TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de África

Por:   •  2/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.322 Palavras (22 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 22

Índice

1.        Introdução        3

1.1.1.        Objectivos        3

1.1.1.Objectivo geral:        3

1.1.2.        Objectivos específicos        3

1.2.        Metodologia        4

1.3.        Relevância de tema        4

2.        CAPÍTULO  I        5

A crise económica dos anos 80 e a emergência do Programa de Reajustamento Estrutural em África.        5

2.1.2.        As políticas económicas        7

2.1.2.1.        Factores condicionantes da crise económica em África        7

2.1.2.2.        Factores externos        7

2.1.3.        Fragilidade económica        7

2.1.5.        A emergência do programa de ajustamento estrutural        9

2.1.6.        Implementação dos PAE no continente africano        10

2.1.7.        Na África Subsaariana        10

2.1.7.1.        Implementação dos PAE em Moçambique        11

2.1.7.2.        Nigéria        12

2.1.8.        O impacto das políticas económicas e dos Programas de Estabilização e Ajustamento estrutural no processo de desindustrialização        14

2.1.9.        Algumas instituições que fazem parte da ( PRE) em África        15

3.        Conclusão        16

4.        Bibliografia        17

  1. Introdução

         O presente trabalho tem como tema, A crise económica dos anos 80 e a emergência do Programa de Reajustamento Estrutural em África. o trabalho está estruturado em dois (2) capítulos. O primeiro vai mostrar como iniciou a crise na década de 1970 e como se deu esse combate à inflação. Observa-se que os países adotaram medidas um pouco diferenciadas na década de 1970, ou seja, o continente  optou por uma nova tentativa de crescimento, mas as opções não surtiram efeito. Na década de 1980, muitos os países perceberam uma nova forma de evolução inflacionária, a inflação inercial, e, para combatê-la, passaram a adotar políticas heterodoxas ao invés das políticas ortodoxas até então adotadas. A década de 80 ficou marcada pela crise económica do continente africano. A má governação dos bens públicos, a instabilidade política e social, a corrupção, as altas taxas de inflação e os desequilíbrios da balança comercial caracterizavam uma boa parte da situação económica dos países africanos.

No segundo capítulo vai se tratar da  mergência do programa de ajustamento estrutural

 PAE no continente africano, em caso específico de Moçambique e Nigéria, e vai se procurar como se manifestou essa crise na década de 80 e como ela foi superada posteriormente, na década de 90, bem como os efeitos dessa recuperação, e por fim do impacto da política económica e dos Programas de Estabilização e Ajustamento Estrutural no processo de desindustrialização.

  1. Objectivos

1.1.1.Objectivo geral:

  • Compreender a crise económica dos anos 80 em África;
  1. Objectivos específicos

  • Descrever o contexto histórico da a crise económica dos anos 80 em África;
  • Mencionar os impactos s políticas económicas e dos Programas de Ajustamento Estrutural;

  1.  Metodologia

A metodologia é o estudo dos métodos, isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim. Para a realização/elaboração deste trabalho, recorreu-se ao método de pesquisa bibliográfica. Onde foram usadas várias obras e leitura de diversos artigos que abordam sobre o assunto em estudo.

  1.  Relevância de tema

O temas em estudo é muito relevante para a compreensão do que foi a crise económica dos anos 80 em África e como é que emergiram os programas de Reajustamento Estrutural, que surgiram como resultado para a tal crise económica.


  1. CAPÍTULO  I

A crise económica dos anos 80 e a emergência do Programa de Reajustamento Estrutural em África.

  1.  A contextualização da situação económica na África nos anos 80.

             Após os processos de independências que ditou o fim do colonialismo, os povos africanos se permitiram almejar melhores condições de vida, pelo que era necessário o investimento para a modernização das infra˗estruturas produtivas, além de investimentos na educação e na saúde, em conjunto com a criação de uma rede de serviços capaz de proporcionar, se não na totalidade, uma parte do conforto e melhorias condições de vida. A acumulação de capital era um dos fatores primordiais para alcançar o desenvolvimento e, na época, justificava-se o recurso ao empréstimo, por causa das baixas taxas de juros que eram aplicadas no mercado internacional.

               Como resultado, houve um aumento significativo de despesas por parte do Estado, o que agravou o défice orçamental, uma vez que todos os ramos de atividade económica estavam dependentes de subsídios estatais: subsídios para manter e expandir a agricultura, subsídios para pequenas e médias empresas e para empresas estatais – estas últimas eram as preferidas dos financiadores, que elegiam os Estados como parceiros e assim minimizavam os riscos, Alves (2002)

             Tendo em conta a ideologia do autor percebe se que o aumento de despesas por parte do Estado, vem se como um dos grandes problemas que afectou no orçamental dos paises  africanos  porque toda atividade económica estavam dependência das ajuda internacionais, isto é, dos subsídios estatais como subsídios para manter e expandir a agricultura, subsídios para pequenas e médias empresas e para empresas dos estados, era através desses financiamentos, que os paises africanos conseguiam minimizavam os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (755.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com