu predecessor é quase sempre ignorado por ser menos conhecido.

Em 1914, a FIFA reconheceu as competições de futebol dos jogos olímpicos como campeonatos mundiais de futebol amador, e passou a ficar responsável pela organização do evento. Isso possibilitou a oficialização do futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920, onde o torneio foi vencido pela Bélgica. O Uruguai foi campeão em 1924 e 1928, ano em que a FIFA decidiu organizar seu próprio campeonato. Devido aos dois títulos olímpicos e à comemoração do centenário da independência, o Uruguai foi eleito sede da primeira Copa do Mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com