TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Teoria da História

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

 CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO: HISTÓRIA LICENCIATURA

DISCIPLINA: HISTORIOGRAFIA E TEORIA DA HISTÓRIA

                                                    DOCENTE:

                                                    ALUNO:

                                                   

                     Hayden White: Relação entre História e ficção

Hayden White levantou questões como: Quais são as características inconfundíveis de um método especificamente histórico de investigação, o que significa pensar historicamente e quais as formas por meios das quais é produzido o discurso da História.

O debate entre a não distinção de história e ficção se passa por que White trata a produção dos historiadores como uma estrutura verbal, formada de um discurso narrativo em prosa. O autor passa a considerar a história como ficções verbais que apresentam muitas coisas em comum com as narrativas literárias, a investigação do passado formada durante a escrita da narrativa é considerada inventada, o modelo linguístico usado seria um jeito do historiador urdir o enredo para estrutura-lo da melhor forma pessoal, cada narrativa teria que ter o melhor de seus “fatos”, a decisão da elaboração permitiria a justificação de certos eventos, agentes e ações do cenário histórico.

Além da escolha do enredo, para Hayden White o Historiador tem que pensar na escolha de um dos quatro tropos linguísticos: metáfora, metonímia, sinédoque e a ironia, (as três últimas entendidas como variações da primeira). Assim o historiador utilizasse de tropos, então a distinção entre História e ficção é de forma e não de conteúdo, sendo assim segundo a teoria formada por Hayden White, tanto a História quanto a literatura produzem uma narrativa ficcional.

Porem White não deixa especificado que a diferença entre história e não “inventa” descobre ou redescobre e apresenta uma representação do ocorrido, ao contrário da literatura que o autor tem total liberdade criativa.

Referências Bibliográficas:  Historiografia e teoria da história / Renata Cardoso Belleboni Rodrigues

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com