TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO GENERO BIOGRAFICO NA CONSTRUÇÃO DA MEMORIA DO PATRONO ESCOLAR BOLIVAR BORDALLO DA SILVA

Por:   •  29/11/2022  •  Artigo  •  3.638 Palavras (15 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 15

BIOGRAFIA E HISTORIA DA EDUCAÇÃO: A IMPORTANCIA DO GENERO BIOGRAFICO NA CONSTRUÇÃO DA MEMORIA DO PATRONO ESCOLAR  BOLIVAR BORDALLO DA SILVA

Ronald Luan da Silva Assunção[1]

RESUMO

Neste artigo buscou-se analisar a história das instituições escolares, sob a ótica da denominação patronímica de uma escola localizada na cidade de Bragança, Pará. A partir da análise de entrevistas, fontes documentais e iconográficas, analisou-se os aspectos biográficos de Bolivar Bordallo da Silva e, mais precisamente, de suas contribuições como professor e pessoa pública no Pará, especialmente em Bragança. Nas análises, percebe-se a prática profissional de Bolivar Bordallo como principal fator para sua nomeação como patrono escolar. Ademais, como a denominação patronímica apresenta e fortalece os vínculos entre a sociedade e as escolas, mas, muitas vezes, no anonimato e naturalizada na história da educação e, neste caso, na história das instituições escolares.

Palavras-chave: biografia; Bordallo; educação; patrono; escola;

Abstract

In this article, we sought to analyze the history of school institutions, from the perspective of the patronymic name of a school located in the city of Bragança, Pará. From the analysis of interviews, documentary and iconographic sources, the biographical aspects of Bolivar Bordallo da Silva were analyzed and, more precisely, his contributions as a professor and public person in Pará, especially in Bragança. In the analyses, the professional practice of Bolivar Bordallo is perceived as the main factor for his appointment as school patron. Moreover, as the patronymic denomination presents and strengthens the links between society and schools, but, often, in anonymity and naturalized in the history of education and, in this case, in the history of school institutions.

Keywords: biography; Bordallo; education; patron; school;

INTRODUÇÃO

A denominação patronímica de um indivíduo para uma instituição escolar expressa algum tipo de ideia conformada e legitimada na conjectura política e social. Embora, o patrono escolar, por vezes, não tenha contribuições para a educação, a nomeação de pessoas nas instituições escolares são colocadas entre representações e símbolos de humanos e profissionais para as próximas gerações. Por isso, os patronos escolares são sujeitos imortais. São homens e mulheres, que apesar de não existirem mais no plano físico, permanecem vivos na memória coletiva, na história das instituições escolares, na história de vida dos alunos e alunas, nos professores e professoras, nas pessoas das comunidades e, até mesmo no imaginário social. A nomenclatura de sujeitos nos prédios públicos eleva os indivíduos ao status de imortalidade (BOURDIEU, 2000).

Os aspectos biográficos de patronos de escolas municipais em Bragança no Pará. Em geral, homens que foram prefeitos, vereadores, juízes, padres e comerciantes e, no comum, todos ligados aos setores políticos e econômicos da cidade. No entanto, também há a presença de mulheres na denominação patronímica de prédios escolares da cidade, como por exemplo, as Unidades Escolares Argentina Pereira, Maria Jose dos Santos Martins (Maricotinha), Yolanda Chaves e Julia Quadros.

Nesse sentido, há uma relativa escassez de estudos que busquem investigar, de um lado, os traços biográficos desses patronos escolares e, por outro, compreender a trajetória e justificativas de sua denominação patronímica nas escolas municipais de Bragança, abarcando as dimensões políticas e culturais à época. Além disso, uma forma de apresentá-los à sociedade, mais especificamente à comunidade escolar e, portanto, tirá-los do anonimato.

Construir uma história em torno de pessoas é alargar o campo de ação da História, mesmo com a dificuldade de se escrever não apenas um relato biográfico, uma vez que o objetivo aqui apresentado não é simplesmente a recuperação da memória de uma pessoa, também não é admitir heróis, vindos de liderança política, é buscar entender esse processo através da biografia do patrono Bolivar Bordallo da Silva, que exerceu uma grande influencia politica e educacional na cidade. De posse disso, cabe perguntar: como esse sujeito tornou-se um patrono escolar?

O artigo tem como objetivo analisar os aspectos biográficos de Bolivar Bordallo da Silva. O trabalho busca, desse modo, responder quem foi e quais foram as suas contribuições para a cidade de Bragança, e entender como Bolivar Bordallo tornou-se patrono de uma escola municipal e Estadual. Paralelamente, assim, a pesquisa refez alguns aspectos de sua história profissional como um dos elementos chaves para a sua denominação patronímica

Para a finalidade da exposição, o texto foi divido em três partes, seguida das considerações finais. Na primeira, uma exposição breve dos diálogos entre a pesquisa biográfica e suas contribuições para a História da Educação. Na segunda parte, as questões metodológicas de lidar com a analise de entrevistas e pesquisas documentais como fontes históricas. Por fim, na terceira parte, o problema da pesquisa, procurando demostrar a trajetória de vida de Bolivar Bordallo e o cenário político e social que lhe conferiu legitimidade para a denominação patronímica de uma escola em Bragança do Pará. Nas considerações finais, as barreiras enfrentadas com as pesquisas biográficas de patronos escolares, como também apontamentos para um cenário frutífero de pesquisas com a temática.

O USO DA BIOGRAFIA E OS DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO HISTORICA

É fato que, ao longo da História, a modalidade de escrita biográfica, através de narrativas, tem sido efetivada em diferentes contextos, sendo de interesse tanto de pessoas próximas ao biografado como de pesquisadores e leitores em geral.  Da Antiguidade aos tempos  atuais, o gênero biográfico vem sendo produzido abordando a descrição dos feitos e fatos envolvendo diferentes personagens, por intermédio de temas contemporâneos, mediante o uso dos mais diversos tipos de fontes, incluindo as fontes tecnológicas informacionais.

A biografia, uma das primeiras formas de história – depois das dos deuses e de homens célebres –, retém cada vez mais a atenção dos historiadores. Todavia, a moda da biografia histórica é recente. Com efeito, até a metade do século XX, sem ser de todo abandonada, ela era vista como um gênero velhusco, convencional e ultrapassado por uma geração devotada a abordagens quantitativas e economicistas. (DEL PRIORE, Mary.2009)

As biografias são bastante utilizadas em pesquisas na área educacional e, principalmente, como fontes históricas. Para Levillain (2003), isso é uma tradução de como o gênero biográfico é uma ferramenta capaz de estabelecer ligações diretas e/ou indiretas com os aspectos sociais, históricos e políticos de uma sociedade de determinada época. Por isso, as biografias históricas são importantes meios para a construção do passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com